O que esperar da Final da Conferência Oeste entre Colorado Avalanche e Edmonton Oilers

Colorado Avalanche e Edmonton Oilers: tudo sobre a Final da Conferência Oeste!

A final da Conferência Oeste está decidida: Colorado Avalanche e Edmonton Oilers disputarão uma das vagas para as finais da Stanley Cup! O time de Denver foi o campeão da Divisão Central e o melhor da conferência, enquanto os canadenses se classificaram para os playoffs com a segunda posição da Divisão Pacífica. A série, que é melhor de sete jogos, começa na terça-feira (31). Caso seja necessário jogar todas as partidas do confronto, o jogo 7 será dia 12 de junho.

JOGO 1 - TER (31) 21hEdmonton Oilers x Colorado Avalanche
JOGO 2 - QUI (2) 21hEdmonton Oilers x Colorado Avalanche
JOGO 3 - SAB (4) 21hColorado Avalanche x Edmonton Oilers
JOGO 4 - SEG (6) 21hColorado Avalanche x Edmonton Oilers
JOGO 5* - QUA (8) Edmonton Oilers x Colorado Avalanche
JOGO 6* - SEX (10)Colorado Avalanche x Edmonton Oilers
JOGO 7* - DOM (12)Edmonton Oilers x Colorado Avalanche

* Caso necessário, horários ainda não definidos

Os dois times já se enfrentaram em duas séries na pós-temporada e cada um saiu com a vitória uma vez. O Colorado Avalanche venceu durante a segunda rodada dos playoffs em 1997 por 4-1 e caiu logo depois nas Finais de Conferência contra o Detroit Red Wings. Na temporada seguinte, em 1998, foi a vez do Edmonton Oilers vencer a série em sete jogos na primeira rodada dos playoffs, mas perdeu na fase seguinte para o Dallas Stars.

Agora, mais de 20 anos depois, os dois times se encontram para decidir quem será o representante da Conferência Oeste nas Finais da Stanley Cup! 

Colorado Avalanche e Edmonton Oilers: o que esperar?

Nathan MacKinnon e Connor McDavid. É impossível fugir destes dois nomes quando falamos no confronto. Os jogadores canadenses são, atualmente, dois dos principais jogadores da liga e com talento o suficiente para apostarmos que ambos entrarão para a história do esporte. Em um exercício de comparação, podemos considerar esse confronto como o Alex Ovechkin versus Sidney Crosby dessa geração. Mas, os dois times estavam devendo nos últimos anos, cada um do seu jeito. 

O Colorado Avalanche é um dos melhores times da liga nos últimos cinco anos e vem se classificando para os playoffs nas últimas temporadas sem grandes dificuldades. Os problemas apareciam na pós-temporada: é a primeira vez desde 2002 que o time chega nas finais de conferência e, desde 2018, não passava da segunda rodada dos playoffs. Nathan MacKinnon se mostrou frustrado com a dificuldade de Colorado nos playoffs, falando ano passado após a eliminação contra o Vegas Golden Knights que estava indo para sua nona temporada e “ainda não ganhei m*rda alguma”.

Enquanto isso, o Edmonton Oilers tem o melhor jogador do mundo atualmente com Connor McDavid mas já foi muito acusado de estar desperdiçando o talento do excepcional atleta – junto com outros jogadores elite como Leon Draisaitl. É a primeira viagem da dupla até as Finais de Conferência, antes disso os dois nunca haviam passado da segunda rodada. A última vez que Edmonton disputou uma Final de Conferência foi em 2006, quando chegou nas Finais da Stanley Cup e foram derrotados.

