Peter Forsberg é um daqueles casos que chamamos de “natural born”. O jogador que nasceu pra fazer o que faz. O pai de Peter era Kent Forsberg, ex treinador do MODO Hockey e da seleção sueca de hockey, que treinou o filho durante toda sua carreira na Suécia e posteriormente durante competições internacionais com a seleção. Aos 16 anos estreou na equipe de juniores do MODO (sub 20) e a partir daí não parou mais. Ainda com 17 anos fez sua estreia pela equipe principal do MODO na SHL, participando de 23 partidas e anotando 17 pontos. Em 1991, aos 18 anos, foi selecionado como a 6ª escolha geral do Draft da NHL pelo Philadelphia Flyers. A escolha foi criticada pela mídia, que via o jogador como uma escolha para o fim do 1º round.
Apesar da alta aposta, Forsberg não chegou a atuar pelos Flyers, isso porque a equipe resolveu apostar ainda mais alto e em 1992 trocou o jogador, junto com outros 4 e mais alguns valores para o Quebec Nordiques, que havia selecionado Eric Lindros no ano anterior, como a 1ª escolha geral do Draft. Lindros não queria atuar em Quebec e fez uma “greve” que durou uma temporada para não se apresentar a equipe.
Forsberg seguiu brilhando na Suécia por mais alguns anos, conquistando inclusive os troféus de jogador do ano e MVP da liga sueca em 1993 e 1994, e conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, aos 21 anos, marcando o gol decisivo no shootout, em um movimento que é lembrado até os dias de hoje (assista abaixo). Finalmente em janeiro de 1995, após o lockout, Peter Forsberg estreou pelo Quebec Nordiques, mudando o rumo da franquia, que viria a se tornar o Colorado Avalanche no ano seguinte.
Forsberg venceu o Calder Memorial Trophy (Melhor novato) e já no ano seguinte ajudou a conduzir sua equipe para a primeira conquista de Stanley Cup de sua história. Esta, foi a única temporada que o jogador conseguiu atuar em todas as partidas. Dono de um estilo de jogo rápido e especialmente agressivo, Forsberg sofreu com diversas lesões ao longo da carreira, chegando até mesmo a perder uma temporada toda por conta de uma lesão (2001-2002). Forsberg conquistou a Stanley Cup mais uma vez, além de outros prêmios individuais, todos pelo Colorado Avalanche. O jogador chegou a atuar pelos Flyers, Predators e em 2011 tentou retornar para a NHL após 3 temporadas afastado, porém seu retorno pelos Avs durou apenas 2 partidas e o jogador anunciou sua aposentadoria devido a um sério problema no pé, que o atormentara por muitos anos de sua carreira. Abaixo, os números e conquistas de Forsberg na NHL:
– 708 jogos
– 249 gols
– 885 pontos
– 2x Stanley Cup
– Hart Memorial Trophy (MVP)
– Art Ross Trophy (Maior pontuador)
– Calder Memorial Trophy (Melhor novato)
MAS E APÓS SUA CARREIRA?
Após se aposentar, Forsberg se dedica a diversos negócios, tanto em sua terra natal, como também no estado do Colorado. Na Suécia, o ex jogador criou uma companhia utilizada na importação e distribuição dos calçados Crocs pelo país. Peter também foi um dos donos de uma cia aérea chamada Nextjet, que atuava também na Suécia, tendo como especialidade voos domésticos. A empresa decretou falência em maio de 2018. Junto com seu pai, Forsberg também possui uma empresa atuante na Suécia no ramo de propaganda. A empresa foi uma das responsáveis por investir fundos na construção da nova arena do MODO Hockey, inaugurada em 2006. Além disso, o ex jogador também possui empreendimentos no ramo imobiliário tanto em Estocolmo, como em Denver, além de ter construído seu próprio campo de golfe em sua cidade natal, Örnskoldsvik.
No que diz respeito ao hockey, Forsberg acompanha os jogos na TV, está sempre em dia com o que acontece na NHL também e não descarta se envolver novamente com o esporte como dirigente ou até mesmo treinador, porém no momento, o ex jogador vive com sua família em Estocolmo e devido a família, especialmente os 3 filhos pequenos, não consegue encontrar muito tempo disponível para ser ativo no esporte, ir até as arenas e tudo mais (entendemos, né?). No entanto, uma coisa é clara: Se houver qualquer envolvimento, será com o MODO Hockey da SHL, pois de acordo com Forsberg, é seu time do coração e ele não se vê trabalhando em outro lugar.