Após uma temporada na República Tcheca, o central David Krejci comemorou o fato de poder jogar com familiares na torcida próximo à sua cidade natal, antes de acertar seu retorno à NHL para o Boston Bruins.

Após uma temporada na República Tcheca, o central comemorou o fato de poder jogar com familiares na torcida próximo a sua cidade natal antes de acertar seu retorno a NHL e para o Boston Bruins.
David Krejci de volta ao Boston Bruins (Foto: Maddie Meyer/Getty Images)

Duas temporadas atrás, durante uma pandemia mundial e com um contrato expirante, David Krejci tinha dúvidas sobre os próximos passos de sua carreira, já que o objetivo de jogar no seu país, após sua aposentadoria na NHL, era uma meta pendente de se cumprir.

 

Aos 35 anos, David tomou a decisão de sair da NHL para jogar em sua terra natal: em julho de 2021, o jogador anunciou que retornaria para a República Tcheca e jogaria pelo HC Olomouc, time baseado na cidade de mesmo nome e localizado à cerca de 25 quilômetros da cidade natal de Krejci, Sternberk.

 

“Foi uma decisão bem difícil”, afirmou David. “Eu tive que colocar meus objetivos relacionados com a NHL de lado por algum tempo para que pudesse priorizar minha família. Eles fizeram muitos sacrifícios, principalmente meus pais e meu irmão. Sem eles, eu não estaria aqui [na NHL]” concluiu.

 

Não houve menção sobre um possível retorno, então parecia que, após 15 anos na NHL (todos com o Bruins), Krejci havia jogado sua última partida pela Liga.

 

O impacto de David foi imediato: logo na estreia pelo Olomouc, ele marcou seu primeiro gol dos 20 que anotou durante seus 51 jogos pela equipe, além de 26 assistências que totalizaram 46 pontos. O técnico da equipe, Jan Tomajko, afirmou que o feito foi como uma “universidade” aos jogadores mais jovens e uma temporada inesquecível aos torcedores.

 

Jakub Jarolim, fisioterapeuta da equipe, comentou sobre o retorno de Krejci: “Eles tinham grandes cartazes dizendo: ‘O rei está de volta, bem-vindo de volta Krejci’. Na primeira jogada, ele marca um gol e a torcida vai ao delírio, gritando seu nome. Era a ‘Krejci-mania’ em Olomouc”.

 

Ao retornar para Boston para a temporada 2022-23, Krejci veio sozinho. Após assinar um contrato de uma temporada em agosto, sua esposa Naomi e os filhos ficaram na Carolina do Sul. A oportunidade na terra natal foi fundamental para a família de Krejci estar mais perto uns dos outros, e ele aproveitou a chance como uma forma de agradecer a todo o cuidado da família.

 

“Quando voltei, eu percebi o quão grande havia sido o sacrifício deles. Eu tinha que estar no gelo todos os dias, então alguém tinha que me levar até lá, alguém precisava me ajudar a me vestir todos os dias por um bom tempo até que eu pudesse fazer isso sozinho. Quanto mais velho eu fiquei e depois de ter filhos, eu cheguei à conclusão de que era a hora de retribuir. Sinto que esse foi um bom começo e farei mais eventualmente” afirmou David.

 

Com uma carreira de 970 jogos na NHL e 738 pontos (217 gols e 521 assistências), Krejci sabia que não era o fim para ele na Liga. Apesar das incertezas sobre o futuro na NHL, o objetivo maior segue conseguir repetir o feito de 2011 com Patrice Bergeron e Brad Marchand e levantar mais uma vez a Stanley Cup, além de alcançar a meta dos mil jogos.

 

A temporada na República Tcheca não parece ter afetado muito a habilidade de Krejci na NHL: desde seu retorno ao Boston Bruins, são oito pontos em oito jogos, com dois gols e seis assistências. Atualmente, o central está na lista de lesionados devido a lesão no tronco sofrida em uma partida contra o Detroit Red Wings na última quinta-feira, dia 27 de outubro. Boston atualmente lidera a Divisão Atlântica com 20 pontos (10-1-0) e é a nona colocada no nosso último Power Ranking.

 

Essa matéria foi traduzida e adaptada. A original pode ser encontrada aqui.

Texto por João Pedro Scarpato – @ScarpatoJoao