Foto: Candice Ward-USA TODAY Sports

Em jogo equilibrado, Flames vence no overtime

O time de Alberta foi o campeão da divisão Pacífica, enquanto o time do Texas ficou com a primeira posição do wild card da conferência Oeste, que foi muito disputada até a última rodada temporada da regular. Mas se engana quem acha que essa série foi fácil para o Flames. O Dallas Stars, apesar de não ser o favorito para vencer a série, se mostrou um time tanto quanto determinado a garantir a classificação. Porém, Johnny Gaudreau marcou o gol vencedor no overtime, fazendo com que o time do Texas pegasse as malas e voltasse para casa.

JOGO 1 – Dallas Stars 0x1 Calgary Flames 

No primeiro jogo da série, as coisas foram relativamente bem equilibradas. Elias Lindholm foi o único a marcar um gol na partida, e o goleiro Jacob Markstrom conseguiu defender todos os 16 disparos do Stars, conseguindo seu primeiro shutout na pós-temporada. Aliás, ele é o primeiro goleiro na história do Flames a conseguir tal feito. O defensor Miro Heiskanen, do Stars, foi quem mais teve tempo de gelo, com quase 30 minutos.

JOGO 2 – Dallas Stars 2×0 Calgary Flames 

No segundo jogo da série, mais um goleiro obteve um shutout, que inclusive foi seu primeiro nos playoffs. Jake Oettinger, do Dallas Stars, fez 29 defesas e não deixou que o Flames marcasse nenhum gol, se tornando o segundo goleiro mais jovem do Stars a atingir a marca, atrás apenas de Don Beaupre. Joe Pavelski e Michael Raffl marcaram os gols da partida. Pavelski marcou seu 13⁰ gol decisivo da partida, empatando com Malkin do Pittsburgh Penguins.

Jake Oettinger, goleiro do Dallas Stars, no gelo.
Foto: Jeff McIntosh/The Associated Press

JOGO 3 – Dallas Stars 4×2 Calgary Flames 

No jogo 3, o Stars venceu o Flames pelo placar de 4×2. Radek Faksa abriu o placar, Joe Pavelski marcou dois gols e Roope Hintz fechou com um empty net. Os gols do Flames foram marcados por Trevor Lewis e Elias Lindholm. Pavelski se tornou o jogador com mais gols decisivos na NHL, com 14.

JOGO 4 – Dallas Stars 1×4 Calgary Flames 

No jogo 4, o Flames empatou a série ao derrotar o Stars por 4×1. Rasmus Andersson marcou primeiro para o Flames, seguido de Johnny Gaudreau e Elias Lindholm. Tyler Seguin fez seu primeiro gol na série, mas não foi o suficiente e Mikael Backlund marcou o último do Flames para sacramentar a vitória. Jake Oettinger fez 50 defesas, seu maior número na carreira e Brett Ritchie desfalcou a defesa do Flames, então o time jogou com 7 defensores e 11 atacantes. O técnico Sutter venceu seu 91⁰ jogo de playoffs e se tornou o sétimo com mais vitórias na NHL. 

JOGO 5 – Dallas Stars 1×3 Calgary Flames 

Ao vencer o jogo 5 por 3×1, o Calgary Flames conseguiu a liderança da série por 3-2. Jason Robertson marcou seu primeiro gol nos playoffs e único do Stars na partida. Mikael Backlund, Andrew Mangiapane e Trevor Lewis marcaram os três gols e garantiram a vitória.

JOGO 6 – Dallas Stars 4×2 Calgary Flames 

O Flames podia garantir a classificação para o segundo round no jogo 6, mas não o fez. O Dallas Stars aproveitou para forçar o jogo 7, derrotando o Flames por 4×2. Os gols foram marcados por Hintz, Raffl, Heiskanen e Seguin. Stone e Backlund marcaram os dois do Flames e haviam deixado o jogo empatado, mas tomaram a virada. Luke Glendening do Stars e Chris Tanev do Flames saíram da partida no segundo período e não retornaram para o jogo.

JOGO 7 – Dallas Stars 2×3 Calgary Flames 

Com menos de um minuto do início da partida, o capitão dos Stars, Jamie Benn, marcou o primeiro gol. No segundo período do jogo, Tyler Toffoli marcou o primeiro do Flames, mas os Stars responderam com um gol de Namestnikov em menos de um minuto depois, silenciando a arena em Calgary. O jogo continuou bastante apertado, mas Tkachuk empatou o jogo, levando ao overtime, para o desespero dos torcedores. No fim, Johnny Gaudreau salvou o dia para o torcedor do Flames, mas o destaque da partida foi o goleiro dos Stars, Jake Oettinger, com nada mais, nada menos que 64 defesas no jogo todo, sendo o segundo goleiro da história da liga a ter mais defesas em um jogo 7, ficando atrás de Kelly Hrudey.

O Calgary Flames irá enfrentar o seu principal rival no segundo round, o Edmonton Oilers, que também derrotou o Los Angeles Kings no jogo 7. Os dois protagonizam uma das maiores rivalidades da NHL: a batalha de Alberta!

O Recap das Séries está disponível no nosso canal do YouTube. Lá, você também pode conferir os recaps das outras séries dos playoffs em vídeo!

Texto em colaboração com Natália Brauns.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email