Marc-André Fleury troca Vegas por Chicago

Equipes que melhor se movimentaram na offseason

Vamos analisar as equipes que melhor se movimentaram durante a offseason, na missão de montar o elenco da temporada seguinte em busca da sonhada Stanley Cup. Para isso, as franquias utilizam de trocas de jogadores ou escolhas no draft, renovações e assinatura de jogadores que estão com seus contratos encerrados em outras equipes, os free agents. Para tal análise, iremos considerar os seguintes fatores:

– Possibilidade de melhora ou manutenção na posição geral em relação à temporada anterior.

– Mínimo de 30 jogos para jogadores de linha e 20 para goleiros, visto que a temporada teve menor número de jogos em virtude da Covid-19.

Boston Bruins

Saídas: Jaroslav Halak (G), Jeremy Louzon (D), Nick Ritchie (F), Sean Kuraly (F).

Chegadas: Linus Ullmark (G), Derek Forbort (D), Nick Foligno (F), Erik Haula (F), Tomas Nosek (F).

Na temporada 2020-21, os Bruins terminaram com a décima melhor campanha, sendo a quinta melhor defesa, mas o 14º melhor ataque. As adições de Ullmark e Forbort, tendem a deixar a defesa em um nível similar. A renovação de Tuukka Rask, que permanece sendo um free agent ou a contratação de outro bom goleiro, poderia elevar este nível. Para o ataque, Erik Haula e Nick Foligno devem fazer parte da terceira linha juntamente com Jake DeBrusk enquanto Tomas Nosek reforça a quarta linha. Essas adições durante a offseason devem fazer com que a posição final melhore e os Bruins disputem novamente os playoffs em 21/22.

Edmonton Oilers

Saídas: Adam Larsson (D), Ethan Bear (D), Caleb Jones (D), Dominik Kahun (F), Jujhar Khaira (F), Alex Chiasson (F), Tyler Ennis (F).

Chegadas: Duncan Keith (D), Cody Ceci (D), Warren Foegele (F), Zach Hyman (F), Derek Ryan (F).

Zach Hyman
Reprodução/NHL

Os Oilers seguem em busca de fazer o time ser competitivo nos playoffs. Donos da 11ª melhor campanha em 2020-21, perderam Adam Larsson para o Kraken e trocaram os jovens Ethan Bear e Caleb Jones. Com Oscar Klefborm ainda lesionado e podendo não jogar nesta temporada, os Oilers trouxeram Cody Ceci e o veterano Duncan Keith para a defesa. No ataque, as chegadas de Zach Hyman, Warren Foegele e Derek Ryan procura diminuir a dependência do trio McDavid, Draisaitl e Nugent-Hopkins, responsáveis por 60% dos pontos de ataque na temporada anterior.

Carolina Hurricanes

Saídas: Alex Nedeljkovic (G), James Reimer (G), Dougie Hamilton (D), Jake Bean (D), Haydn Fleury (D), Cédric Paquette (F), Brock McGinn (F), Morgan Geekie (F), Warren Foegele (F).

Chegadas: Antti Raanta (G), Frederik Andersen (G), Ian Cole (D), Ethan Bear (D), Tony DeAngelo (D), Jesperi Kotkaniemi (F) Josh Leivo (F), Derek Stepan (F).

Donos da terceira melhor campanha, os Canes fizeram diversas mudanças no elenco. Quarta melhor defesa em 2020-21, perdeu Dougie Hamilton para os Devils, trocou o goleiro Alex Nedeljkovic com o Detroit Red Wings e o defensor Jake Bean com Columbus Blue Jackets e ainda viu Haydn Fleury ser escolhido no Draft de Expansão pelo Seattle Kraken. Trouxe Antti Raanta e Frederik Andersen para disputarem a titularidade no gol, enquanto Ian Cole, Ethan Bear e Tony DeAngelo chegam para repor as saídas na defesa. Com todas as perdas no ataque, fez uma oferta por Jesperi Kotkaniemi, que o Montreal Canadiens não cobriu, garantindo o jogador por uma temporada e ainda adicionou às terceira e quarta linhas, Josh Leivo e Derek Stepan. Devido a quantidade e qualidade das perdas, os Canes ainda devem disputar os playoffs em 21/22, mas sua posição deve cair no geral. 

Colorado Avalanche

Saídas: Philipp Grubauer (G), Ryan Graves (D), Connor Timmins (D), Joonas Donksoi (F) Brandon Saad (F), Pierre-Edouard Bellemare (F).

Chegadas: Darcy Kuemper (G), Ryan Murray (D), Darren Helm (F).

Após ser o melhor time na temporada regular de 2020-21, sendo o mais efetivo e terceira defesa com menor número de gols cedidos, o Colorado perdeu o goleiro titular Philipp Grubauer e os defensores Ryan Graves e Connor Timmins. Darcy Kuemper foi o escolhido para disputar posição com Pavel Francouz no gol. Ryan Murray vem para somar na defesa. No ataque a maior perda sentida será Joonas Donksoi escolhido pelo Seattle Kraken no Draft de Expansão. Darren Helm chega para ajudar e fazer companhia para os jovens Mikhail Maltsev e Alex Newhook. A temporada não será fácil e é provável que os Avs cheguem aos playoffs, mas com que força?

