O ano era 1967. Aymoré Moreira começou a montar a equipe que seria tricampeã do mundo três anos depois, com Zagallo. Os Beatles lançaram mais uma obra-prima, “I am the Walrus”. O Brasil ganhou a sexta constituição de sua história e o Toronto Maple Leafs a sua última Stanley Cup. Conheça agora um pouco da história e os próximos passos do Toronto Maple Leafs.

Divulgação/Twitter: @Dave_Stubbs

Difícil explicar um período tão grande de insucessos, mas um pouco mais complicado do que isso, foi ver seu maior rival (Montréal Canadiens) ganhar a copa dez vezes durante esse hiato de títulos.

Os Maple Leafs conseguiram montar algumas boas equipes, mas jamais conseguiram chegar a uma nova final da copa. As equipes de 1978, 1993, 1994 e 1999 pararam nas finais de conferência. Curiosamente, de 2006 até a temporada atual, a equipe conseguiu chegar aos playoffs em apenas cinco oportunidades, sendo eliminada em todas na primeira rodada.

Mas como explicar uma sequência tão grande de insucessos ?

Passado

Durante os anos 70, a liga nacional de hóquei passou por muitas modificações, como por exemplo, a adição de doze novas equipes. Este fato fez com que os jogadores mais talentosos fossem distribuídos de uma forma a tornar a liga mais competitiva. Mesmo assim, Toronto conseguiu manter uma boa base, com a presença do consagrado Darryl Sittler.

Denis Brodeur/NHLI/Getty

Porém, depois de uma troca na direção geral da equipe em 1979, as coisas começaram a mudar. Trocas de jogadores mal sucedidas, escolhas ruins no Draft e uma péssima gestão da equipe trouxeram anos obscuros para a organização. Fazendo com que a década de 80 fosse realmente perdida para os Leafs.

Presente

Entre os anos 1990 e 2010, a equipe tentou se reestruturar algumas vezes, mas acabou não obtendo sucesso. Apesar da falta de sorte, a equipe foi adquirida pela Maple Leaf Sports and Entertainment em 1996 e em 1999 passou a jogar em sua nova arena, na época conhecida como Air Canada Centre.

Divulgação/Twitter: @MapleLeafs

Em 2015, a equipe conseguiu a primeira escolha do Draft e desde então vem se estruturando de uma maneira muito organizada. Kyle Dubas é o atual general manager da equipe e foi um dos principais participantes na ida de John Tavares para Toronto em 2018.

Futuro, os próximos passos do Toronto Maple Leafs

Claus Andersen/Getty Images

Toronto reúne atualmente alguns dos melhores jogadores da liga, como Matthews e Marner. Além de contar também com excelentes jogadores de apoio. Uma equipe forte e bem administrada. 

Se não houver uma mudança brusca na direção da equipe, veremos os Maple Leafs alçarem voos mais altos nas próximas temporadas e não será surpresa alguma vê-los na final da Copa Stanley.