Candidatos Vezina Trophy

Tracker do Vezina Trophy: os cinco melhores goleiros do primeiro mês de temporada

Passamos da marca de um mês de temporada da National Hockey League e chegou a hora de começar a especular quem vai para os playoffs, quem irá erguer a Stanley Cup e quais serão os jogadores laureados com as premiações individuais da liga. Vocês já viram a opinião da nossa redação quando o assunto é o melhor calouro da temporada e agora vamos falar um pouco sobre os goleiros que vem se destacando mais e são os candidatos ao Vezina Trophy. 

O Vezina é entregue para o melhor goleiro da temporada regular da NHL. Assim como os outros prêmios, a votação ocorre entre os 32 general managers da liga. Seu nome é em homenagem ao histórico goleiro canadense Georges Vézina, que jogou de 1910 até 1925 e veio a falecer em 1926 vítima de tuberculose. Ele é um dos melhores 100 jogadores da história segundo a própria liga. O Vezina Trophy é entregue desde a temporada 1926-27 e o atual detentor do prêmio é Marc-Andre Fleury, na época pelo Vegas Golden Knights. 

Mas, vamos falar dos dias atuais e quem são os cinco jogadores na posição que mais se destacaram neste primeiro mês de NHL – sem ordem específica!

Jacob Markstrom (Calgary Flames)

Após sofrer na posição, o Calgary Flames encontrou seu goleiro titular. Desde a temporada passada, Jacob Markstrom vem fazendo um ótimo trabalho protegendo as redes da equipe canadense e em 2021-22 vem se destacando ainda mais. 

Markstrom foi titular dos Flames em 11 jogos de 14 disputados até então e tem cinco vitórias, três derrotas e três derrotas na prorrogação. Entre os goleiros com nove ou mais jogos disputados, ele é o segundo com melhor média de gols sofridos (1,81) e quarto com melhor porcentagem de defesas (93,5%). Além disso, é o líder isolado em shutouts da liga, com quatro. 

Frederik Andersen (Carolina Hurricanes)

O Carolina Hurricanes é um dos melhores times da NHL neste primeiro mês de temporada e Frederik Andersen fez sua parte no gol para que isso ocorresse. Em seu primeiro ano nos Canes, após cinco temporadas no Toronto Maple Leafs, Andersen é o terceiro goleiro com melhor porcentagem de defesa (93,8%) e tem a menor média de gols sofridos (1,78) entre aqueles com nove ou mais jogos como titular. 

Os Hurricanes foram os últimos invictos a cair nesta temporada, no décimo jogo – então, em nove vitórias consecutivas, Andersen foi o titular em oito. Ele disputou 11 jogos, com nove vitórias e duas derrotas. 

Sergei Bobrovsky (Florida Panthers)

O Florida Panthers está junto com o Carolina Hurricanes entre os melhores times da NHL e muito desse mérito é de Sergei Bobrovsky, o goleiro da equipe. Vencedor do Vezina Trophy em 2013 e 2017, pelo Columbus Blue Jackets, Bob não vinha jogando bem desde que assinou com o time da Flórida, em 2019. 

Porém, parece que 2021 vem sendo seu ano. Entre os goleiros com nove ou mais jogos de titular, ele tem a melhor porcentagem de defesas (94%) e é o quarto com menor média de gols sofridos (1,88). Bobrovsky ainda não perdeu no tempo normal em seus nove jogos – ele tem duas derrotas no overtime e um jogo não terminou por conta de lesão, porém o Florida Panthers saiu vencedor.

Jack Campbell (Toronto Maple Leafs)

O Toronto Maple Leafs é o segundo colocado em sua divisão e vem fazendo uma boa campanha no primeiro mês da liga. Frederik Andersen foi o goleiro do time por cinco temporadas e ele tinha atuações sólidas pelo time canadense, mas, desde a temporada passada, o time sabia que já tinha seu substituto: Jack Campbell segue elevando o nível de seu jogo vestindo o branco e azul. 

Em 2021, ele tem a segunda melhor porcentagem de defesas entre goleiros com nove ou mais jogos, 93,9%. Além disso, tem a terceira menor média de gols sofridos (1,82). Campbell tem oito vitórias, três derrotas e uma derrota no overtime.

Ilya Sorokin (New York Islanders)

Sim, o New York Islanders não está bem na temporada. O time ainda não jogou em casa e é o último na Divisão Metropolitana, porém Ilya Sorokin vem sendo o ponto forte do time – sim, a ponto de considerarmos ele um dos candidatos ao Vezina Trophy neste primeiro mês de liga.

O goleiro russo tem a quinta melhor porcentagem (93,3%) de defesas na liga entre aqueles com nove jogos ou mais e é o sexto goleiro com menor média de gols sofridos na temporada até então com 2,18. Além disso, ele tem três shutouts, atrás apenas de Jacob Markstrom. 


Assim como no texto sobre o Calder Trophy, estas são as opiniões do NHL Brasil e com certeza irão mudar junto com o andamento da temporada. Ainda, algumas menções honrosas são: 

Igor Shesterkin, New York Rangers: 7-2-2, 92,9% de porcentagem de defesa, 2,46 de média de gols sofridos e um shutout

Andrei Vasilevskiy, Tampa Bay Lightning: 7-2-3, 92,4% de porcentagem de defesa e 2,2 de média de gols sofridos.

Juuse Saaros, Nashville Predators: 7-4-1, 92,7% de porcentagem de defesa e 2,17 de média de gols sofridos.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email