chris tanev calgary flames

Chris Tanev opera o ombro e pode ficar até seis meses fora

O defensor Chris Tanev, do Calgary Flames, passou por uma cirurgia no ombro no último dia 28 de maio. O atleta deslocou o ombro direito durante a série contra o Dallas Stars, pela primeira rodada dos playoffs. A expectativa de recuperação é de quatro a seis meses, o que deve afastá-lo do começo da temporada 2022-23.

Tanev atuou em todos os 82 jogos da temporada atual e somou 28 pontos, sendo seis gols e 22 assistências. Nos playoffs, foram oito jogos e uma assistência.

A lesão aconteceu no segundo período do jogo 6 contra os Stars, em 13 de maio, no Texas. Tanev rompeu o labrum glenoidal após se chocar com o colega Oliver Kylington, no lance que originou o segundo gol de Dallas. Calgary acabou derrotado por 4 a 2, mas, na partida seguinte, garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 2 em casa.

Afastado dos rinques por alguns jogos, o defensor surpreendeu ao retornar durante a semifinal de conferência contra o Edmonton Oilers. Mesmo lesionado, ele disputou as quarta e quinta partidas da série. Os Flames foram eliminados em cinco jogos pelos rivais de Alberta.

A atitude foi apreciada pelo elenco e pela direção de Calgary. Brad Treliving, general manager da equipe, elogiou sua “mentalidade guerreira.” Segundo o goleiro Jacob Markstrom, Tanev queria participar do sétimo jogo contra Dallas e os três primeiros contra Edmonton, partidas em que ficou de fora devido à lesão.

“Todo mundo quer jogar todas as partidas, principalmente nos playoffs”, disse o defensor, justificando a decisão de atuar contundido. “Não fui o primeiro nem serei o último a jogar machucado. Se sentir que consigo ir para o gelo para ajudar o time, é o que farei.”

Chris Tanev não foi o único do elenco a entrar no rinque lesionado durante os playoffs. Nikita Zadorov, Milan Lucic, Oliver Kylington, Andrew Mangiapane e Matthew Tkachuk também jogaram machucados. No entanto, sua contusão foi a única a precisar de intervenção cirúrgica.

A temporada 2022-23 está agendada para começar em outubro.

Foto: Reprodução/NHL.com

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email