Vegas Golden Knights

Saídas: Marc-André Fleury (G), Tomas Nosek (F), Ryan Reaves (F).

Chegadas: Nolan Patrick (F), Evgeni Dadonov (F), Brett Howden (F).

Vegas teve a segunda melhor campanha, empatado com Colorado na temporada de 2020-21. A defesa foi a mais sólida da NHL, mas a perda de Marc-André Fleury para o Chicago Blackhawks pode influenciar. As saídas de Tomas Nosek e Ryan Reaves não devem causar grande impacto, visto que o ataque foi reforçado com Nolan Patrick, Evgeni Dadonov e Brett Howden. Se na temporada passada já foi uma equipe difícil de enfrentar, nesta temporada a dificuldade tende a aumentar.

Montreal Canadiens

Saídas: Jesperi Kotkaniemi (F), Phillip Danault (F), Tomas Tatar (F), Corey Perry (F).

Chegadas: David Savard (D), Chris Wideman (D), Mathieu Perreault (F), Cédric Paquette (F), Christian Dvorak (F), Mike Hoffamn (F).

A equipe de Montreal se movimentou e trouxe Dvorak durante a offseason
Reprodução/TSN

Após ter a 18ª campanha e mesmo assim disputar os playoffs, os Habs surpreenderam e chegaram até a Stanley Cup, onde viram o Tampa Bay Lightning levantar o troféu. Buscando melhorar o seu desempenho e sabendo que o capitão Shea Weber deve perder a temporada e corre risco de ter que se aposentar, chegam para reforçar o corpo defensivo David Savard e Chris Wideman. Com a saída de peças importantes no ataque, como Phillip Danault que foi para o Los Angeles Kings, Jesperi Kotkaniemi para o Carolina Hurricanes, além de Corey Perry e Tomas Tatar, os Habs foram atrás de Mike Hoffman, Christian Dvorak, Cédric Paquette e Mathieu Perreault. Esses nomes, somados ao atual elenco, fazem que Montreal tenha uma melhor perspectiva do que conseguiram na temporada passada, falando em classificação geral.

Philadelphia Flyers

Saídas: Brian Elliott (G), Philippe Myers (D), Shayne Gostisbehere (D), Robert Hagg (D), Jakub Voracek (F), Nolan Patrick (F).

Chegadas: Martin Jones (G), Ryan Ellis (D), Rasmus Ristolainen (D), Keith Yandle (D), Cam Atkinson (F) Derick Brassard (F), Nate Thompson (F).

Donos da 19ª campanha e pior defesa em 2020-21, os Flyers buscaram reforçar a qualidade deste setor. Para isso, saíram Philippe Myers, Shayne Gostisbehere e Robert Hagg e chegaram Ryan Ellis, Rasmus Ristolainen e o veterano Keith Yandle. No ataque, tivemos a troca de Jakub Voracek por Cam Atkinson. Para o lugar do jovem Nolan Patrick, chegam os veteranos Derick Brassard e Nate Thompson. Com a defesa reforçada e um ataque homogêneo, cabe ao jovem goleiro Carter Hart ser mais estável em suas atuações. Com estas peças, os Flyers têm o que precisam para retornar aos playoffs.

New York Rangers

Saídas: Brendan Smith (D), Pavel Buchnevich (F), Colin Blackwell (F), Brett Howden (F).

Chegadas: Patrik Nemeth (D), Barclay Goodrow (F), Ryan Reaves (F), Samuel Blais (F).

Ficar em 16º no geral e não ir para os playoffs é triste, mas faz parte do processo de reformulação dos Rangers. Hoje, apenas três jogadores do elenco possuem 30 anos ou mais. Da jovem defesa apenas Brendan Smith saiu e foi substituído pelo veterano Patrik Nemeth, de 29 anos. No ataque, as saídas de Brett Howden e Colin Blackwell não serão tão sentidas como a de Pavel Buchnevich, quarto maior pontuador do ataque na temporada passada. Barclay Goodrow, Samuel Blais e Ryan Reaves chegam para ajudar e deixar o time mais competitivo.

Poderíamos falar de outras equipes, mas nem sempre quantidade é qualidade, como os casos do Arizona Coyotes e Vancouver Canucks. Os campeões, Tampa Bay Lightning, apesar de manterem a estrutura, tiveram grandes perdas que poderão ser sentidas ao longo da temporada. O Toronto Maple Leafs adicionou boas peças, mas que tiveram temporada irregular. Vamos aguardar o início da temporada 2021-22 e ver se as projeções se confirmam e quem poderá surpreender na briga pela Stanley Cup.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email