vezinha trophy

Tracker do Vezina Trophy: os três prováveis finalistas

Voltamos! Depois de um breve hiato no nosso tracker dos prêmios individuais da NHL, retornamos para falar sobre os melhores jogadores da temporada. Para começar, o primeiro texto do nosso retorno é sobre o Vezina Trophy, troféu dado para o melhor goleiro da temporada regular da liga.

A temporada regular está se aproximando do fim, que ocorrerá no começo de maio. Assim, cada vez mais os melhores goleiros estão se destacando. Ainda não temos nenhum time garantido na pós-temporada, porém o Montreal Canadiens já não tem mais chances de ir aos playoffs.

Levando em consideração onde estamos na temporada, passamos de cinco para três jogadores nos trackers – trazendo assim os três prováveis finalistas para os prêmios.

No último, os seguintes jogadores da posição estavam entre os cinco melhores na opinião do NHL Brasil:

  • Igor Shesterkin (New York Rangers);
  • Andrei Vasilevskiy (Tampa Bay Lightning);
  • Frederik Andersen (Carolina Hurricanes);
  • Juuse Saros (Nashville Predators);
  • Jacob Markstrom (Calgary Flames).

Para ler todos os trackers, clique aqui. A seguir, os três melhores goleiros da NHL na atual temporada.

Igor Shesterkin – New York Rangers

Está cada vez mais difícil apostar contra Igor Shesterkin como o vencedor do Vezina Trophy na temporada 2021-22 da NHL. Por mais que ele venha abaixo de sua média nos últimos jogos, o goleiro do New York Rangers segue no passo para terminar a temporada com o terceiro melhor aproveitamento em defesas da história da liga

A marca de 93,6% é a melhor entre os goleiros que jogaram mais de 35 jogos na atual temporada. Além disso, Shesterkin tem a segunda menor média de gols sofridos (2,11) e a segunda melhor média de defesas acima do esperado segundo o site MoneyPuck, com 31,5. Com 31 vitórias em 43 jogos disputados, o goleiro está fazendo uma temporada tão boa que é um dos cotados para o Hart, prêmio dado para o jogador mais valioso da liga.

Jacob Markstrom – Calgary Flames

Jacob Markstrom segue sendo um dos pilares da campanha surpreendente, ao menos para alguns, do Calgary Flames. O jogador está desde o início da temporada na lista de melhores goleiros, mesmo que tenha passado por alguns momentos abaixo de sua média. 

O sueco tem um aproveitamento de 92,5% em defesas, o que o coloca em 4º lugar entre os goleiros com 35 jogos ou mais. Além disso, ele tem uma média de 2,16 gols sofridos, a terceira menor da liga. Markstrom ainda é o líder em shutouts, com nove, e pode chegar ao recorde da franquia pertencente a Miikka Kiprusoff (10 em 2005-06).

Frederik Andersen – Carolina Hurricanes 

Frederik Andersen foi a melhor contratação da offseason para o Carolina Hurricanes. O goleiro veio de um período turbulento em Toronto e se encaixou muito bem frente as traves dos Canes. Ele está em sua melhor temporada desde que chegou na liga, em 2013. 

Ele é o goleiro com a menor média de gols sofridos (2,05) entre aqueles que jogaram mais de 35 jogos. Também, é o segundo com melhor aproveitamento em defesas, com 92,7%. Andersen ainda tem o maior número de defesas acima do esperado, com 31,9. Andersen é um dos motivos pela ótima campanha que o Carolina Hurricanes vem fazendo. 

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email