Gretzky está ansioso para que Ovechkin persiga recorde de gols

Wayne Gretzky está ansioso para que Alex Ovechkin persiga o recorde de gols da NHL nesta temporada, enquanto observa da sua cadeira como analista de estúdio da liga para a TNT.

Ovechkin abriu a temporada pelo Washington Capitals contra o New York Rangers no dia 13 de outubro, com 730 gols em 16 temporadas pela NHL, faltando 165 para quebrar o recorde de 894 gols de Gretzky. Nos três primeiros jogos, Ovechkin já marcou quatro gols, se aproximando ainda mais do impressionante número.

“No primeiro jogo poderemos ver Washington e Alex tentando alcançar meu recorde, que eu espero que quebre”, Gretzky disse em uma videoconferência, enquanto fazia previsões sobre a temporada inaugural da Turner Sports, após o acordo de sete anos de transmissão da temporada regular da NHL e dos playoffs da Stanley Cup na TNT e TBS. “Estou muito animado de poder vê-lo ao longo deste ano.”

Gretzky, que se aposentou em 1999 após 20 temporadas na NHL, possui ou compartilha 61 recordes da liga, incluindo gols, assistências (1.963) e pontos (2.857). Ele foi introduzido no Hall da Fama do Hóquei em 1999.

Gretzky chegou a um acordo plurianual para se juntar à Turner Sports como analista de estúdio da NHL no dia 26 de maio. O painel do estúdio também inclui o apresentador Liam McHugh, o ex-atacante e técnico da NHL Rock Tocchet, além dos ex-atacantes Anson Carter e Paul Bissonnette.

“As pessoas falam o tempo todo, ‘Você fica sentado por aí falando de hóquei, é melhor que vá logo para a TV falar para o público”’, disse Gretzky. “Eu estou muito feliz pela oportunidade. Há tantos jogadores ótimos no jogo hoje, jovens como Connor McDavid (atacante do Edmonton Oilers), Nathan MacKinnon (atacante do Colorado Avalanche) e Auston Matthews (atacante do Toronto Maple Leafs) e, é claro, caras como Alex Ovechkin e Sidney Crosby (atacante do Pittsburgh Penguins).

Gretzky segurando seu troféu de MVP, que ganhou no jogo All-Star de 1999, em Tampa. (Fonte: Reuters Pictures)

Ovechkin normalmente minimiza suas chances de quebrar o recorde de Gretzky. Porém, depois de assinar um contrato de US$47,5M por cinco anos com o Washington Capitals no dia 27 de julho, o atacante de 36 anos reconheceu que a duração de seu contrato está diretamente relacionada à busca para entrar para a história.

“É por isso que eu quero jogar por mais cinco anos”, disse Ovechkin. “Tendo a chance de alcançar o Great One, por que não?”

Ovechkin, que marcou 24 gols em 45 jogos na última temporada, precisa fazer cerca de 33 gols por temporada para quebrar o recorde de Gretzky antes que seu novo contrato acabe.

Gretzky acredita que isso está dentro das capacidades de Ovechkin.

“Ele tem uma chance legítima”, ele disse. “Vamos dar nome aos bois. Ele tem uma grande oportunidade, está em um ótimo time e joga com centrais muito bons. Ele gosta de jogar e adora jogar em Washington. Então, ele só precisa ser ele mesmo e ir lá jogar duro como já faz todas as noites.”

Ovechkin é atualmente o quinto em número de gols em toda a história da NHL e pode subir para terceiro se marcar 37 nesta temporada. O nativo de Moscou já ultrapassou Marcel Dionne (731), está sete gols atrás de Brett Hull (741) e 32 atrás de Jaromir Jagr (766).

Se Ovechkin ultrapassar Jagr, ficará atrás apenas de Gordie Howe (801) e Gretzky (894). A partir daí, a contagem regressiva para o recorde de gols passará a contar para valer. 

“Se ele permanecer saudável, eu acredito que essa seja a melhor coisa para o jogo”, Gretzky disse. “Eu acho que é algo positivo. Ele tem sido muito bom não somente para a NHL, mas também para o hóquei na Rússia, e para o hóquei no mundo todo. Então eu sou um dos seus maiores fãs e só tem coisas boas a acrescentar para o jogo se ele quebrar o recorde.

“Ele só precisa relaxar e vai levar cerca de dois, três, quatro anos, mas eventualmente é provável que ele quebre o recorde.”

Este texto foi traduzido e adaptado, para ler o original acesse o link.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email