cut

Winter Classic: história e tradição

A National Hockey League possui alguns eventos importantes durante a temporada, e uma das tradições anuais da liga é o Winter Classic. Este jogo acontece no dia de Ano Novo, e geralmente é disputado em um estádio de futebol americano ou beisebol. É um dos poucos a acontecer ao ar livre, ou seja, é um outdoor game, e sempre atrai uma grande multidão.

Diferente do All-Star Game, o Winter Classic não é um jogo de exibição. Ele é um confronto válido pela temporada regular da NHL. Mesmo sendo um evento que acontece uma vez ao ano, continua tendo muito significado tanto para as torcidas quanto para os jogadores, ainda mais se os times estão em busca por vagas na pós-temporada.

História do Winter Classic

O primeiro Winter Classic aconteceu no ano de 2008, mas a ideia já vinha de alguns anos anteriores. Jon Miller, vice-presidente executivo de esportes da NBC, apresentou o conceito em 2004, contudo, acharam inviável. Porém, provando que eles estavam equivocados, o primeiro evento obteve um enorme sucesso e mais de 71 mil fãs estiveram prestigiando. O jogo aconteceu no Ralph Wilson Stadium (New Era Field) em Orchard Park, Nova York. O Pittsburgh Penguins derrotou o Buffalo Sabres por 2-1 no shootout.

Buffalo Sabres e Pittsburgh Penguins jogando no primeiro Winter Classic da história.Foto: Dave Sandford/Getty Images

A liga logo tratou de planejar os eventos futuros, e o segundo Winter Classic foi organizado: Chicago Blackhawks e Detroit Red Wings tomaram o gelo em Wrigley Field, casa do Chicago Cubs. Apesar do frio intenso, o evento quebrou o recorde de televisão de maior audiência de um jogo de hóquei nos últimos 33 anos. A quebra desse recorde fez com que os maiores estádios dos Estados Unidos quisessem sediar o evento. Confira na tabela abaixo as informações de todos os NHL Winter Classic que já foram jogados desde 2008, com exceção de 2013, quando o jogo foi cancelado devido ao lockout da NHL. Note que o time vencedor está em verde.

Tabela dos jogos Winter ClasssicDados: Wikipedia

Por que a NHL não faz mais eventos ao ar livre?

Apesar de toda a beleza e adrenalina que um jogo outdoor pode trazer, tem algo que não se pode controlar: o clima. Em 2011 e 2012, os jogos tiveram que ser adiados por conta da chuva e outras condições climáticas. O vento e o sol podem acabar prejudicando uma equipe, então eventualmente é preciso modificar alguns períodos e prorrogações. Quando isso acontece, o jogo é interrompido durante a execução para que as equipes possam trocar de lado. Isso aconteceu em 2008, 2011, 2014 e 2018. Os jogos de 2008, 2014 e 2018 também tiveram a mudança de direção durante o overtime. E por fim, em 2008 e 2014, ambos os jogos foram para o shootout, onde os goleiros tiveram que alternar defendendo na mesma goleira ao invés da prática normal de cada um ficar em uma extremidade diferente.

Este ano, o Minnesota Wild irá receber o St. Louis Blues no Target Field. Espera-se um frio muito severo, com máxima de -19ºC e mínima de -29ºC de acordo com o site Weather, e tem tudo para ser o jogo mais frio da história da NHL. A liga irá prover 40.000 aquecedores de mãos, além de locais para aquecimento e sopa em barracas de concessão. As cabines de penalidade serão lugares quentes. Até o gelo será aquecido. Sim, o gelo.

Target Field, em Minneapolis, onde irá acontecer o NHL WInter Classic 2021.Foto: Paul Hodowanic/Pioneer Press

Você pode acompanhar toda a ação do NHL Winter Classic 2021 através do Star+ e no canal ESPN 2. Além do mais, não deixe de seguir o NHL Brasil em todas as redes sociais para ficar por dentro do que estará acontecendo no evento.

Foto: Reprodução/NHL

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email