Com o período de Free Agency se aproximando, entramos hoje (25) no período de buyouts da NHL.

Mas o que seria isso?

Bem, é uma das formas que uma franquia tem de terminar o contrato de um jogador, normalmente para reduzir custos no teto salarial (CAP) da mesma. Paga-se uma fração o contrato para aquele jogador, seu contrato é extinto, tornando o mesmo agente livre irrestrito (UFA) e sua antiga equipe continua com um valor menor contando contra o seu teto salarial. Para consultar informações contratuais, o NHL Brasil recomenda os seguintes sites: CapFriendly.com e PuckPedia.com

Mas qual a fração paga ao jogador?

– 1/3 do contrato caso o jogador tenha menos de 26 anos
– 2/3 do contrato caso o jogador tenha mais de 26 anos

Por quanto tempo o time continuará com o contrato em sua folha salarial?

O buyout se estenderá pelo DOBRO de tempo do período remanescente daquele contrato.

Vamos a um exemplo!

Henrik Lundqvist do New York Rangers tinha 1 ano restante em seu contrato. O cap hit do contrato de Lundqvist era de 8,5 milhões de dólares. Lembrando que o cap hit não significa necessariamente o salário que o jogador receberá naquela temporada (verificar salário base + bônus de assinatura. A título de curiosidade, o cap hit ou média salarial é calculado da seguinte forma: Valor total do contrato, dividido pelo tempo do mesmo – No caso de Lundqvist: 59,5/7 = 8,5.

Mas como calcular o custo do buyout e o cap hit após o mesmo?

Vamos lá: Conforme dito ali em cima, o custo do buyout  pode ser de 1/3 ou 2/3 do valor do contrato. É importante frisar que é uma fração do valor de salário devido nos anos posteriores e não do cap hit.

Para a temporada 2020/2021, Lundqvist possuía a seguinte estrutura em seu contrato:

4,5M de salário base
1M em bônus de assinatura do contrato

Como o jogador já tem mais de 26 anos, o valor do buyout é o total de 2/3 do SALÁRIO BASE. O bônus de assinatura é totalmente garantido. Logo, os Rangers pagarão à Henrik Lundqvist o total de 3 milhões de dólares para encerrar seu contrato. Lembrando também que o buyout se estende pelo DOBRO de tempo restante do contrato, o buyout de Lundqvist se estenderá por 2 temporadas apenas, com custo de 1,5 milhões de dólares por temporada.

E como é calculado o cap hit referente ao buyout?

Bem, essa parte possui uns detalhezinhos a mais, mas vamos tentar explicar abaixo!

Passo 1: Somar o cap hit do ano vigente (8,5M) e o bônus de assinatura (1M) = 9,5M

Passo 2: Subtraia o valor total do contrato do ano vigente (salário base + bônus = 5,5M)
Com isso 9,5M – 5,5M = 4M

Passo 3: Somar o valor do custo anual do buyout  ao montante calculado no passo 2: (1,5M + 4M = 5,5M)

Temos o CAP hit de Lundqvist para a temporada 2020-2021: 5,5M, o que gera uma economia de 3M no teto salarial da equipe. Como o buyout se estende pelo dobro do tempo restante no contrato e Lundqvist só tinha um ano, o custo na temporada 2021-2022 será o custo anual do buyout (1,5M).

Um pouquinho complicado, mas dá pra entender né?! 😉