No último dia 15 de maio de 2021 deu-se início a pós-temporada da National Hockey League (NHL). Sendo essa para mim, dentre as cinco grandes ligas americanas, NBA, NFL, MLB, MLS e NHL, aquela mais emocionante, frenética e mágica onde tudo pode acontecer. Outro ponto muito importante, e que foi o responsável pela ideia do artigo, foi o acréscimo na capacidade de torcedores permitidos nas arenas para conclusão da temporada.
A restrição dos torcedores às arenas de hóquei teve início na pós-temporada de 2019-2020, após uma temporada regular já encurtada devido a pandemia do coronavírus. O que levou a conclusão da temporada sem a presença dos torcedores como mostrado na foto abaixo.
Para a temporada de 2020-2021 a NHLPA, representante dos jogadores, e a liga chegaram a um acordo de que a temporada normalmente de 82 jogos seria encurtada para 56 jogos. E em vez das divisões normais, os times seriam separados com base na localização geográfica, com uma das quatro divisões sendo composta apenas por equipes canadenses. Em relação a presença dos torcedores nas arenas a capacidade inicial permitida pela NHL foi de 10 a 15% do total da arena de cada time. Esses valores foram revisados ao decorrer da temporada regular de acordo com o controle da pandemia.
Isso é interessante porque, por mais que os esportes americanos sejam excelentes para criar uma base sólida de dados, o fator humano nunca pode ser deixado de lado. As estatísticas podem dizer algo, mas o contexto precisa ser levado em conta. Fatores que ainda não são representados nos dados, como a condição psicológica e o humor dos jogadores, também são chaves importantes na hora de analisar o jogo.
Assim, nosso intuito é verificar se a falta de torcedores nas arenas teve algum impacto significativo no desempenho dos times e dos jogadores. Para nossa análise vamos utilizar as três últimas temporadas, 2018-2019, 2019-2020 e 2020-2021, para a primeira tivemos a presença dos torcedores em todas as fases do campeonato, na segunda a presença dos torcedores aconteceu apenas na temporada regular e na última temporada essa presença aconteceu de forma bastante limitada.
Como disse previamente essas são questões difíceis de serem mensuradas por diversas razões então para analisar qual impacto da pandemia do coronavírus vamos analisar os times e os jogadores através das seguintes estatísticas avançadas:
- xG – Expected Goals For and Against – expectativa de gols feito e cedidos. Essa estatística mede o valor esperado de gols feitos ou cedidos pelos times.
- GFAE – Goals For Above Expected – diferença do gols feitos pelos esperados dividido pelo número de jogos.
- GAAE – Goals Against Above Expected – diferença do gols cedidos pelos esperados dividido pelo número de jogos.
Dessa forma podemos medir a eficiência do time e do jogadores comparando o que era esperado com o que de fato aconteceu durante a temporada.
Para os goleiros vamos olhar a seguinte estatística avançada:
- Delta/Adjusted Save Percentage (dSv%) – diferença entre a porcentagem de defesa esperada de um goleiro e sua porcentagem de defesa real. Esta é uma estatística muito valiosa que ajuda a mostrar o quão melhor (ou pior) um goleiro está se saindo em comparação com o desempenho de um goleiro médio dada a qualidade dos chutes que ele enfrentou. Um dSv% de 0 significa que um goleiro teve um desempenho exatamente no nível de um goleiro médio, dada a qualidade dos chutes que ele enfrentou.
Algumas observações:
- Todas as análises serão feitas para os jogos dentro e fora de casa. Assim, podemos ver se jogar em casa tem alguma influência nessas estatísticas.
- Os jogos analisados serão aqueles onde as forças dos times é a mesma, sempre 5 contra 5.
- Para os jogadores, as estatística serão aplicada ao top10 atacantes da NHL no momento.
Qual a frequência de torcedores por temporada?
Antes de verificarmos se a torcida influência no desempenho dos times e jogadores vamos analisar alguns números referente a média de torcedores por temporada. Para realizar a média de público na NHL os jogos realizados em lugares aberto como, Stadium Series, Winter Classic e NHL heritage classic, foram retirados dos cálculos. Pois, os número de torcedores nesses jogos ultrapassam a capacidade das arenas dos times. O que tornaria nossa média enviesada, não contando a história verdadeira.
O gráfico mostra o claro impacto que a pandemia do coronavírus teve na última temporada. Saímos de uma média de mais de 17 mil torcedores nas temporadas regulares anteriores para uma média de pouco mais de 3 mil torcedores. E quando olhando para a pós-temporada da temporada 2018-2019 a média de torcedores sobe para mais de 18 mil torcedores. Agora vamos apresentar quais os times possuem as maiores médias de público durante as temporadas observadas.
Temporada 2018-2019 da NHL
Aqui temos tanto a temporada regular como a pós-temporada com a presença dos torcedores nas arenas.
