Dave Hakstol foi contratado como o treinador da equipe Seattle Kraken, a nova franquia da NHL.

“Será uma oportunidade única, ajudar a construir uma equipe do zero”, disse Hakstol.

“Detalhes, comunicação, tudo será muito importante, não apenas nesta fase das próximas semanas ao construir o elenco, mas a partir dali, o planejamento de como tudo funcionará. Planejamento para o training camp, a preparação do elenco não apenas para o dia a dia, mas minuto a minuto, todos os detalhes necessários para unir um grande grande grupo de jogadores durante o training camp, jogadores que nunca atuaram juntos. É um desafio muito animador, uma oportunidade animadora”, disse Hakstol.

O treinador de 52 anos estava no Toronto Maple Leafs, onde trabalhava como assistente técnico pelas últimas duas temporadas. Anteriormente, ele treinou o Philadelphia Flyers por quase quatro temporadas, entre 2015 e 2018, onde acabou demitido com apenas 31 partidas disputadas na temporada 18-19.

O Kraken entrará na NHL como a 32ª franquia na temporada 2021-2022. O Draft de Expansão acontecerá em 21 de julho e Seattle terá a 2ª escolha geral no Draft de Entrada que ocorrerá em 23 de julho.

A escolha de Dave Hakstol

O general manager do Kraken, Ron Francis disse que haviam entre 50 a 100 nomes na lista quando iniciaram a buscar por um treinador e que ao menos oito candidatos foram entrevistados para o trabalho diversas vezes. Ele falou com Dave Hakstol no último verão pela primeira vez.

“Queríamos alguém que tivesse experiência, que já tivesse sido técnico na NHL antes. Há tantas coisas, como conhecer os jogadores, os times, os sistemas e honestamente, o ritmo da NHL é algo totalmente diferente de tudo, então queríamos alguém que já tivesse passado por essa experiência”, disse Francis em entrevista.

“Queríamos alguém com uma boa perspicácia no hockey, que entenda os sistemas e como jogar nas três zonas e se precisássemos mudar as coisas, nós poderíamos fazer isso durante essa caminhada. Queríamos alguém que pudesse transmitir isso claramente para nossos jogadores e também queríamos uma pessoa que demonstre que se importa de fato com os jogadores  e que deseja que eles atinjam seus potenciais. Quando estavamos no processo de escolha, o cara que escolhemos preencheu todos esses requisitos”.

Hakstol teve um recorde de 134-101-42 com os Flyers e conduziu a equipe por duas vezes aos playoffs, sendo derrotados no primeiro round em 2016 e 2018.

“Há muitas coisas solidificadas e que eu levo nas minhas filosofias. Há outras coisas que você desenvolve, aprende e não apenas meu tempo na NHL, todas minhas experiências são valiosas em termos de como eu as coloco em prática”, disse Hakstol.

Hakstol destacou que ainda não sabe quando sua comissão técnica estará completa, mas que o trabalho para isso começa agora, que irá trabalhar junto com Ron Francis para fazer tudo da melhor maneira possível.

Antes de ser treinador na NHL, Hakstol passou 11 temporadas como treinador da Universidade de North Dakota, deixando o posto com um recorde de 289-143-43. Sua equipe chegou ao torneio da NCAA em todos esses anos e chegou ao Frozen Four sete vezes. Enquanto jogava, Hakstol era defensor e anotou 46 pontos (10 gols e 36 assistências) em 107 jogos atuando também por North Dakota, entre 1989 e 1992, sendo capitão do time nos últimos dois anos.

Quando os Flyers o contrataram, Hakstol se tornou a terceira pessoa a sair de um posto na Universidade direto para a NHL, sem ter experiência na liga como técnico ou jogador.

“Experiência é valiosa, a primeira vez que eu estive nessa posição, tive uma grande experiência trabalhando com ótimos jogadores, muito dedicados e motivados, com grandes treinadores, mas não tinha a experiência de trabalhar na NHL. É um ritmo diferente”, disse Hakstol.

Francis destacou que todo o trabalho de Hakstol até aqui, especialmente sua experiência na Universidade irá ser de grande ajuda para ele com o Kraken.

“O hockey universitário é um ambiente onde seu time basicamente muda anualmente e definitivamente a cada quatro anos os jogadores se formam e seguem em frente. Aí você vem para a NHL e ganha experiência. Ele trabalhou nos últimos anos em Toronto com um time muito jovem e foi uma grande parte no crescimento deles. Nós achamos que isso dá bons indícios para ele aqui conosco”, disse Ron Francis.

Este texto foi traduzido, para ler o original acesse o link.