Na estatística, outlier é conhecido como aquele ponto fora da curva que se destaca e foge ao normal e habitual. Os outliers estão presentes em tudo na vida, desde nascimento de bebês até a identificação de não pagadores, agora já sabe por quê o roxinho não libera aquele seu limite, e no hóquei no gelo a história não poderia ser diferente. A mudança é que aqui temos um nome mais bonito para nossos outliers: talentos geracionais. 

Crosby
(Photo by Emilee Chinn/Getty Images)

Sidney Patrick Crosby, um desses talentos geracionais, foi selecionado em primeiro lugar geral pelo Pittsburgh Penguins, por onde joga até hoje, no Draft de 2005 da NHL. Impactando o time desde seu primeiro jogo, levou o time a três Copas Stanley (2009, 2016 e 2017), e fez parte de umas das melhores dinastias do esporte.  Recentemente adicionou ao seu vasto hall de conquistas e premiações a marca de 500 gols. 

Assim, nosso intuito é destrinchar e dar ainda mais peso a essa conquista.

Antes de começarmos, uma observação precisa ser feita. Utilizando a Interface de programação de aplicativos (API) da NHL só conseguir extrair os dados em relação aos eventos, o que dá mais profundidade as análises, a partir da temporada 2007-08, portanto os dados das temporadas 2005-06 e 2006-07 foram retirados de outra fonte, o site hockey-reference.com, e estão presentes no formato de resumo. Outro ponto importante é que os gols contabilizados são aqueles feitos na temporada regular e como não temos dados tão profundos das temporadas 2005-06 e 2006-07 os números apresentados podem ser um pouco maiores do que divulgado.

Número de gols por temporada/média de gols

Para começarmos com o pé direito vamos ver como foi o desempenho ao longo de 17 temporadas. 

Gols Season

Em termos de gols marcados a temporada de 2009-2010 foi a melhor temporada de Sidney Crosby, com 51, o que lhe rendeu o troféu Maurice “Rocket” Richard, dado anualmente ao artilheiro da National Hockey League (NHL), que naquele mesmo ano foi concedido também a outro jogador que chegou a mesma marca, Steven Stamkos. 

Na temporada seguinte, 2010-11, Crosby sofreu uma séria concussão que o fez perder ao total 114 jogos, distribuídos da seguinte forma:

  • 2010-11 – 48 jogos;
  • 2011-12 – 60 jogos, sendo 40 devido a sintomas;
  • 2016-17 – seis jogos.

Na temporada de 2016-17 Crosby recebeu o troféu Maurice “Rocket” Richard pela segunda vez e foi campeão da Stanley Cup pela terceira vez. Após suas últimas conquistas, podemos ver um claro declínio em relação ao número de gols se compararmos a temporadas posteriores, afinal ele ainda é um ser humano e a idade também chega, mas a grande questão é: O quanto Crosby poderia ter feito a mais se não tivesse sofrido concussão na temporada 2010-11?

Para dar um pouco de profundidade a questão a tabela abaixo apresenta a média de gols em relação ao número de jogos.

media gols

Na tabela podemos ver o quanto o hóquei é um esporte físico. Digo isso porque na temporada regular as equipes jogam 82 vezes, sendo 41 delas em casa e 41 delas fora de casa. Assim, Crosby ao longo de suas 17 temporadas em apenas uma, 2017-18, esteve presente em todos os jogos.  Além de ser um jogo bastante físico, o fato de Crosby ser um jogador extremamente habilidoso faz dele um alvo no gelo, é como naquele ditado japonês “o prego que se destaca será martelado”.

Voltando à questão levantada posteriormente quanto Crosby poderia ter feito a mais se não tivesse sofrido concussão na temporada 2010-11, não podemos inferir com 100% de certeza que ele teria tido uma temporada melhor que a passada, 2009-10, mas pelos números apresentados e caso ele mantivesse a média de gols vista nos primeiros 41 jogos podemos projetar que ao fim da temporada regular ele terminaria com aproximadamente 64 gols, 13 gols a mais em relação à temporada anterior. O grande ponto é que muito mais que uma temporada superior, caso Crosby não tivesse sofrido a concussão é muito provável que todo rumo da liga tivesse se alterado. 

Jogadores que mais contribuíram com a marca de Sidney Crosby

Hóquei é um esporte onde o talento individual pode render às equipes algumas vitórias, mas não títulos. Assim, nosso intuito é ver quais jogadores mais contribuíram para que Sidney Crosby chegasse a marca de 500 gols. 

Antes de apresentarmos o resultado vale dizer que na NHL um gol pode ser assistido ou não, mas o que isso quer dizer?

  • Gol não assistido (Unassisted goal): É um termo usado para se referir a um gol que é marcado onde nenhum outro jogador toca o disco depois que o time adversário tocou o disco pela última vez.
  • Gol Assistido (Assist): Existem eventos, passes na grande maioria, que antecedem o  gol. Dessa forma, a assistência é creditada a até no máximo dois jogadores é são ordenadas, primária (A1) e secundária (A2) sendo a segunda aquela que originou* a jogada que resultou no gol.

