Tampa Bay Lightning vence a série contra Toronto Maple Leafs em sete jogos e avança para a segunda rodada dos playoffs da NHL. O sonho de erguer a Stanley Cup pela terceira vez consecutiva do Tampa Bay Lightning segue vivo.
Enquanto isso, do outro lado, não foi desta vez que o time canadense acabou com sua sina de não avançar na pós-temporada. A seca já dura 18 anos – a última vez que os Leafs venceram uma série nos playoffs foi contra o Ottawa Senators em 2004.
Porém, Toronto não foi um adversário fácil de bater. Vamos ver como foi a série de sete jogos entre os dois times!
JOGO 1 – Toronto Maple Leafs 5 x 0 Tampa Bay Lightning
O primeiro jogo seria um presságio de como a série seria maluca. No Canadá, o Toronto Maple Leafs fez 5×0 no Tampa Bay Lightning e levou o primeiro confronto. A partida foi completamente dominada pelo time canadense.
Jake Muzzin, Auston Matthews, David Kampf, Mitch Marner marcaram e Auston Matthews fechou o placar elástico. Foi a primeira vitória dos Leafs em um jogo 1 em casa desde 2002.
JOGO 2 – Toronto Maple Leafs 3 x 5 Tampa Bay Lightning
Já no segundo jogo, a história foi diferente. Victor Hedman abriu o placar no primeiro período e Corey Perry aumentou o placar no segundo. Michael Bunting deu esperanças para a torcida do time da casa deixando o placar em 2×1, porém logo Tampa marcou três vezes com Nikita Kucherov, Brandon Hagel e Brayden Point. Mitch Marner e Alexander Kerfoot marcaram os últimos dois gols da partida para Toronto e o placar final foi de 5×3.
Os Bolts empataram a série em 1-1 em um grande jogo!
JOGO 3 – Tampa Bay Lightning 2 x 5 Toronto Maple Leafs
No terceiro jogo, mais uma vitória do Toronto Maple Leafs. O jogo começou equilibrado, porém o ataque dos Leafs apareceu e desequilibrou o confronto. Os canadenses abriram uma vantagem de 3×0 com Morgan Rielly, Colin Blackwell e David Kampf. Ross Colton e Ondrej Palat colocaram o time da Flórida no jogo, porém não foi o suficiente. Ilya Mikheyev fez dois gols no terceiro período e sacramentou o placar em 5×2 para o Toronto Maple Leafs, que deixou a série em 2-1!
JOGO 4 – Tampa Bay Lightning 7 x 3 Toronto Maple Leafs
O quarto jogo da série teve 10 gols e foi o mais desequilibrado, com placar mais elástico. O Tampa Bay Lightning fez 7×3 e deixou a série empatada em 2-2. O time começou a goleada com gol do capitão Steven Stamkos, logo no primeiro minuto de jogo.
Stammer drops the hammer 60 seconds in!! ⏰🔨 pic.twitter.com/rv1vP08L2h
— Tampa Bay Lightning (@TBLightning) May 8, 2022
Depois, Pierre-Edouard Bellemare, Pat Maroon, Ross Colton e Corey Perry marcaram para abrir 5×0. William Nylander fez duas vezes e diminuiu o placar para Toronto, porém Ondrej Palat faria o sexto gol de Tampa. Jake Muzin para os Leafs e Ross Colton para os Bolts fechariam a conta.
O goleiro Jack Campbell sofreu cinco gols em 16 chutes e foi substituído no segundo período. No lado de Tampa, o destaque foi Ross Colton com dois gols.
JOGO 5 – Toronto Maple Leafs 4 x 3 Tampa Bay Lightning
De volta ao Canadá no quinto jogo, o Toronto Maple Leafs se recuperou da goleada e venceu em casa, ficando novamente na frente na série. Foi a partida mais equilibrada da série até então, sendo que as próximas seriam tanto quanto.
"Oh captain, my captain." — Leafs fans, probably
John Tavares' first goal of the series cuts the Tampa Bay lead in half.
