Mikko Koivu será o primeiro jogador do Wild a ter seu número aposentado

Koivu será o primeiro jogador do Wild a ter seu número aposentado

Mikko Koivu terá seu número 9 aposentado pelo Minnesota Wild no dia 13 de março, antes de um jogo contra o Nashville Predators no Xcel Energy Center.

O atacante, que será o primeiro jogador do Wild a receber a homenagem, se aposentou da NHL na última temporada depois de jogar quase todos os seus 1.035 jogos na temporada regular com o Wild durante suas 16 temporadas na liga.

“Eu vejo isso como mais uma chance de agradecer aos fãs e também às pessoas que me ajudaram ao longo da minha carreira aqui em Minnesota”, disse Koivu. “Não tive a chance de [me despedir]… especialmente com os fãs, jogadores, administração e equipe. Tudo isso. Vai ser divertido.”

Mikko Koivu será o primeiro jogador do Wild a ter seu número aposentado
Reprodução/NHL

Escolhido por Minnesota como a sexta escolha no draft da NHL de 2001, Koivu se tornou o primeiro da franquia a alcançar a marca de 1.000 jogos durante a temporada regular em 1º de dezembro de 2019, sendo líder em pontos (709), assistências (504) e em jogos da temporada regular (1.028), e o segundo em gols (205) atrás de Marian Gaborik (219). Koivu marcou 28 pontos (11 gols, 17 assistências) em 59 jogos de playoffs, estabelecendo um recorde para o Wild.

“Tenho orgulho disso. Tenho orgulho de ser parte do Wild. Sempre tive”, disse Koivu. “Acho que é exatamente aquela sensação, como disse antes, de passar muitos anos com o time, mas também o quanto o hóquei significa para o estado de Minnesota, para as pessoas daqui. Acho que isso é algo que você não percebe, eu não percebi nos primeiros dois anos. Você apenas joga os jogos e coisas do tipo. Mas, então, você começa a perceber o hóquei infantil no colégio, a faculdade e todo esse caminho até, obviamente, a NHL. Acho que isso é especial.”

Koivu foi nomeado o primeiro capitão em tempo integral de Minnesota no início da temporada 2009-10, já que o Wild alternou seus capitães em suas oito primeiras temporadas. Ocupou esse cargo até 2020, antes de assinar um contrato de um ano com o Columbus Blue Jackets em 10 de outubro. Ele pensou em se aposentar quando o Wild decidiu não contratá-lo novamente, mas disse que a chance de jogar pelos Blue Jackets o revigorou. Koivu marcou dois pontos (um gol, uma assistência) em sete jogos com eles antes de se aposentar em 9 de fevereiro.

Mikko Koivu será o primeiro jogador do Wild a ter seu número aposentado

“Estamos extremamente animados em anunciar que Mikko Koivu será o primeiro jogador na história do time a ter sua camisa aposentada”, disse Craig Leipold, proprietário do Wild, na segunda-feira (29). “Mikko fez tantas coisas boas por nossa organização dentro do gelo e por nossa comunidade durante seus 15 anos de carreira aqui. Ele realmente merece esta homenagem e estou ansioso para comemorar esse momento histórico com sua família e todos os nossos fãs apaixonados na Xcel Energy Center em 13 de março.”

O Wild aposentou o número 1 em homenagem a seus fãs antes de seu primeiro jogo da NHL em 11 de outubro de 2000.

“Ninguém trabalhou mais do que Mikko durante seu tempo com o Minnesota Wild”, disse Bill Guerin, general manager do Wild. “Ele era um competidor feroz e um capitão fantástico dentro e fora do gelo. Mikko é o líder da franquia em muitas categorias, mas o impacto que ele causou em nossa comunidade e as conexões que ele fez com os fãs do Wild viverão para sempre. Estamos ansiosos para compartilhar esta homenagem especial com Mikko e todos os nossos fãs no dia 13 de março.”

Esta é uma tradução adaptada, para ler o original clique aqui.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email