Olá, eu me chamo Guilherme Costa e sou torcedor do Columbus Blue Jackets. O que significa que não estou acompanhando os playoffs do ponto de vista de um torcedor. Então, como ou para quem torcer? Para esta pergunta há uma resposta simples: torcer para um time que você simpatiza.

Mas o leque é maior do que se aparenta. Torcer é algo que sempre estará ligado a algum sentimento inexplicável. Pode ser por causa de uma jogada espetacular de algum jogador, alguma boa sequência de defesas de um goleiro (no meu caso, foi o Joonas Korpisalo), uma vitória dramática ou outros motivos. Porém, existe também o fator “torcer contra”, que pode incluir os itens citados aliado a antipatia natural que você tem pelo time rival. Outro ponto, é quando a equipe conta com um jogador envolvido em uma polêmica. Um exemplo recente é a contratação do atacante, Evander Kane, envolvido em um caso de agressão a sua esposa.

Vejamos os quatros times que estão nas finais: Tampa Bay Lightning e New Rangers, do lado Leste; Colorado Avalanche e Edmonton Oilers, do lado Oeste. O torcedor do New York Islanders, por exemplo, vai torcer contra o grande rival, New York Rangers. Entretanto, a franquia foi eliminada nas duas últimas finais de divisões pelos Bolts… Para quem torcer, então? Bom, creio que a torcida contra será na Final da Stanley Cup. Em contraponto, mesmo que não haja uma rivalidade histórica, para o torcedor do Nashville Predators ou o St. Louis Blues, é difícil ter simpatia pelo time responsável pela eliminação da sua franquia do coração.

E para quem é novo no esporte, e ainda não possui os traumas necessários para torcer contra o rival? Aí tudo é festa e a torcida é deliberada. Quando comecei a acompanhar o hóquei, eu era um entusiasta das torcidas canadenses. Difícil imaginar essa postura de algum torcedor do Edmonton Oilers ou do Calgary Flames. 

Nesta temporada não tem um azarão como o Dallas Stars em 2020, ou o Montreal Canadiens em 2021. O que não anula grandes histórias, que esta temporada oferece, como a boa performance na pós-temporada de Connor McDavid – tão criticado por não ter sido decisivo em outros playoffs, ou o retorno do Coloradado Avalanche a uma final da Stanley Cup após vinte e um anos, ou o jovem time do Rangers, numa possível eliminação do atual bicho papão da NHL, Tampa Bay Lightning. 

Sei que quando eu ligo a televisão, para assistir as finais das conferências, fico a procura de algum fato para eu me apegar, porque sinto falta daquele frio na barriga de quando você está torcendo. Afinal, assistir um grande jogo é bom, mas assistir um jogo torcendo (a favor ou contra) é melhor ainda.