Carey Price deixa Canadiens para participar de programa de assistência da NHL/NHLPA

Carey Price deixa Canadiens para entrar em programa de assistência da NHL/NHLPA

Carey Price estará fora do Montreal Canadiens enquanto participa voluntariamente do programa de assistência ao jogador da NHL/NHLPA.

O goleiro de 34 anos não estaria pronto para o primeiro jogo da temporada regular contra o Toronto Maple Leafs, no dia 13 de outubro. O técnico do Canadiens, Dominique Ducharme, disse na quarta-feira (6) que Price, que estava treinando individualmente após passar por uma cirurgia no joelho, ainda não tinha se recuperado de “uma doença não relacionada ao COVID-19 que o manteve afastado do gelo nos últimos dias.”

Carey Price deixa Canadiens para participar de programa de assistência da NHL/NHLPA
Reprodução/NHL

A esposa de Corey Price, Angela, compartilhou uma mensagem em seu Instagram logo após a NHL anunciar que Price tinha entrado no programa.

“Parte do privilégio de estar na posição em que nossa família está, é que também temos uma plataforma pública para mostrar como pode haver um caminho para a luz para aqueles que estão lutando”, escreveu Angela. “Não importa o que está em jogo, esperamos poder comunicar a importância de colocar sua saúde mental em primeiro lugar não apenas falando, mas também mostrando e trabalhando para melhorar.”

“Carey está mostrando para si mesmo e para nossa família que está tomando a melhor decisão possível para nós. Vou continuar ao lado dele e de nossos filhos buscando o apoio de que posso precisar a qualquer dia. E é extremamente importante para nós mostrarmos aos nossos filhos que pedir ajuda e se deixar ser apoiado por outras pessoas não é apenas OK, mas encorajado – a qualquer hora e em qualquer circunstância.”

O general manager Marc Bergevin disse que a preocupação é com Price, e não com os Canadiens.

“Pedir ajuda mostra muita coragem”, disse Bergevin. “Acredito que eventualmente tudo voltará ao normal. Obviamente ainda existe a preocupação, mas estou confiante de que o veremos novamente este ano.”

“Hoje eu não estou pensando em Carey Price, o goleiro do Montreal Canadiens, mas em Carey Price, o ser humano.”

Reprodução/Sportsnet

O atacante dos Canadiens, Jonathan Drouin, tirou uma licença por conta de episódios de ansiedade em 28 de abril e foi colocado na reserva por lesão de longo prazo, dizendo à RDS em 20 de setembro que teve problemas com ansiedade por muitos anos e problemas de insônia relacionados a isso. Ele teve duas assistências na vitória por 5-2 contra o Toronto Maple Leafs na pré-temporada em 27 de setembro, seu primeiro jogo desde que se afastou.

“O problema está na sala, às vezes… não dizemos nada e é muito pessoal”, disse Bergevin. “Mas eu [os] saúdo e estou feliz por eles terem feito isso. Se há outros jogadores na NHL que têm problemas diferentes, quaisquer que sejam, eu realmente acho que a NHL e a NHLPA estão realmente olhando para o bem-estar dos jogadores e eu os elogio por isso. Acho que todo general manager é muito sensível a isso, e nós estamos aqui em Montreal por [Drouin], Carey e sua família… ele tem filhos, três filhos e uma esposa, então acho que precisamos apoiá-los. Precisamos respeitar sua privacidade e desejar o melhor a ele. Acredito que dias melhores virão para Carey e sua família”.

Price fez uma cirurgia artroscópica em Nova York em 22 de julho para reparar um rompimento no menisco, onde os Canadiens disseram à época que sua recuperação total levaria de 10 a 12 semanas. Ele voltou a patinar em 16 de setembro e disse ao NHL.com que estava na academia e na clínica médica do Canadiens quase todos os dias para voltar à forma.

“Estou lidando com isso há um bom tempo”, disse Price em 13 de setembro. “Queríamos cuidar disso e agora estou apenas tentando recuperar minha saúde. Me sinto muito bem… eu estou apenas fazendo minha reabilitação e me certificando de que estou pronto. Como qualquer tipo de reabilitação, você nunca tem certeza de quanto tempo vai demorar. É um processo que leva dia após dia”.

Reprodução/Sportsnet

Price teve 13-9, com uma média de 2,28 gols contra e um percentual de defesa de 92,4% e uma derrota nos playoffs da Stanley Cup na temporada passada, ajudando os Canadiens a chegar à final pela primeira vez desde a vitória da Copa em 1993. Eles perderam a série de 7 jogos no jogo 5 contra o Tampa Bay Lightning.

Montreal deixou Price exposto em 2021 no draft de expansão um dia antes de sua cirurgia, mas ele não foi escolhido pelo Seattle Kraken.

“Na época, quando decidimos que esse era o caminho a seguir, não tínhamos muita preocupação em nos mudar”, disse Price. “Então, toda a agitação em torno do draft faz você questionar isso. Mas sabíamos que queríamos ficar em Montreal e o que quer que fosse acontecer, aconteceria. Sabíamos que se isso acontecesse e fossemos para Seattle, estaríamos perto de nossa família. Mas estamos gratos por estarmos aqui de volta [e] no final do dia, serei um Canadien pelo resto de nossa carreira”.

Price e o futuro de Montreal

Desde que foi escolhido por Montreal como a escolha número 5 no draft da NHL de 2005, Price está 360-257-79 com uma média de 2,50 de gols sofridos, uma porcentagem de defesa de 91,7% e 49 shutouts em 707 jogos da temporada regular (695 partidas). Suas 360 vitórias são as mais importantes da história do Canadiens.

Em 2014-15, Price ganhou um Troféu Vezina, sendo eleito o melhor goleiro da NHL. Também ganhou o Troféu Hart, como o jogador mais valioso da NHL, e o Prêmio Ted Lindsay, concedido ao jogador mais excepcional da Liga votado por membros da NHL Player’s Association. 

Price tem cinco temporadas restantes em um contrato de oito anos que assinou com Montreal em 2 de julho de 2017.

Agora, espera-se que Jake Allen comece a temporada como o goleiro número 1 dos Canadiens. Sam Montembeault, que foi pego nos waivers em 2 de outubro, e Cayden Primeau, de 22 anos com seis jogos de experiência na NHL, também estão na lista.

“Pegar Samuel dos waivers nos dá hoje uma válvula de escape”, disse Bergevin. “Estou feliz por termos feito… outras equipes teriam percebido a necessidade. Não acho que ninguém esteja movendo goleiros para substituir Carey Price, mas sentimos que com Jake, que fez um excelente trabalho ano passado, e Sam que veio para o camp, pelo menos por agora até que [Price] esteja de volta, acho que me sinto confortável em poder começar a temporada com esses caras em nossa lista”.

 

Este texto foi traduzido. Para ler o original, acesse o link.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email