Alexander Ovechkin em ação no gelo

Ovechkin avança na lista de maiores goleadores da NHL

Alexander Ovechkin, capitão do Washington Capitals, não para de bater recordes. No primeiro jogo da temporada da equipe, contra o rival de divisão New York Rangers, o russo fez dois gols e avançou para a 5° posição na lista de maiores goleadores da NHL.

Jaromir Jagr, que é o terceiro da lista com 766 gols, já disse que Ovechkin provavelmente passará o recorde de Wayne Gretzky, o líder de gols com 894. No entanto, ele terá de permanecer saudável e constante para que isso aconteça. O russo, que tem 36 anos, assinou um grande contrato em agosto deste ano com duração de cinco anos. 

Durante a partida o capitão fez o primeiro gol de power play no último período, empatando então com Marcel Dionne que estava na quinta posição. Depois, ele teve a oportunidade de marcar um gol shorthanded, que fez com que ele assumisse a 5° posição em gols na história. O placar final foi de 5-1 para o Capitals. Ele ainda marcou um gol no jogo contra o Tampa Bay Lightning.

Ovechkin tem 733 gols em 1,198 jogos da temporada regular durante 17 temporadas com o Washington. Já Dionne marcou 731 gols em 1.348 jogos em 18 temporadas da NHL com o Detroit Red Wings, Los Angeles Kings e New York Rangers.

Sobre o recorde, o russo disse: “Simplesmente aprecio isso. Claro, é um grande privilégio estar nessa lista, mas como eu sempre digo, de pouco em pouco, a cada dia”.

O lendário Dionne também deixou um comentário para o russo. “Sempre soube que você me ultrapassaria. Eu sabia quando você marcou 700. Mas o que é importante em tudo isso, é o respeito. Você tem uma qualidade especial, você é um artilheiro puro. É incrível.”

Apesar de ter perdido alguns jogos, ainda não é tarde para Ovechkin

Porém, a possibilidade de Ovie de quebrar o recorde foi ameaçada por um momento. A princípio, era incerto se ele jogaria a abertura da temporada, por conta de uma lesão na parte inferior do corpo. 

Além disso, na temporada passada, ele perdeu 11 jogos (o maior número de jogos perdidos em toda a carreira). Mesmo assim, ele liderou o Capitals com 24 gols em 45 jogos. Porém, o jogador foi confirmado para o primeiro jogo e logo de cara marcou dois gols.

Ovechkin ultrapassou Mike Gartner em sétimo lugar na lista de gols quando marcou o gol número 709° contra o Rangers em 4 de fevereiro e ultrapassou Phil Esposito no sexto lugar ao marcar o 718º contra o New York Islanders em 16 de março.

A estrela russa pode subir para o terceiro lugar se fizer 37 gols nesta temporada. O próximo da lista é Brett Hull em quarto com 741. Jagr é o terceiro com 766 gols, Gordie Howe em segundo com 801 e por fim Wayne Gretzky em primeiro com 894.

Mais informações sobre o recorde de Ovechkin, no site da NHL.

Foto: GettyImages

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email