Quando falamos em Steve Yzerman, a palavra que vem em nossa mente é liderança. Não apenas Yzerman foi um dos grandes nomes de todos os tempos da NHL, como também foi um grande líder, conduzindo sua equipe por mais de 20 temporadas, sendo considerado até os dias de hoje um dos maiores capitães da história dos esportes.

Yzerman chegou ao Detroit Red Wings com apenas 18 anos de idade, sendo a 4ª escolha geral do Draft de 1983, após duas temporadas muito boas na OHL (Ontario Hockey League). Os Red Wings, após selecionarem o jogador, tinham planos de enviá-lo por mais um ano para atuar em sua equipe da OHL, mas após os primeiros treinos no Training Camp da temporada 83-84, ficou evidente que o lugar de Yzerman era na NHL.

A decisão se provaria um tremendo acerto por parte dos Red Wings. Já em sua primeira temporada, Yzerman anotou 39 gols e 87 pontos, ficando em segundo na corrida pelo Calder Trophy (melhor novato). Steve também se tornou o primeiro jogador na casa dos 18 anos a atuar em um All Star Game da NHL, feito que duraria até o ano de 2011, quando Jeff Skinner também entrou para este seleto hall.

Em seus primeiros 3 anos de liga, Yzerman evoluiu como poucos dentro do gelo e com apenas 21 anos, em Outubro de 1986, o jogador se tornou o capitão mais jovem da história do Detroit Red Wings e o 7º mais jovem da história da NHL. Daí em adiante, uma trajetória de muito sucesso se iniciava. Já na temporada seguinte, levou os Wings ao primeiro título de divisão em 27 anos. A equipe chegou até as finais de conferência, sendo derrotada pelo poderoso Oilers de Wayne Gretzky. Mas ali tivemos um gostinho do que estaria por vir…

Na temporada 88-89, Yzerman atingiu a maior marca de sua carreira, anotando 65 gols e dando 90 assistências, totalizando 155 pontos. O jogador foi o terceiro na corrida pelo Hart Trophy (MVP), atrás apenas de jogadores que atendiam pelos nomes de Wayne Gretzky e Mario Lemieux.

Com o passar das temporadas, Yzerman seguia se consolidando como um dos grandes nomes da NHL, mas faltava algo que os críticos não deixavam passar: A Stanley Cup!
Após algumas temporadas sofrendo eliminações precoces nos playoffs, inclusive na temporada 93-94, onde se viram eliminados pelo modesto San Jose Sharks, os Red Wings começaram a reagir, e guiados por um já experiente Yzerman e contando com os novos talentos de Sergei Fedorov e Nicklas Lidstrom, voaram na temporada regular e trilharam um caminho sem muitos problemas até as finais, onde foram varridos de forma surpreendente pelos Devils.

Na temporada seguinte, o famoso recorde de 62 vitórias na temporada regular empolgou a torcida de Detroit, que acreditava finalmente que sua hora havia chegado após mais de 42 anos de espera, mas Yzerman e cia caíram diante do talentoso e agressivo Colorado Avalanche em uma brutal série de 6 jogos.

Finalmente na temporada 96-97 as dúvidas de que Steve Yzerman era um bom líder caíram por terra. Junto com Brendan Shanahan, Nicklas Lidstrom e Sergei Fedorov, Yzerman levou os Red Wings até as finais mais uma vez e desta vez, o time de Detroit não tomou conhecimento dos Flyers, varrendo a série e conquistando o primeiro título em 43 anos!
Os Red Wings repetiriam a dose no ano seguinte, varrendo os Capitals na final e conquistando a segunda Stanley Cup seguida sob a tutela de seu capitão.

