A maldição do Presidents' Trophy ataca o Florida Panthers eliminado pelo Tampa Bay Lightning

A Maldição do Presidents’ Trophy

Pela nona temporada seguida, a maldição do Presidents’ Trophy aconteceu. A melhor equipe da temporada regular, o Florida Panthers, reivindicou o troféu e acabou ficando pelo caminho na luta pela Stanley Cup, assim como tantas outras equipes na história.

Instituído na temporada 1985-86 e não sendo concedido apenas na temporada 2004-05, devido ao lockout da NHL, o Presidents’ Trophy já foi distribuído em trinta e seis oportunidades e em apenas oito vezes o vencedor foi o mesmo que conquistou a Stanley Cup. O Chicago Blackhawks foi o último a atingir o feito na temporada 2012-13.

O Florida Panthers fez uma excelente temporada, chegando a 122 pontos (58-18-6), marcando 337 gols, média de 4,11 por jogo e sofrendo 242 gols, média de 2,95 por jogo. Durante a trade deadline fez algumas boas movimentações reforçando a defesa e agregando experiência para a equipe, mas acabou não sendo o suficiente.  Na primeira rodada dos playoffs, passou pelo Washington Capitals em seis jogos (4-2) e foi eliminado na segunda rodada pelo Tampa Bay Lightning em quatro jogos (4-0), onde marcou apenas três gols.

No início não existia a chancela de “maldição”, já que dos primeiros 17 vencedores do Presidents’ Trophy, oito disputaram a Stanley Cup e seis deles foram os vencedores. Mas comparando com os últimos 19 vencedores, três chegaram até a Stanley Cup e apenas dois a conquistaram.

Barkov cumprimenta Jon Cooper, Head Coach do Tampa Bay Ligthning após ser eliminado nos Playoffs. Reprodução: AP Photo/Chris O’Meara

Algumas curiosidades

  • O Detroit Red Wings é a equipe que mais vezes foi a vencedora do Presidents’ Trophy com seis títulos, acabando por conquistar a Stanley Cup em duas oportunidades.
  • O Detroit Red Wings detém o recorde de maior pontuação na temporada regular para conquistar o troféu, com 131 pontos.
  • Das 32 franquias da liga, 18 já conquistaram o troféu. 

Ser a melhor equipe da temporada não garante a Stanley Cup, mas nos últimos anos, essa equipe se mantém no topo e vem a conquistar em um período próximo. Alguns exemplos são Tampa Bay Lightning 2018-19, campeão em 2019-20, 2020-21 e está na final da conferência desta temporada. Washington Capitals em 2015-16 e 2016-17, campeão em 2017-18. Será que este será o ano do Colorado Avalanche?

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email