Corey Crawford pode retornar ao gelo pelo Chicago Blackhawks nesta temporada, mesmo que tenha sido considerável “inapto para jogar” após quatro dias de training camp até aqui, disse o técnico dos Hawks, Jeremy Colliton.

Então, agora não há mudança, mas nós certamente não o descartamos se formos adiante na temporada

Como parte do Plano de Retorno da NHL, equipes não são permitidas de revelarem se um jogador está lesionado ou doente, apenas o declaram “inapto para jogar”. Crawford não participou de nenhum treino do training camp, nem dos treinos voluntários que se iniciaram em Junho.

Chicago, que se prepara para enfrentar o Edmonton Oilers nas Qualificatórias da Stanley Cup, tem quatro goleiros no camp (Malcom Subban, Collin Delia, Kevin Lankinen e Matt Tomkins). Subban, Delia e Lankinen tem revezado durante os treinos.

Subban é o mais experiente entre os 3; ele tem um recorde de 30-23-7, com uma média de 2.97 gols sofridos por partida e .899 de porcentagem de defesas em 66 jogos com o Boston Bruins, Vegas Golden Knights e com os Blackhawks, que adquiriram o goleiro de Vegas na troca que enviou Robin Lehner para a equipe do deserto. Subban tem 9-7-3, com uma média de 3.17 gols sofridos e .890 de porcentagem de defesas  nesta temporada.

Delia teve um recorde de 7-5-3 com 3.65 gols sofridos por jogo e uma porcentagem de defesa de .906 em 18 jogos, todos com os Blackhawks. Delia não atuou nenhuma vez nesta temporada. Mas nem Subban, nem Delia já participaram de um jogo de playoff na carreira.

Obviamente pode ser a oportunidade de uma vida. Para mim, é levar dia a dia e continuar trabalhando duro e me certificando que estarei pronto caso tenha uma oportunidade, disse Subban.

Crawford registrou 16-20-3 com uma média de 2.77 gols sofridos e .917 de porcentagem de defesas em 40 jogos antes da pausa na temporada devido as precauções com o coronavírus. O goleiro que poderá se tornar agente livre irrestrito (UFA) ao fim desta temporada, venceu a Stanley Cup com os Blackhawks em 2013 e 2015, retornou saudável nesta temporada após perder 80 jogos nas últimas 2 temporadas devido a concussões.

Os Blackhawks entraram nas qualificatórias como seed número 12 na Conferência Oeste e o primeiro jogo do confronto diante dos Oilers ocorre no dia 1º de Agosto, em Edmonton, uma das cidades sede dos playoffs. Antes disso, os Hawks enfrentam os Blues em uma partida amistosa no dia 29 de Julho.

O atacante Patrick Kane disse ter confiança em Subban ou então em Delia, caso precisem substituir Crawford

Eu sei que Delia chegou e jogou algumas partidas a alguns anos atrás e ele foi incrível. Ele é muito atlético, muito bom nos movimentos laterais. Sua velocidade é algo muito impressionante. Mesma coisa Subban. Apenas disparando contra ele, você percebe o quão atlético e rápido ele é. Se você fizer alguns movimentos em frente a um goleiro, você normalmente tem a chance de elevar o puck e marcar, ou se for em um breakaway. Ele é um cara que chega na jogada muito rápido e torna mais difícil para você fazer alguns movimentos. Então você pode ver como é seu talento e porque ele foi draftado tão cedo. Ele é um cara que pode aparecer e fazer um grande trabalho para nós. Eu acho que ambos parecem confiantes, o que é obviamente muito importante. Obviamente adoraríamos ter Crawford aqui conosco. Ele tem sido um goleiro incrível por um longo tempo aqui. Mas se ele não estiver apto para jogar, eu acho que temos confiança que um dessas caras pode aparecer.

Os playoffs da NHL começam no dia 1º de Agosto, com 5 jogos diários! Preparem-se!

Texto traduzido na íntegra. Para ler o texto original clique aqui

Foto: Reprodução/NHL