COLORADO AVALANCHETEMPORADA REGULAREDMONTON OILERS
119 (2º)PONTOS104 (11º)
56-19-7V-D-OT49-27-6
3,76 (4º)GOLS MARCADOS/JOGO3,48 (7º)
2,83 (9º)GOLS SOFRIDOS/JOGO3,06 (18º)
78 (3º)SALDO DE GOLS38 (11º)
24% (7º)POWER PLAY26% (3º)
79,7% (15º)PENALTY KILL79,4% (17º)

Mas, no fim, o que importa é a temporada 2021/22 do Colorado Avalanche e Edmonton Oilers. Mesmo que o The Athletic coloque o Avalanche com 75% de chance de vencer, os próprios jornalistas falaram que é mais pela qualidade do time que pela suposição que o Edmonton Oilers é um time tão mais fraco. Nos confrontos anteriores dos Avs, o site colocou o time com 92% e 85% de chance de vencer o Nashville Predators e o St. Louis Blues, respectivamente. Mas, Edmonton vem de uma vitória contra seu maior rival e playoffs não é apenas o jogo no gelo, é importante levar em consideração o psicológico e o momento dos atletas também.

COLORADO AVALANCHEPLAYOFFSEDMONTON OILERS
8-2V-D8-4
4,3 (2º)GOLS MARCADOS/JOGO4,33 (1º)
2,7 (4º)GOLS SOFRIDOS/JOGO3,08 (6º)
16 (1º)SALDO DE GOLS15 (2º)
34,5% (1º)POWER PLAY28,2 (5º)
73,1 (11º)PENALTY KILL85,4 (6º)

A superioridade de Colorado durante a temporada regular é visível, porém nos playoffs é possível notar que o Edmonton não está muito atrás. Os dois times se enfrentaram três vezes durante a temporada regular e quem se saiu melhor foi Colorado. Os Avs venceram dois jogos no overtime enquanto os Oilers venceram apenas um jogo, no tempo regulamentar.

Estes três confrontos foram jogos com placares apertados, rápidos e muito bons. Colorado Avalanche e Edmonton Oilers são dois times que estão há muito tempo perseguindo a Copa e ambos têm uma certa pressão para conquistá-la. Com certeza teremos uma série incrível!

O que esperar do Colorado Avalanche

Já comentamos que o Colorado Avalanche vem de vários anos que chega como favorito nos playoffs mas não consegue avançar. Durante a temporada regular já sabemos que o time de Denver vai ser o favorito para o Presidents’ Trophy, prêmio que o time venceu em 2020-21. 

Porém, quando o assunto é pós-temporada, o time não rendia do mesmo jeito. Dessa vez foi diferente. O esperado aconteceu e os Avs fizeram valer seu papel de grande favorito da Conferência Oeste.

Temporada Regular

O time sofreu algumas perdas consideradas importantes antes da temporada começar, mas manteve o núcleo da equipe. Sem dificuldades, o Colorado foi o primeiro time da Conferência Oeste a garantir sua vaga para os playoffs e logo já conquistou o título da Divisão Central e o primeiro lugar na conferência – o que dá ao time a home-ice advantage. Durante a temporada regular, o Avalanche aproveitou muito sua torcida na Ball Arena e teve 35 vitórias e apenas oito derrotas – sendo três dessas no overtime.

Os 119 pontos conquistados durante a temporada regular é um recorde da franquia, que disputou até o fim pelo Presidents’ Trophy junto com o Florida Panthers, que venceu o troféu. Os Avs tiveram oito jogadores com mais de 50 pontos, igualando o recorde da franquia em 1982-83 (ainda como Quebec Nordiques): Mikko Rantanen (92), Nathan MacKinnon (88), Nazem Kadri (87), Cale Makar (86), Andre Burakovsky (61), Gabriel Landeskog (59), Devon Toews (57) e Valeri Nichushkin (52). Esta estatística é uma amostra da qualidade do time de ponta a ponta.

Mas o problema do Avalanche nunca foi na temporada regular e sim nos playoffs.

Caminho nos Playoffs

Com a classificação em primeiro lugar na Conferência Oeste, Colorado enfrentou o segundo time de wild card. Até a Final de Conferência, pode-se dizer que o Avalanche teve o caminho mais tranquilo de todos os times que ainda estão em disputa pela Stanley Cup. O time perdeu dois jogos em casa durante a pós-temporada, mas venceu todos os que disputou como visitante.