Regular
Na temporada regular o time do Montreal Canadiens é aquele que apresenta a maior média de público por jogos, um total 41 jogos como mandante. Isso mostra que quando o time joga em casa a torcida de fato está presente ocupando 99% da capacidade da arena. De uma forma geral podemos ver no gráfico que todos os times apresentam uma média acima dos 90% em relação à ocupação das arenas. Algumas equipes chamam ainda mais a atenção como o caso do Chicago Blackhawks, Minnesota Wild e o Pittsburgh Penguins que quando jogam em casa tendem a ter uma média de publico que ultrapassa a capacidade da arena.
Playoffs
Diferente do que vimos na temporada regular, aqui veremos a mágica da pós-temporada. Alguns pontos interessantes são:
- Os times apresentam uma média de publico igual ou superior a capacidade da arena.
- Toronto Maple Leafs apresenta a maior média de público quando mandante.
- Times que não figuraram entre as maiores médias na temporada regular, apresentam valores bem expressivos na pós-temporada. Mostrando que a torcida realmente se anima nesta segunda parte da temporada.
Temporada 2019-2020 da NHL
Aqui temos os valores de torcedores apenas para a temporada regular.
Regular
Apesar da temporada regular ter sido encurtada, 35-36 jogos por equipe como mandante, devido a pandemia do coronavírus, não temos um impacto tão significativo nas médias por equipe daquelas vistas na temporada regular 2018-2019. Aqui vemos a torcida do Chicago Blackhawks chamando a responsabilidade e colocando o time como aquele com a maior média de público por jogo, ultrapassando assim a capacidade da sua arena. Temos também a entrada do time do Vancouver Canucks que ocupou o lugar do time do Minnesota Wild. Um dos motivos para essa aparição do time do Vancouver foi a sua boa fase, o que fez a torcida empolgar e impulsionar ainda mais o time nos jogos em casa.
Temporada 2020-21 da NHL
Como mencionado anteriormente a temporada 2020-2021 aconteceu com várias restrições com intuito de preservar as equipes e os fãs, o gráfico mostra a média de torcedores pelo número de jogos em casa onde houve a presença dos torcedores. Alguns times como, Buffalo, Calgary, Detroit, Edmonton, Montreal, Nashville, St. Louis, Ottawa, Toronto, Vancouver e Winnipeg não anunciaram números dos públicos e, portanto, foram omitidos.
Esse gráfico é interessante porque de certa forma, mostra como alguns estados tiveram um controle maior sobre a pandemia o que ocasionou em um maior número de jogos em casa na presença dos fãs além do aumento da capacidade permitida de torcedores nas arenas. Não é possível comparar a média de torcedores entre os times pois temos um número de jogos diferente para cada um. Olhando de forma individual:
- Dallas, Arizona e Flórida foram o times com o maior número de jogos tendo a presença de fãs nas arenas.
- Vegas Golden Knights foi o time com a maior média torcedores, 4.362, representando 25% da capacidade da arena em 17 jogos.
- O time de Chicago que apresentou ter uma base sólida de torcedores, como visto nas temporadas anteriores, teve apenas 2 jogos na temporada 2020-2021 na presença dos fãs, os dois últimos da temporada regular, uma média de 3.868 cerca de 20% da capacidade total da arena.
Comparando com os gráficos anteriormente é nítido o impacto que a pandemia do coronavírus teve nos jogos em relação ao público presente. E de acordo com Sean Shapiro do site The Athletic “os times da liga nacional de hóquei (NHL) deixaram de arrecadar quase US$3,6 bilhões em receita em 2020-21 devido a esse comparecimento limitado”.
O que é a Vantagem de casa (Home Advantage)?
Refere-se à tendência dos times de ganharem com mais frequência quando competem em suas instalações. Isso chega a ser mais uma questão psicológica. Uma vez que, a vantagem de se jogar em casa pode estar associada ao apoio da torcida, já que o público impulsiona inspirando os jogadores a darem o máximo no gelo. Aliado, também, a familiaridade com a ambientação. Para os times visitantes as desvantagens são grandes. Temos o quesito relacionados às distâncias percorridas pelos times o que ocasiona fadiga devido às viagens; fatores ambientais, como o clima, fuso horário, mudança da arena e a ausência de torcida.
Este termo ganha ainda mais força quando chegamos a pós-temporada onde as partidas são disputadas no formato melhor de sete. Assim, o time com melhor campanha na temporada regular ganha a vantagem de disputar o último jogo da série em casa caso necessário. Tendo esses pontos levantados.
Será que na NHL jogar em casa traz alguma vantagem aos times ?
Como a pós-temporada 2018-2019 e a temporada de 2020-2021 possuem as suas peculiaridades, vamos olhá-las de forma separadamente. Vamos analisar primeiro como foi o desempenho dos times nas temporadas regulares de 2018-2019 e 2019-2020.
Pela tabela temos que na temporada regular de 2018-2019 a média de vitória dos times quando mandante foi de 53.63% com um desvio padrão de 8.95%. Portanto, quando o time joga em casa a chance dele vencer varia de 44.67% a 62.58%. Já na temporada regular de 2019-2020 a média de vitória dos times quando mandante foi de 53.33% com um desvio padrão de 8.75%. Temos uma pequena queda se comparamos a temporada anterior, mas nada estatisticamente significativo. Vale ressaltar que a temporada 2019-2020 foi encurtada devido à pandemia do coronavírus.