Yzerman e os Red Wings venceriam a Stanley Cup mais uma vez na temporada 01-02, na que seria a última conquista do capitão, aos 36 anos de idade. O jogador se aposentaria ao fim da temporada 05-06, após 22 temporadas com o Detroit Red Wings, único time de sua grandiosa carreira. Yzerman se aposentou sendo o capitão que por mais tempo desempenhou esta função em uma equipe da NHL. Foram quase 20 anos! Abaixo, os números de Yzerman com os Red Wings

– 1514 jogos (21º no ranking geralllll)
– 692 gols (10º no ranking geral)
– 1063 assistências (9º no ranking geral)
– 1755 pontos (7º no ranking geral)
– 3x Stanley Cup
– 1x Ted Lindsay (MVP votado pela NHLPA)
– 1x Conn Smythe Trophy (MVP dos playoffs)
– 1x Frank J Selke (Melhor forward com habilidades defensivas)
– 1x Bill Masterton Trophy (Melhor espírito esportivo, dedicação ao hockey)

 

MAS E APÓS SUA CARREIRA?

Imediatamente após sua aposentadoria, Yzerman foi nomeado vice presidente dos Red Wings. Apenas alguns meses após se aposentar, sua camisa foi aposentada pelos Red Wings e hoje está pendurada ao lado de camisas ilustres como Gordie Howe, Ted Lindsay e outros. Em Janeiro de 2007, Yzerman foi homenageado com a chave de cidade de Detroit, entregue pelo prefeito a época. No dia 13 de Janeiro daquele mesmo ano, o governador do estado de Michigan proclamou o “Dia De Steve Yzerman”.

O ex jogador seguiu recebendo diversas honrarias e homenagens nos anos seguintes a sua aposentadoria. Em 2008, foi incluído no Hall da Fama dos Esportes do estado de Michigan e em 2009 ao Hall da Fama do Hockey.

Yzerman sempre mostrou interesse em comandar o front office de um time, ainda quando trabalhava como vice presidente dos Red Wings. O ex jogador teve algumas experiências com a seleção canadense, onde foi responsável por montar diversos elencos entre 2007 e 2010. No entanto, Ken Holland, que era GM dos Red Wings na época e seu assistente Jim Nill receberam extensões contratuais, o que fez com Yzerman fosse buscar tal oportunidade em outro mercado.

Sendo assim, em Maio de 2010, Steve Yzerman assumiu a vice presidência e o posto de General Manager do Tampa Bay Lightning. Logo em sua primeira offseason, Yzerman renovou o contrato do ídolo Martin St Louis, assim como uma série de outras negociações, que lhe renderam uma indicação ao prêmio de GM do ano, onde acabou perdendo para Mike Gillis, do Vancouver Canucks. No entanto, seu impacto foi imediato, uma vez que o Lightning chegou as finais de conferências, sendo que no ano anterior, não havia nem se classificado. Nos anos seguintes, o excelente trabalho de Yzerman ficou ainda mais evidente, quando os frutos de seus Drafts começaram a aparecer. Da atual equipe do Tampa Bay Lightning, Yzerman foi o responsável pelas seguintes escolhas: Nikita Kucherov, Ondrej Palat, Andrei Vasilevskiy, Cedric Paquette, Brayden Point e Anthony Cirelli.

Sob a direção de Yzerman, o Lightning se tornou uma das principais equipes da NHL no cenário atual, chegando as finais da Stanley Cup na temporada 14-15, onde saiu derrotado pelo Chicago Blackhawks. A equipe ainda chegaria a mais uma final de conferência em 17-18 e igualaria o recorde dos Red Wings (que contava com Yzerman como jogador) de 62 vitórias em uma temporada regular, vencendo o primeiro President’s Trophy da história da franquia.

Em Setembro de 2018, Yzerman anunciou que deixaria a posição de GM do Lightning e que continuaria trabalhando como conselheiro na equipe, dando lugar a Julien BriseBois. E em Abril de 2019, veio a notícia que o torcedor dos Red Wings gostaria de ter ouvido a muito tempo: Steve Yzerman estava de volta à Detroit e assumiria finalmente o papel de GM da equipe, com a complicada missão de reconstruir os Red Wings, que vivem um momento extremamente complicado.