Primeira Rodada: 4-0 vs. Nashville Predators – A disparidade entre o Colorado Avalanche e o Nashville Predators já era grande. Depois da notícia que o goleiro Juuse Saros iria desfalcar o time do Tennessee, ela ficou maior ainda. Colorado varreu os Preds e se classificou com facilidade para a segunda fase dos playoffs.

  • Jogo 1 – Colorado Avalanche 7 x 2 Nashville Predators
  • Jogo 2 – Colorado Avalanche 2 x 1 Nashville Predators (OT)
  • Jogo 3 – Nashville Predators 3 x 7 Colorado Avalanche
  • Jogo 4 – Nashville Predators 3 x 5 Colorado Avalanche

Segunda Rodada: 4-2 vs. St. Louis Blues – A vida do Colorado Avalanche não foi tão fácil na segunda rodada, o St. Louis Blues fez o time de Denver batalhar mais para avançar para as Finais de Conferência. O placar final da série foi 4-2 e a última vitória dos Avs veio nos últimos segundos do jogo 6.

  • Jogo 1 – Colorado Avalanche 3 x 2 St. Louis Blues (OT)
  • Jogo 2 – Colorado Avalanche 4 x 1 St. Louis Blues
  • Jogo 3 – St Louis Blues 2 x 5 Colorado Avalanche 
  • Jogo 4 – St Louis Blues 6 x 3 Colorado Avalanche
  • Jogo 5 – Colorado Avalanche 4 x 5 St. Louis Blues (OT)
  • Jogo 6 – St Louis Blues 3 x 2 Colorado Avalanche

O time conquistou a Stanley Cup pela última vez em 2001, será que agora vem a terceira Copa para Colorado?

Destaques do Colorado Avalanche

É impossível não destacar dois nomes do time: Nathan MacKinnon e Cale Makar. 

O atacante vem de uma série um pouco apagada contra o St. Louis Blues, mas com uma atuação incrível no jogo 5 com direito a um hat-trick, o segundo da sua carreira em playoffs. MacKinnon tem 13 pontos, sendo oito gols e cinco assistências em 10 jogos nestes playoffs. Junto com Cale Makar, ele é o líder em pontos no time de Denver.

Falando no defensor, Makar já marcou seu nome na história dos Avs. Candidato ao Norris Trophy, ele terminou a primeira rodada com dez pontos, um recorde para quatro jogos por um defensor na liga. Além disso, ele lidera Colorado em tempo no gelo por jogo (26:42) nos playoffs. Ele é o maior pontuador do time na pós-temporada, empatado com MacKinnon com 13 pontos (três gols, 10 assistências).

Além desses dois jogadores, fique de olho também em Nazem Kadri. O central da segunda linha vem de uma atuação de sete pontos (quatro gols e três assistências), incluindo um hat-trick no jogo 4.

Goleiros

Talvez a maior dúvida para o Colorado Avalanche na temporada era na posição de goleiro. Com a saída de Philip Grubauer, os Avs trocaram por Darcy Kuemper com o Arizona Coyotes. Após um início mais complicado, Kuemper se consolidou como o titular.

Kuemper começou todos os jogos até agora menos o quarto da série contra o Nashville Predators, por conta de uma lesão no olho. Porém, não pareceu ser nada sério já que o goleiro não teve mais problemas. Ele tem seis vitórias e duas derrotas, tem uma média de 2,44 gols sofridos e 90,4% de aproveitamento em defesas. Seu reserva é Pavel Francouz, que jogou e venceu dois jogos contra o Nashville Predators.

Lineup projetada

De acordo com a NHL, as linhas projetadas do Colorado Avalanche para a Final da Conferência Oeste são as seguintes:

Gabriel Landeskog – Nathan MacKinnon – Artturi Lehkonen

Valeri Nichushkin – Nazem Kadri – Mikko Rantanen

Andre Burakovsky – J.T. Compher – Nicolas Aube-Kubel

Andrew Cogliano – Darren Helm – Logan O’Connor

Devon Toews – Cale Makar

Jack Johnson – Josh Manson

Bowen Byram – Erik Johnson

Darcy Kuemper

Pavel Francouz

O time tem um desfalque confirmado já. O defensor Sam Girard sofreu uma fratura no esterno durante o jogo 3 contra o St. Louis Blues e, segundo o técnico Jared Bednar, ele está fora dos playoffs.

