Com o fim do World Junior Championship de 2022, alguns prospectos foram grandes destaques e com certeza deixaram boas impressões para suas respectivas equipes na NHL. Destacamos a seguir alguns desses nomes, em ordem alfabética.

Emil Andrae, defensor, Suécia:

Um dos únicos destaques ofensivos da equipe sueca, o prospecto do Philadelphia Flyers liderou a seleção com oito pontos (quatro gols e quatro assistências) em uma média de 22:04 minutos no gelo em seis jogos. Além disso, Andrae também contribuiu em três dos sete gols de power play da equipe, que encerrou o torneio em segundo lugar nos aproveitamentos da categoria, com 46,7%.

Emil Andrae em partida pela Suécia (Foto: Steven Ellis/The Hockey News)

O atacante do Buffalo Sabres, Isak Rosen, chegou a afirmar: “[Andrae] foi nosso melhor jogador no torneio inteiro. Ele marcou gols, ele é nosso líder dentro e fora do gelo e foi simplesmente incrível na competição”.

Mason McTavish, atacante, Canadá:

Com a performance mais memorável de um jogador da seleção canadense na história do torneio e sendo o maior dos destaques do World Junior 2022, o capitão Mason McTavish teve excelente números para a equipe campeã: foram oito gols e 17 pontos marcados pelo jogador que pertence ao Anaheim Ducks, sendo a segunda melhor marca de um jogador da seleção canadense no torneio, juntamente com Wayne Gretzky (1978) e Eric Lindros (1991), o que lhe rendeu os prêmios de melhor atacante e MVP do torneio, além de ser peça-chave para a equipe canadense se sagrar campeã do torneio.

O lance mais marcante de McTavish com certeza foi ele salvando a equipe após tirar o puck de cima da linha na prorrogação da final:

Sobre o lance, ele declarou: “Sendo honesto, eu tive muita sorte. O stick estava no lugar certo, na hora certa. Eu nem sei por que estava atrás do nosso goleiro, não era o melhor lugar, mas eu acho que no final deu tudo certo”.

Jan Mysak, atacante, República Tcheca:

O prospecto do Montreal Canadiens foi um líder dentro do gelo e fora dele, tendo oito pontos (cinco gols e três assistências) como capitão da equipe tcheca. Jan marcou o primeiro gol de três seguidos da seleção no confronto contra os Estados Unidos nas quartas de final e foi selecionado para o time das estrelas do torneio.

Mysak marcando seu primeiro gol no torneio (Foto: NHL.com)

O goleiro Tomas Suchanek comentou a performance de Mysak: “Ele é incrível. Um jogador incrível, um líder incrível. Se você perguntar a ele sobre qualquer coisa, ele lhe dirá tudo o que fará você ser melhor”.

Aatu Raty, atacante, Finlândia:

Após não ser convocado para o torneio em Dezembro, o prospecto do New York Islanders foi fundamental para a equipe no reinício da competição. Jogando como central na melhor linha da seleção finlandesa, junto com Roni Hirvonen do Toronto Maple Leafs e Joakim Kemell do Nashville Predators, Raty somou 10 pontos (três gols e sete assistências) na competição, ficando atrás apenas de Kemell.

O técnico da seleção finlandesa, Antti Pennanen, que não convocou o jogador inicialmente, não se mostrou surpreso com a melhora do atacante após o nível apresentado na última temporada, onde ele teve 40 pontos (13 gols e 27 assistências) em 41 jogos pelo Jukurit na principal liga profissional da Finlândia (Liiga) e quatro pontos (um gol e três assistências) em seis jogos de pós-temporada com o Bridgeport Islanders na AHL.

Aatu Raty durante o torneio (Foto: Associated Press)

“Ele é um jogador muito bom. Sua última temporada no Jukurit foi muito boa, eu realmente esperava esse nível e no momento acredito que a confiança dele está em alta, algo muito bom de se ver” afirmou Pennanen.

Olen Zellweger, defensor, Canadá:

Mais um destaque canadense e do Anaheim Ducks na lista, Zellweger foi selecionado ao time das estrelas do torneio. Com 11 pontos (dois gols e nove assistências), ele liderou a categoria entre os defensores do torneio, ficando apenas um ponto atrás do recorde do país na competição, estabelecido por Alex Pietrangelo (2010) e Bryan McCabe (1995).

Zellweger (direita) disputa o puck na partida contra a República Tcheca (Foto: Jason Franson/The Canadian Press)

“Ele é muito bom mesmo. Suas habilidades e sua patinação são incríveis. Eu assisto seus melhores momentos às vezes apenas para me divertir,” disse o atacante canadense Connor Bedard, o mais cotado para ser a primeira escolha geral do draft da NHL de 2023.

Essa notícia foi traduzida, para ler a original clique aqui.