O ano era 1967. Aymoré Moreira começou a montar a equipe que seria tricampeã do mundo três anos depois, com Zagallo. Os Beatles lançaram mais uma obra-prima, “I am the Walrus”. O Brasil ganhou a sexta constituição de sua história e o Toronto Maple Leafs a sua última Stanley Cup. Conheça agora um pouco da história e os próximos passos do Toronto Maple Leafs.
Difícil explicar um período tão grande de insucessos, mas um pouco mais complicado do que isso, foi ver seu maior rival (Montréal Canadiens) ganhar a copa dez vezes durante esse hiato de títulos.
Os Maple Leafs conseguiram montar algumas boas equipes, mas jamais conseguiram chegar a uma nova final da copa. As equipes de 1978, 1993, 1994 e 1999 pararam nas finais de conferência. Curiosamente, de 2006 até a temporada atual, a equipe conseguiu chegar aos playoffs em apenas cinco oportunidades, sendo eliminada em todas na primeira rodada.
Mas como explicar uma sequência tão grande de insucessos ?
Passado
Durante os anos 70, a liga nacional de hóquei passou por muitas modificações, como por exemplo, a adição de doze novas equipes. Este fato fez com que os jogadores mais talentosos fossem distribuídos de uma forma a tornar a liga mais competitiva. Mesmo assim, Toronto conseguiu manter uma boa base, com a presença do consagrado Darryl Sittler.
Porém, depois de uma troca na direção geral da equipe em 1979, as coisas começaram a mudar. Trocas de jogadores mal sucedidas, escolhas ruins no Draft e uma péssima gestão da equipe trouxeram anos obscuros para a organização. Fazendo com que a década de 80 fosse realmente perdida para os Leafs.
Presente
Entre os anos 1990 e 2010, a equipe tentou se reestruturar algumas vezes, mas acabou não obtendo sucesso. Apesar da falta de sorte, a equipe foi adquirida pela Maple Leaf Sports and Entertainment em 1996 e em 1999 passou a jogar em sua nova arena, na época conhecida como Air Canada Centre.
Em 2015, a equipe conseguiu a primeira escolha do Draft e desde então vem se estruturando de uma maneira muito organizada. Kyle Dubas é o atual general manager da equipe e foi um dos principais participantes na ida de John Tavares para Toronto em 2018.
Futuro, os próximos passos do Toronto Maple Leafs
Toronto reúne atualmente alguns dos melhores jogadores da liga, como Matthews e Marner. Além de contar também com excelentes jogadores de apoio. Uma equipe forte e bem administrada.
Se não houver uma mudança brusca na direção da equipe, veremos os Maple Leafs alçarem voos mais altos nas próximas temporadas e não será surpresa alguma vê-los na final da Copa Stanley.