O que esperar do Edmonton Oilers

Por mais que o Edmonton Oilers usualmente seja considerado como um dos favoritos, justamente pela presença da dupla Connor McDavid e Leon Draisaitl, o time nunca chegava de fato a disputar a taça. Após dois anos com eliminações vergonhosas, e 2020 contra o Chicago Blackhawks e em 2021 contra o Winnipeg Jets, o time se recuperou bem e a história foi diferente.

Porém, não foi uma temporada regular fácil. Entre altos e baixos, os Oilers estavam ameaçados de sequer ir para os playoffs. 

Temporada Regular

Os Oilers não sofreram com perdas significativas na offseason e ainda conseguiram se reforçar bem. A capacidade do time garantir uma vaga na Divisão Pacífica sempre foi reconhecida, o problema era conseguir seguir em frente nos playoffs. 

Durante a temporada regular, o time teve altos e baixos – chegando ao ponto de não saber se iriam de fato para a pós-temporada. A franquia demitiu Dave Tippett e contratou Jay Woodcroft, quem Ken Holland, general manager de Edmonton, credita muito pelo sucesso nos playoffs de 2022. No fim, o time garantiu a segunda vaga da Divisão Pacífica.

Caminho nos Playoffs

Finalmente Connor McDavid chegou em uma Final de Conferência. Em sete anos na liga, o mais longe que o astro chegou foi na segunda rodada em 2016-17. O único time canadense remanescente na pós-temporada precisou de sete jogos para eliminar o Los Angeles Kings, mas apenas cinco para mandar seu maior rival, Calgary Flames, para casa.

Primeira Rodada: 4-3 vs. Los Angeles Kings: A primeira série de playoffs do Edmonton Oilers foi contra o Los Angeles Kings. O time canadense venceu o confronto, que teve jogos com placares elásticos, porém precisou de sete jogos para conquistar sua vaga na segunda rodada da pós-temporada.

  • Jogo 1 – Edmonton Oilers 3 x 4 Los Angeles Kings
  • Jogo 2 – Edmonton Oilers 6 x 0 Los Angeles Kings
  • Jogo 3 – Los Angeles Kings 2 x 8 Edmonton Oilers
  • Jogo 4 – Los Angeles Kings 4 x 0 Edmonton Oilers
  • Jogo 5 – Edmonton Oilers 4 x 5 Los Angeles Kings (OT)
  • Jogo 6 – Los Angeles Kings 2 x 4 Edmonton Oilers
  • Jogo 7 – Edmonton Oilers 2 x 0 Los Angeles Kings 

Segunda Rodada: 4-1 vs. Calgary Flames: Por incrível que pareça, o maior rival do Edmonton Oilers não foi um oponente tão difícil quanto o anterior. A Batalha de Alberta terminou em cinco jogos, que entregaram todo o entretenimento que o fã do esporte podia esperar. Vencendo o último jogo fora de casa, com um gol de Connor McDavid no overtime, os Oilers carimbaram sua primeira ida para a Final de Conferência desde 2006!

  • Jogo 1 – Calgary Flames 9 x 6 Edmonton Oilers
  • Jogo 2 – Calgary Flames 3 x 5 Edmonton Oilers
  • Jogo 3 – Edmonton Oilers 4 x 1 Calgary Flames
  • Jogo 4 – Edmonton Oilers 5 x 3 Calgary Flames
  • Jogo 5 – Calgary Flames 4 x 5 Edmonton Oilers (OT)

Os Oilers já ergueram a Copa cinco vezes, todas as vezes na década de 80 e quatro delas com Wayne Gretzky. Connor McDavid vai conseguir trazer a taça para Edmonton novamente?

