O New York Islanders informou no último dia 16 de maio que Lane Lambert é o novo técnico do time. Contratado da organização desde 2018, ele era assistente de Barry Trotz e assume o cargo após sua demissão. “Está me dando forças”, disse Lambert sobre a relação com Trotz após substituí-lo. Apesar de trabalhar como treinador desde 2002, esta será sua primeira experiência como head coach na NHL.
Parceiro de Trotz desde 2011, quando assumiu como seu assistente no Nashville Predators, Lambert era membro da comissão técnica do Washington Capitals em 2018, quando o time de DC venceu sua primeira Stanley Cup.
Mas, aos 57 anos de idade, seu currículo como treinador principal se resumia à liga juvenil Western Hockey League, onde comandou o Prince George Cougars entre 2004 e 2005, e à American Hockey League, quando esteve à frente do Milwaukee Admirals de 2007 a 2011. Durante o período no qual foi assistente de Trotz, Lambert chegou a assumir a função interinamente em sua ausência, como em três jogos nesta temporada.
“É algo para o qual venho me preparando há muito tempo, ao longo de muitos anos como jogador e muitos anos como treinador, então estou muito animado”, afirmou o novo técnico dos Isles, anunciando que a offseason será de planejamento. “Pretendo, neste verão, avaliar as peças que temos para, daí, seguir em frente e dar ao time as melhores oportunidades para vencer.”
Segundo o general manager Lou Lamoriello, Lane Lambert era a primeira opção da organização quando foi decidida a troca de comando técnico. “Sem dúvidas, ele estava no topo da lista devido às experiências que tivemos ao longo desses quatro anos”, disse o GM. “Fiquei impressionado com a forma com que ele lidava com cada situação.”
Para Lamoriello, o sinal de que os Islanders precisavam de uma mudança foi ficar fora dos playoffs pela primeira vez desde 2018.
Sob a tutela de Trotz, o time chegou à final da Conferência Leste em 2020 e às semifinais da Stanley Cup em 2021, perdendo ambas para o futuro campeão Tampa Bay Lightning. O agora ex-treinador também foi eleito técnico do ano em 2019, conquistando seu segundo Jack Adams Award.
“Tem tanta coisa que Trotz fez com as quais aprendi. Agora chegou a minha hora de ser o head coach”, comemorou Lambert. “A única coisa que não vai mudar é a nossa identidade.”
Foto: Reprodução/NHL.com