1 - Sedins

TROCAS HISTÓRICAS #1 – A troca pelos irmãos Sedin

Quando falamos em troca hoje em dia, o coração da galera quase para. Isso porque os times estão ficando cada vez mais agressivos nas negociações e o risco de uma grande mudança no nosso time do coração é cada vez maior. Durante a história da NHL, as equipes nos “presentearam” com grandes negociações, muitas criticadas, outras aclamadas. Neste quadro, vamos destrinchar as negociações mais famosas da história da NHL e falar um pouco do seu impacto nos times e na liga!

Por falar em impacto, a troca, ou as trocas que iremos falar hoje, culminaram na aquisição do que viria a se tornar um dos melhores duos da história da liga, que mudariam pra sempre a história da franquia de Vancouver. Mas vocês sabem COMO os Canucks conseguiram draftar os dois irmãos, que eram cotados para saírem entre as primeiras posições do Draft de 1999?!

A história começa na Suécia, onde Daniel e Henrik Sedin nasceram e cresceram jogando hockey, como a maioria das crianças da sua pequena cidade natal. Os irmãos começaram a jogar com 8 anos de idade, passando por todo o desenvolvimento necessário e a partir dos 14 anos começaram a jogar na mesma linha e podemos dizer que basicamente nunca mais se separaram até sua aposentadoria. Com apenas 16 anos, os irmãos se juntaram a equipe de juniores (sub 20) do MoDo, tradicional equipe sueca. Aos 18 anos, ambos já atuavam na principal liga sueca (SHL) e encantavam a todos.

Os irmãos conquistaram o Puck de Ouro (Guldpucken), entregue ao jogador sueco do ano de forma compartilhada. Ao fim da temporada 1998-1999, os jogadores estavam elegíveis para o Draft de 1999 da NHL e assim começaram as especulações sobre a vinda dos irmãos para a NHL e como fazer para ambos pudessem jogar juntos, já que este era um desejo expresso dos mesmos. A trama era muito mais complicada do que parece: Uma vez que os dois estavam cotados para serem top 5 e nenhuma equipe daquele Draft possuía múltiplas escolhas.

Neste ponto da história, surge um grande personagem: Brian Burke, General Manager do Vancouver Canucks. A franquia inclusive não vinha nada bem, tendo amargado seu segundo ano consecutivo em último lugar na Conferência Oeste e conseguindo apenas a 3ª escolha geral do Draft daquele ano, deixando sua torcida nenhum pouco satisfeita. Após o desempenho dos irmãos no Mundial de Seleções de 1999, Burke viu uma oportunidade de talvez reerguer sua franquia e deu início a uma engenhosa série de negociações, na noite anterior ao Draft, inclusive, saindo em meio a festa de aniversário da própria filha para completar a troca.

Primeiro, Burke trocou defensor Bryan McCabe e 1ª escolha do Draft de 2000 para o Chicago Blackhawks e recebeu a 4ª escolha geral do Draft de 1999. Agora, os Canucks possuíam a 3ª e 4ª escolhas gerais.

Segundo, Burke pegou a 4ª escolha adquirida dos Blackhawks e outras 2 escolhas de 3ª rodada e enviou para o Tampa Bay Lighting em troca da 1ª escolha geral do Draft de 1999. Agora, os Canucks possuíam a 1ª e 3ª escolhas gerais do Draft.

Terceiro, Burke fez um acordo com o Atlanta Thrashers, que possuía a 2ª escolha geral do Draft: Vancouver enviaria a 1ª escolha geral para o Thrashers,  com a garantia que a equipe de Atlanta selecionaria Patrik Stefan com a escolha, deixando Daniel e Henrik Sedin disponíveis para serem selecionados pelos Canucks.

Os irmãos não viriam para a NHL por mais um ano, estreando apenas na temporada 2000-2001, mas certamente foi uma aposta e uma espera que valeram a pena para o torcedor do Vancouver Canucks. Abaixo, alguns stats e prêmios conquistados pelos 2 na sua grande passagem por Vancouver

Daniel Sedin

– 17 temporadas
– 1306 jogos
– 393 gols
– 648 assistências
– 1 Art Ross Trophy (Maior Pontuador)
– 1 Ted Lindsay Award (MVP votado pela NHLPA)
– 1 King Clancy Memorial Trophy (Dado ao jogador que melhor exemplifica liderança dentro e fora do gelo)

Henrik Sedin

– 17 temporadas
– 1330 jogos
– 240 gols
– 830 assistências
– 1 Hart Memorial Trophy (MVP)
– 1 Art Ross Trophy
– 2x King Clangy Memorial Trophy

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email