Destaques do Edmonton Oilers

Connor McDavid é o destaque óbvio do time de Edmonton. Mas, além dele, um nome que deve ser citado também é o de Evander Kane.

McDavid é o melhor jogador de hóquei no gelo no mundo, atualmente. É impossível fugir dessa afirmação. Ele vem de mais uma temporada de mais de 100 pontos, sua quinta em sete anos de liga. Pela primeira vez na Final de Conferência, o número 97 é o líder em pontos – junto com Leon Draisaitl – nesses playoffs, com 26 (sete gols e 19 assistências). 

Além dos números, McDavid está mostrando a personalidade que lhe faltava durante os jogos e segue, como sempre, decisivo. Foi dele o gol na prorrogação do jogo 5 contra o Calgary Flames, maior rival de Edmonton, que levou o time mais perto de conquistar a Stanley Cup. Além dele, Leon Draisaitl também merece uma menção especial.

Evander Kane vem tendo um papel importante nesse diferencial entre esta corrida dos playoffs dos Oilers em comparação aos outros anos. Ele é o artilheiro da pós-temporada da liga, com 12 gols. Mas, quando falamos no jogador não podemos focar apenas nos números também. Evander Kane tem acusações extremamente graves – quando ainda jogava pelo Buffalo Sabres foi acusado de agressão por uma mulher de 21 anos e em 2021 foi acusado por sua ex-esposa de violência sexual e agressão. A liga anunciou que o jogador não sofreria nenhuma suspensão por conta disso pois as acusações “não puderam ser fundamentadas”. O jogador passou boa parte da temporada suspenso por violar os protocolos do COVID-19 e submeter um cartão de vacinação falso para a liga. Falamos do jogo de Evander Kane, que vem tendo um ano especial em sua carreira, mas é impossível não comentar sobre seu extra-gelo.

Por fim, um nome para ficar de olho, é o de Zach Hyman. O atacante da segunda linha dos Oilers tem oito gols nos playoffs e teve o melhor ano de sua carreira, marcando 54 pontos (27 gols e 27 assistências).

Goleiros

Falar de goleiros no Edmonton Oilers é um assunto complicado. Mike Smith, veteraníssimo de 40 anos, é um goleiro extremamente instável mas que vem salvando os Oilers em vários jogos.

Ele tem oito vitórias e três derrotas na pós-temporada, com uma média de 2,7 gols sofridos por jogo e 92,7% de aproveitamento em defesas. Smith é o terceiro goleiro que mais levou gols, alguns bem bizarros, mas ao mesmo tempo é o único com dois shutouts. A “experiência Mike Smith” vem dando certo para o time de Alberta mas ainda é um time que sofre muitos gols – porém vem conseguindo equilibrar e marcando muito também.

Lineup projetada

De acordo com a NHL, as linhas projetadas do Edmonton Oilers para a Final da Conferência Oeste são as seguintes:

Evander Kane – Connor McDavid – Leon Draisaitl

Zach Hyman – Ryan Nugent-Hopkins – Jesse Puljujarvi

Warren Foegele – Ryan McLeod – Kailer Yamamoto

Josh Archibald – Derek Ryan – Zack Kassian

Darnell Nurse – Cody Ceci

Duncan Keith – Evan Bouchard

Brett Kulak – Tyson Barrie

Mike Smith

Mikko Koskinen

O time não tem ninguém fora do jogo por lesão.

Onde assistir a Final da Conferência Oeste entre Colorado Avalanche e Edmonton Oilers

A Final da Conferência Oeste e todos os jogos das Finais de Conferência estarão disponíveis para os assinantes da ESPN em português! Além disso, o Star+ segue transmitindo todos os confrontos tal qual vem fazendo durante toda temporada.

Acompanhe nossas redes sociais para a cobertura dos jogos das Finais de Conferência! Siga nosso Twitter e Instagram, também se inscreva no nosso YouTube para assistir nossas lives e recap das séries!

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email