Finalmente! A temporada 2021-22 chegou! É provável que você já tenha ouvido falar de estatísticas como gols, assistências, porcentagem de defesa, média de gols sofridos, dentre outras. Mas, você conhece estatísticas avançadas, por exemplo, Corsi, Fenwick, PDO, Zone Starts?

Então, com o início da temporada, o NHL Brasil preparou um guia ensinando números mais avançados da liga. Confira!

ESTATÍSTICAS AVANÇADAS DOS PATINADORES

CORSI E FENWICK

Corsi: o Corsi é uma medida que considera todos os chutes tentados a favor (CF) e contra (CA). Ou seja, disparos bloqueados ou que não chegaram no gol também são contabilizados. Essa estatística serve principalmente para medir o controle de posse do disco dos times e/ou jogadores. Dessa maneira, o Corsi pode ser medido por porcentagem ou como um número positivo ou negativo.

Corsi a favor (CF): Chutes + Chutes errados + bloqueios contra

Corsi contra (CA): Chutes contra + Chutes errados contra + bloqueios a favor

Porcentagem de Corsi a favor (CF%): CF/(CF-CA)

Corsi = CF-CA

É válido lembrar que, se o CF% for igual ou superior a 50%, significa que o time ou o jogador está com mais controle do disco.

Na temporada passada, entre os jogadores com pelo menos 35 partidas, Mikko Rantanen liderou a NHL em porcentagem de Corsi a favor (63,4%).

Foto: Isaiah J. Downing/USA TODAY Sports

Fenwick: o Fenwick representa praticamente a mesma coisa que o Corsi, porém não considera os disparos bloqueados. Isso porque os chutes bloqueados podem ser considerados como uma habilidade, portanto esse fator é retirado.

Em 2020-21, Patrice Bergeron foi o líder da liga em Fenwick a favor (63,4%) entre os patinadores com 35 ou mais jogos.

Foto: Winslow Towson/AP

PDO: A ESTATÍSTICA QUE INDICA SE O JOGADOR OU TIME ESTÁ COM SORTE

O PDO é uma estatística avançada calculada a partir da soma entre porcentagem de chutes do time enquanto o jogador está no gelo (oiSH%) e porcentagem de defesas do time enquanto o jogador está no gelo (oiSV%). A média do PDO é 100. Se acaso o valor seja muito maior do que 100, considera-se que o jogador está com “sorte”. Por outro lado, se o PDO for muito menor do que 100, o patinador está com “azar”. Um nível sustentável do PDO varia entre 98 e 102, segundo Ben Wendorf, co-criador do Hockey Graphs.

Carson Soucy foi o jogador com maior PDO na temporada passada (107,4). Por outro lado, o jogador com menor PDO em 2020-21 foi Nolan Patrick (90,8), considerando atletas com 35 partidas.

Foto: Chris O’Meara/AP

ZONE STARTS

As zone starts (ZS) ou até porcentagem zone starts ofensivas (oZS%) medem a porcentagem de tempo que o jogador inicia na zona ofensiva. Esta estatística não leva em consideração os inícios dos jogadores na zona-neutra, mas sim quando o patinador começa o shift em uma zona (durante os faceoffs). Uma porcentagem ofensiva de zone start é o número de inícios na zona ofensiva dividido pelo número total de zone starts (ofensivo e defensivo).

De acordo com a estatística, um jogador com zone start ofensivo de 54% ou mais é considerado de “perfil ofensivo”. Por sua vez, um atleta com caráter “defensivo” tem 46% ao menos de zone start ofensivo.

Evgeny Kuznetsov foi o jogador com pelo menos 35 jogos com maior porcentagem de zone starts ofensivos (74,4%) em 2020-21.

Foto: Nick Wass/AP

GOLS A FAVOR E GOLS CONTRA

Os gols a favor (GF) e gols contra (GA) são contados enquanto o jogador está no gelo. A porcentagem de gols a favor (GF%), então, considera os gols marcados pelo time enquanto o patinador está jogando.

A fórmula é GF% = GF*100/(GF+GA)

Em 2020-21, Martin Necas foi o líder da NHL em porcentagem de gols a favor (GF%) entre os jogadores com 35 ou mais partidas (71,7%).

Foto: Gregg Forwerck/NHLI via Getty Images

ESTATÍSTICAS AVANÇADAS DOS GOLEIROS

QUALITY STARTS

As quality starts são as partidas em que os goleiros registram uma porcentagem de defesa superior à média da liga. Além disso, no caso de jogos em que os goleiros tiveram porcentagem de defesa igual ou superior a 88,5% em partidas em que sofreram 20 chutes ou menos.

