Uma das maiores histórias a serem acompanhadas nas próximas temporadas é se Alexander Ovechkin baterá o recorde de mais gols marcados na história da NHL. Atualmente, o ala esquerdo do Washington Capitals ocupa a quarta posição no ranking, atrás de Wayne Gretzky (894), Gordie Howe (801) e Jaromir Jagr (766).

Ovechkin já ultrapassou Marcel Dionne e Brett Hull nesta temporada. Além disso, o Great One afirmou que está “ansioso” para que Ovie bata a sua marca.

Mas, afinal, o que tornaria o possível recorde de mais gols anotados na história da NHL por Alex Ovechkin especial? Ela seria alcançada em uma era da liga em que não são marcados tantos gols.

Média de gols por temporada

Ao passo que Howe construiu a sua marca de gols devido a sua vasta carreira de 26 anos na liga, Gretzky jogou em uma época muito prolífica para os atacantes. Só para ilustrar, a média de gols da NHL entre as temporadas 1979-80 e 1998-98, era de 3,5. Mr. Hockey, como Gordie Howe é conhecido, atuou em um momento em eram marcados 2,85 gols por partida. Jagr, por sua vez, pegou uma fase de alta em que os tentos eram anotados e ela foi diminuindo posteriormente. Quando terminou a carreira na NHL, a liga registrou média de 2,9 gols por jogo. Por fim, a média de gols por jogo na liga durante a carreira de Ovechkin é de 2,86.

A média de gols por jogo na época da lenda tcheca pode até ser próxima com a do russo. No entanto, como afirmado anteriormente, no início da carreira, Jagr esteve em uma competição mais amigável para os artilheiros. Só para exemplificar, nos 14 anos que o terceiro maior goleador da NHL jogou antes de Ovie, a média de gols por jogo era de 2,96.

Evolução da média de gols por jogo de Alexander Ovechkin na carreira

Segundo o Hockey Reference, Ovechkin tem a sexta maior média de gols por jogo na carreira neste momento. Aliás, ela está maior que a de Wayne Gretzky (0,601). Contudo, o que torna a corrida do capitão do Washington Capitals para o topo da artilharia da NHL é como ele está atuando na parte final da carreira.

Média de gols por jogo durante a carreira: Gordie Howe, Wayne Gretzke, Jaromir Jagr e Alexander Ovechkin

 

Assim como as outras lendas, Ovie tinha potencial para começar a sofrer declínio na média de gols anotados a partir da sua 12ª temporada, isto é, 2016-17. Tanto é que ele registrou a pior média entre os quatro jogadores nesse ponto (0,4). No entanto, o que houve foi um ricocheteamento dos seus números tendo início em 2017-18.

A temporada de 2018 da NHL foi célebre, principalmente por causa de alterações nas regras. Na ocasião, o Conselho dos Governadores decidiu tornar a aplicação da penalidade de slashing mais rigorosa. Desse modo, o número de power plays aumentou e, consequentemente, o número de tentos marcados. De 2,77 em 2016-17, a média de gols da liga saltou para 2,97, a maior desde 2005-06 (3,08).

Entretanto, não dá apenas para creditar o aumento do número de gols marcados pelo sniper russo pela alteração das regras. Isso porque o ala esquerdo dos Caps melhorou a sua eficiência nos chutes. Só para ilustrar, a porcentagem de gols de Ovechkin de 2005-06 até 2016-17 foi de 12,3%. Por outro lado, de 2017-18 até hoje, ela subiu para 14,7%. Ademais, nas últimas quatro temporadas antes da atual, o atacante foi o vencedor do Maurice Richard Trophy três vezes. Já de 2005 a 2017, ele foi o grande artilheiro da temporada em seis oportunidades.

Por fim, ainda não é garantido que Alexander Ovechkin irá superar a marca de Wayne Gretzky e tornar-se o maior artilheiro na história da NHL. Todavia, uma coisa é certa: enquanto ele estiver na briga, estaremos testemunhando a história diante dos nossos olhos.

Autor

  • Jornalista. Fã de esportes americanos, futebol australiano e fantasy sports. Criador do Nas Entrelinhas do Jogo (@BlogNEJ), Footy Brasil (@BrasilFooty) e Viciado em Fantasy Sports (@ViciadoFSports).