Pós-temporada 2018-2019
Como apresentado anteriormente, a pós-temporada leva ainda mais torcedores às arenas. É como as séries são disputadas no formato melhor de sete os times jogam no mínimo duas vezes em casa. Assim, será que esse mando de “gelo” e um maior apoio da torcida são significativos?
Como nem todos os times possuem o mesmo número de jogos, vamos utilizar a mediana para evitar que o resultado seja perturbado por valores extremos baixos ou altos. Assim, a mediana na pós-temporada dos times mandantes foi de 53.85% . Um valor bem próximo ao observado na temporada regular. Portanto, apesar de existir um pequeno aumento em relação a temporada regular, ter um maior número de torcedores nas arenas não chega a impactar tanto assim os resultados. Vamos ao gráfico que mostra essa porcentagem de vitórias em relação ao número de jogos dos times quando mandantes e sua média de público.
A pós-temporada é composta por 16 times, mas no gráfico há apenas 13 times. Isso porque, Pittsburgh, Tampa Bay e Winnipeg que foram classificados para essa fase não ganharam nenhum jogo em casa e portanto, foram omitidos.
Fatos interessantes:
- Apesar do time de Toronto ter uma média de público, 19.644, superior ao outros times, isso não foi capaz de levar o time à segunda fase da pós-temporada. O time venceu apenas um jogo dos 3 disputados em casa, 33% de aproveitamento, na série contra o Boston Bruins.
- Assim como Toronto, Nashville e Calgary venceram apenas um único jogo dos 3 disputados em casa e também caíram na primeira rodada. O time de Vegas, Golden Knights, que também caiu na primeira rodada, venceu 2 dos 3 jogos disputados em casa.
- Colorado foi aquele que apresentou o melhor desempenho jogando em casa, ganhando 4 dos 5 disputados, mas deixou a desejar ao jogar fora de casa e acabou sendo eliminado.
- O time de Tampa Bay que foi o vencedor do Troféu do Presidente, dado ao time com a maior pontuação na temporada regular, acabou sendo varrido.
- O St. Louis Blues que apresentou um baixo aproveitamento nos jogos como mandante, 46.15%, foi o grande campeão da Copa Stanley vencendo o Boston Bruins.
Temporada Regular 2020-2021
Assim como na pós-temporada 2018-2019 não temos a mesma quantidade de jogos por time. O que torna a comparação entre os times difícil de ser mensurada. A tabela a seguir mostra o desempenho dos times como mandante com e sem a torcida presente. Como foi uma temporada de apenas 56 jogos por time, cada time jogou em casa 28 vezes. Aqui nosso objetivo é verificar se jogar na presença do público trouxe algum benefício ao time por mais que a quantidade de jogos em casa de alguns times seja pequena. Não iremos levar em consideração nesse primeiro momento outros fatores que contribuem para o bom desempenho de um time e sim simplesmente o fator casa.
Olhando para os times que tiveram a oportunidade de jogar com o público presente, oito deles tiveram um aproveitamento abaixo dos 50% (Dallas Stars, Arizona Coyotes, Columbus Blue Jackets, San Jose Sharks, Philadelphia Flyers, New Jersey Devils, Los Angeles Kings e Anaheim Ducks). Desses 8 times, 2 deles, Dallas Stars e Arizona Coyotes, jogaram todos seus 28 jogos na presença do público. Logo, não podemos comparar se eles tiverem um desempenho melhor sem a presença da torcida. Com relação aos demais:
- Columbus Blue Jackets e Philadelphia Flyers, que tiveram ao menos 10 jogos com e sem público tiveram um aproveitamento melhor jogando sem a presença dos torcedores. O time de New Jersey piorou sem o apoio dos torcedores.
- San Jose Sharks, Los Angeles Kings e Anaheim Ducks que tiveram menos de 10 jogos na presença do público melhoram seu rendimento sem a presença do público, mas pouca coisa.
É claro que precisamos dar os devidos pesos e olhar com cautela uma vez que a quantidade de jogos são diferentes, mas é interessante verificar que os times em sua grande maioria apresentaram um aproveitamento um pouco melhor quando jogaram sem a presença dos torcedores.
Chegamos ao fim da nossa primeira parte e o que podemos concluir com isso tudo é que diferente de outros esportes como, basquete, futebol americano e beisebol, onde jogar em casa tem um certo peso nos resultados. No caso do hóquei, podemos ver que apesar de ter um certo impacto o simples fato de jogar em casa por si só não é um fator determinante para determinarmos a vitória dentro do gelo. Este impacto que a torcida traz acaba sendo algo muito mais econômico onde as organizações são afetadas e o show dentro das arenas é comprometido. Para a nossa segunda parte vamos mergulhar nas estatísticas que levantamos inicialmente e verificar como a ausência da torcida afeta o desempenho dos times e dos jogadores.