Nick Suzuki é o novo capitão do Montreal Canadiens. O anúncio foi feito pelo clube no último dia 12 de setembro. 31º jogador a assumir o posto na história da franquia, Suzuki é, 23 anos de idade, o mais jovem a usar o “C” bordado na camisa. “Uma honra e um privilégio para mim”, disse o atleta.
Selecionado pelo Vegas Golden Knights na 13º escolha de 2017, Suzuki foi adquirido pelos Canadiens em uma troca pelo então capitão do time, Max Pacioretty. Na negociação, Montreal ainda recebeu Tomas Tatar e uma escolha de 2ª rodada no Draft de 2019.
Sua estreia na NHL aconteceu em 2019. Ao longo de três temporadas com os Canadiens, Suzuki soma 209 jogos, 49 gols e 94 assistências. Em playoffs, são mais 32 partidas, com 11 gols e 12 assistências.
O posto de capitão ficou vago em Montreal após a saída de Shea Weber, no fim da última temporada regular. Havia uma forte especulação na imprensa e entre os torcedores sobre quem seria o próximo no cargo, Suzuki ou Brendan Gallagher.
Para Dave Poulin, ex-jogador e comentarista do quadro That’s Hockey, da TSN, a escolha não deve afetar o grupo. Ele acredita que o elenco apoiará e abraçará Suzuki em sua nova tarefa. “Brendan Gallagher será um irmão mais velho (para Suzuki), um mentor, um líder.”
O próprio Gallagher se pronunciou a favor da escolha. “Ele é o coração do time. Ele é nosso líder e estou feliz em segui-lo. Tem o apoio de toda a equipe.”
Nick Suzuki também é o primeiro canadense de ascendência asiática a capitanear os Canadiens. Junto a ele, Gallagher e Joel Edmundson atuarão como capitães alternativos do tricolor.
Foto: NHL.com