Por sua vez, existe também a estatística de porcentagem de quality starts. Ela é calculada da seguinte maneira:

Porcentagem de quality starts = Jogos como titular dividido por Quality Starts

Segundo o Hockey Abstract, uma porcentagem superior a 60% é considerada boa, enquanto que abaixo de 50% é ruim. A média da estatística é 53%.

Semyon Varlamov, Marc-Andre Fleury e Phillipp Grubauer terminaram a temporada 2020-21 empatados com maior número de quality starts (26). Entretanto, Varlamov teve a maior porcentagem de quality starts entre os três (74,3%).

Semyon Varlamov foi o líder em várias estatísticas avançadas de goleiros na temporada 2020-21 da NHL
Foto: NHLI via Getty Images

PARTIDAS INICIADAS REALMENTE RUINS

As “partidas iniciadas realmente ruins” (Really Bad Starts) são os jogos como titular em que os goleiros registram uma porcentagem de defesas inferior a 85%.

Na temporada passada, Martin Jones foi o líder dessa estatística, com 12.

Foto: Ron Chenoy/USA TODAY Sports

GOLS SOFRIDOS ACIMA DA MÉDIA

Os gols sofridos acima da média (GSAA) é uma estatística cumulativa e representa o número de gols sofridos por um goleiro comparando com o número de gols que seriam tomados por um goleiro médio.

Por exemplo: Semyon Varlamov foi o líder na temporada passada em GSAA, com 21,97. Então, se um goleiro médio estivesse em seu lugar, o time teria sofrido quase 22 gols a mais do que com Varlamov.

PORCENTAGEM DE DEFESAS EM CHUTES DE BAIXO, MÉDIO E ALTO PERIGO

Porcentagem de defesas em chutes de baixo perigo (LDSv%): Representa a porcentagem de defesas em chutes com aproveitamento de disparos não bloqueados menor ou igual a 3%;

Porcentagem de defesas em chutes de médio perigo (MDSv%): É a porcentagem de defesas em chutes com aproveitamento de disparos não bloqueados maior do que 3% e menor do que 9%;

Porcentagem de defesas em chutes de alto perigo (HDSv%): Caracteriza a porcentagem de defesas em chutes com aproveitamento de disparos não bloqueados maior ou igual a 10%.

PORCENTAGEM ESPERADA DE DEFESAS

A porcentagem esperada de defesas (xSv%) é a porcentagem de defesas que um goleiro médio da liga teria, segundo a qualidade dos chutes que enfrenta. É válido notar que não representa a medida de como o goleiro está atuando na realidade. Mas, sim, como uma referência para a porcentagem de defesas que um goleiro da média deveria ter, de acordo com a qualidade dos disparos enfrentados.

Assim como em outras estatísticas, Semyon Varlamov foi o goleiro com maior porcentagem esperada de defesas (96,1%).

Por fim, também existe a porcentagem delta de defesas ou ajustada (dSv%). Esse é um número que representa a diferença entre a porcentagem esperada e a porcentagem de defesas real do goleiro. Dessa maneira, tem como analisar se o jogador está performando melhor ou pior do que um goleiro médio, considerando a qualidade dos disparos enfrentados por ele. Um dSv% de zero significa que o goleiro está jogando realmente como o goleiro médio segundo a qualidade dos chutes.

Em 2020-21, o goleiro com a maior porcentagem delta de defesas foi Marc-Andre Fleury (0,1%). Por sua vez, Brian Elliott foi o goleiro com a menor porcentagem delta de defesas (-0,15%).

Foto: Jeff Bottari/NHLI via Getty Images

ONDE ACESSAR ESSAS ESTATÍSTICAS

Essas estatísticas avançadas podem ser encontradas em sites como Hockey Reference, Money Puck e na página oficial da NHL. Entretanto, no site da liga, algumas estatísticas possuem nomes diferentes. Por exemplo: Corsi é denominado shot attempts differential (SAT), enquanto Fenwick é unblocked shot attempts differential (USAT) e, por fim, PDO é On-Ice S%+SV%.

Autor

  • Jornalista. Fã de esportes americanos, futebol australiano e fantasy sports. Criador do Nas Entrelinhas do Jogo (@BlogNEJ), Footy Brasil (@BrasilFooty) e Viciado em Fantasy Sports (@ViciadoFSports).