Patrick Marleau anunciou a sua aposentadoria da NHL após 23 temporadas.

O atacante de 42 anos jogou pela última vez em 2020-21, marcando nove pontos (quatro gols, cinco assistências) em 56 jogos com o San Jose Sharks. Marleau jogou 21 temporadas pelos Sharks. Ele é o líder em jogos disputados (1.607), gols (522) e pontos (1.111), e o segundo em assistências (589) atrás apenas de Joe Thornton (804).

Reprodução/SportsNet

Ele disse no início do mês que não havia tomado a decisão final de se aposentar até muito recentemente.

“Provavelmente [foi há] apenas algumas semanas atrás”, disse Marleau. “Acho que sabia que ia me aposentar há muito tempo. Mas finalmente criei coragem suficiente para chegar aqui e falar. E agora é minha aposentadoria.”

Ele disse que foi difícil não jogar nesta temporada.

“Muito mais difícil do que eu pensava que seria”, disse Marleau. “Acho que muitas pessoas às vezes dizem: ‘Ah, você sabe, está tudo bem’. Mas tem sido difícil. Quero dizer, joguei esse jogo praticamente toda a minha vida e adoro. Estou adquirindo um respeito totalmente novo por minha esposa e minha família e todas as coisas pelas quais eles tiveram que passar quando eu fui embora, apenas o dia-a-dia.

“Mas é meu novo desafio e o que estou ansioso para fazer agora, então mal posso esperar para me tornar o melhor pai e marido que posso ser.”

Patrick Marleau anuncia aposentadoria após 23 temporadas na NHL
Reprodução/NHL

San Jose se classificou para os playoffs da Stanley Cup na 17º temporada de Marleau e ocupa o primeiro lugar na história do Sharks em jogos de pós-temporada (177), gols (68) e pontos (120), e está empatado em terceiro em assistências (52).

“Ele foi o rosto da franquia por tantos anos e fez tantos recordes lá”, disse Thornton, companheiro de equipe de Marleau por 12 temporadas em San Jose. “Ele foi uma grande, grande parte da construção do hóquei na área da baía. Apenas um workhorse. Apenas trabalhou todos os dias, nunca reclamou. Apenas um prazer estar por perto todos os dias.”

Selecionado pelos Sharks com a segunda escolha do Draft de 1997 da NHL, Marleau marcou 1.197 pontos (566 gols, 631 assistências) em 1.779 jogos pelos Sharks, Toronto Maple Leafs e Pittsburgh Penguins. Ele jogou o maior número de jogos de temporada regular na história da NHL sem vencer a Stanley Cup e marcou 127 pontos (72 gols, 55 assistências) em 195 jogos de playoffs.

“Eu assisti Patrick pela primeira vez quando ele estava jogando pelo Seattle Thunderbirds, na Western Hockey League aos 17 anos”, disse o general manager assistente do Sharks, Joe Will. “O aniversário de Patrick é 15 de setembro, e para aqueles que seguem o draft, essa é a data limite para o Draft da NHL. Patrick chegou ao nosso primeiro campo de treinamento aos 17 anos. E procuramos o nosso RH para perguntar: ‘Precisamos de alguma permissão ou algo assim?’ Nunca ouvimos nada da [Califórnia ou da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional], então acho que estávamos bem.”

Marleau se tornou o maior líder de todos os tempos da NHL em jogos disputados quando jogou o seu 1.768º em 19 de abril de 2021, passando Gordie Howe. Terminou sua carreira de jogador com 910 jogos consecutivos disputados, sendo esta a quinta sequência mais longa da história da NHL; Keith Yandle, do Philadelphia Flyers, estabeleceu o recorde nesta temporada com 989.

“O que posso dizer sobre ‘Sr. Tubarão’ que ainda não tenha sido dito?” Disse o presidente dos Sharks, Joe Becher. “Há dois recordes menores que se destacam em minha mente. Na época em que Patrick passou Gordie Howe, ele havia perdido apenas 31 jogos em toda a sua carreira. Isso é alucinante. Mas se isso não bastasse, aqui está a estatística que não consigo superar: 37% dos jogadores da NHL que já jogaram hóquei, jogaram com Patrick ou jogaram contra Patrick. Isso é incrível. Mais de um terço de todos os mais de 100 anos de hóquei.”

Thornton disse: “Acho que no Oeste, você simplesmente não recebe essa atenção. Mas acho que mais de 500 gols, acho que ele está empatado com [Washington Capitals, Alex] Ovechkin em gols nos playoffs (72) e, obviamente, passando Gordie no ano passado em jogos. Ele jogou machucado. Ele jogou com tantas coisas e ele é apenas um jogador completo.”

Marleau disse que não decidiu se permanecerá no hóquei de alguma forma.

“Eu não sei o que o futuro reserva”, disse ele, “mas minha esposa parece pensar que em algum momento eu voltarei ao hóquei de alguma forma. Então vamos ver como tudo se desenrola.”

 

Esta é uma tradução adaptada. Para ler o artigo original, clique aqui.