A primeira tabela apresenta as combinações que resultaram em um maior número de gols.

Best combination

Aqui vale o grande destaque para trio Crosby-Malkin-Letang (CML) que jogam juntos até hoje e são a combinação mais prolífica ao longo dessas 17 temporadas, somando aproximadamente 19 gols, se invertemos a posição de Malkin e Letang. 

Percebe-se que tanto Malkin como Letang aparecem de forma bastante constante em outras combinações. Dessa forma se não consideramos que o jogador está categorizado como A1 ou A2 quais foram os jogadores que mais contribuíram ao longo dessas 17 temporadas com Sidney Crosby.

Amigo estou aqui

O trio visto anteriormente figura novamente com Letang tendo uma pequena vantagem sobre Malkin. Mas é interessante ver como Letang atua de forma a “armar” a jogada, o que é indicado pelo maior número de A2, já Malkin se apresenta como um “garçom” deixando Crosby na melhor posição para finalizar, não que seja uma tarefa simples apenas o ato de fazer gol. 

Times que mais sofreram com Sidney Crosby

contra tudo e todos

Como era de se esperar ao longo dessas 17 temporadas ninguém foi capaz de escapar ileso de um confronto com Sidney Crosby nem mesmo o novato da liga, Seattle Kraken. Como os times na NHL são distribuídos em divisões é de se esperar que Sidney Crosby tenha mais jogos e gols contra alguns deles como é o caso dos Philadelphia Flyers, New Jersey Devils, New York Rangers e New York Islanders que faziam parte da Divisão Atlântica até a temporada de 2013-14 que mudou o nome para Divisão Metropolitana e ganhou novos times: Carolina Hurricanes, Columbus Blue Jackets e o Washington Capitals.

Dos oitos times podemos citar em especial o Philadelphia Flyers que junto do Pittsburgh Penguins travam a batalha da Pensilvânia, uma rivalidade que começou quando os dois times foram inseridos na onda de expansão da liga em 1967. Outro ponto que fortalece ainda mais a rivalidade entre os dois times é o fato de que os dois times jogam pela comunidade da Pensilvânia. 

Dentre os 31 times o alvo preferido de Crosby não poderia ser outro, Philadelphia Flyers, que em 79 jogos contra sofreu 50 gols, o que representa aproximadamente 10% de todos os seus gols em temporada regular.

Tipo dos chutes

Na NHL quando um jogador faz um gol a forma como ele deu o tiro para o gol pode ser categorizada de sete formas diferentes:

  • Wrist Shot;
  • Snap Shot;
  • Slap Shot;
  • Backhand;
  • Tip-In;
  • Wrap-Around;
  • Deflected.

Pode não parecer pelo fato do hóquei ser um esporte muito dinâmico, mas o estilo de tiro que um jogador tende a utilizar diz muito a respeito de como o time tende a atacar com aquele jogador no gelo.

Vamos ver como Crosby se encaixa em cada uma dessas categorias.

shot type

Pela tabela temos uma clara visão de como o Crosby tende a fazer seus gols utilizando o movimento do pulso, Wrist Shot, o que representa mais de 40% dos seus gols. Para elucidar a diferença entre os estilos, vamos utilizar um gráfico de dispersão, apresentando a localização dos gols para cada estilo.

por Tipo

Quando olhamos isoladamente para cada estilo de uma certa forma podemos ver como eles carregam uma identidade.

Quais os locais preferidos de Sidney Crosby?

Utilizando um histograma é possível ver de quais locais houve uma maior frequência de chutes que resultaram em gols. Essa é uma informação interessante porque como seres humanos sempre temos a tendência de executar ações que nos deixam o mais confortável possível. Assim, entender como o jogador tende a atacar pode facilitar na hora de criar estratégias.

Hist Location

O histograma superior mostra que grande parte dos gols aconteceram frente ao gol a uma distância média de aproximadamente 4,9 m. Já o histograma lateral mostra que os gols feitos pelo Sidney Crosby ocorrem com uma maior frequência quando os chutes são disparados do lado esquerdo em relação ao gol.

Uma outra forma de visualizar como Sidney Crosby tem atuado ao longo de suas 17 temporadas e 500 gols depois é através de um gráfico de densidade, mas agora vamos comparar com o restante da liga. 

87 density

Aqui fica claro como a presença de Crosby no lado esquerdo ao gol é bem forte quando comparamos a todo resto da liga

Esse texto foi apenas uma forma de homenagear esse grande jogador. Não fui capaz de crescer vendo outros grandes outliers jogando como tenho o prazer de ver Sidney Crosby. Claro que focamos em apenas um aspecto em relação a tudo que Crosby tem oferecido ao esporte, seja dentro do gelo ou fora dele. De toda forma, muito obrigado Sidney Crosby