🎥 @Sportsnetpic.twitter.com/zICXNxdfSg
— The Athletic NHL (@TheAthleticNHL) May 11, 2022
Os visitantes saíram na frente no primeiro período com gols de Steven Stamkos e Victor Hedman. No segundo, o capitão John Tavares fez seu primeiro na série e, no terceiro período, Morgan Rilley empatou e William Nylander virou o jogo. Ryan McDonagh empatou para os Bolts mas Auston Matthews, finalista do Hart Trophy, fechou o placar em 4 x 3.
The @MapleLeafs' game-winning goal, courtesy of Auston Matthews (@AM34)‼️ #StanleyCup
NHL x @massmutual pic.twitter.com/aNagyGFDXl
— NHL (@NHL) May 11, 2022
Assim, os Leafs lideravam a série em 3-2.
JOGO 6 – Tampa Bay Lightning 4 x 3 Toronto Maple Leafs (OT)
Podendo fechar a série, os Leafs foram pra cima do Lightning em Tampa, mas os donos da casa saíram na frente no placar. Mais uma vez os Bolts abriram 2×0, com Ondrej Palat e Anthony Cirelli. Auston Matthews e John Tavares empataram o jogo e o capitão de Toronto marcou o terceiro para virar a partida. Tampa Bay conseguiu empatar em um 5-contra-3 com Nikita Kucherov e levou o jogo para a prorrogação.
GAME. POINT. pic.twitter.com/RMO35JVEZE
— Tampa Bay Lightning (@TBLightning) May 13, 2022
No fim do primeiro período do overtime, Brayden Point marcou para dar a vitória para o Lightning e forçar o tão temido jogo 7 para os Leafs em Toronto.
Por que chamamos o jogo 7 de um jogo temido pelos Leafs? O time de Toronto tem um histórico recente preocupante para a torcida, com quatro eliminações consecutivas (até então) em jogos eliminatórios da primeira rodada dos playoffs, sendo quatro dessas em jogos 7. Em 2019-20, na bolha que a NHL criou por causa da COVID-19, o time perdeu no quinto jogo da rodada qualificatória para o Columbus Blue Jackets. Nos outros anos, Boston Bruins (2017-18, 2018-19) e Montreal Canadiens (2020-21). Além disso, em 2016-17 perdeu também na primeira rodada para o Washington Capitals.
A quinta eliminação consecutiva desse jeito, recorde entre as grandes ligas esportivas norte-americanas, veio nesta temporada. Vamos falar do jogo 7.
JOGO 7 – Toronto Maple Leafs 1 x 2 Tampa Bay Lightning
O sétimo e decisivo jogo da série entre Toronto Maple Leafs e Tampa Bay Lightning foi o mais tenso e equilibrado de todos. E é nestes jogos que heróis improváveis aparecem.
Nick Paul, adquirido na trade deadline pelos Bolts, marcou seu primeiro gol nos playoffs em sua carreira e colocou Tampa na frente. John Tavares chegou a empatar no segundo em um golaço, porém uma interferência anulou a jogada. Mas, logo depois, Morgan Rilley colocou o puck para dentro para de fato deixar o placar em 1×1.
NICHOLAS 🥵 pic.twitter.com/7SMrBs9EJm
— Tampa Bay Lightning (@TBLightning) May 15, 2022
Ainda no segundo período, Nick Paul marcou novamente para fazer 2×1. O resto do jogo foi de pressão do time da casa, mas Andrei Vasilevskiy, que venceu o troféu Conn Smythe de melhor jogador dos playoffs em 2021, fechou o gol e ajudou a garantir o placar para Tampa.
Os campeões back-to-back seguem vivos em busca da terceira Stanley Cup consecutiva enquanto vem aí mais uma offseason dolorida e com muitas questões levantadas pela mídia e torcedores sobre a falta de sucesso de Toronto nos playoffs.
O Tampa Bay Lightning vai pegar o Florida Panthers, que eliminou o Washington Capitals em seis jogos. O confronto é um clássico da Florida e tem tudo para ser um jogão!
O Recap das Séries está disponível no nosso canal do YouTube. Lá, você também pode conferir os recaps das outras séries dos playoffs em vídeo!
Texto em colaboração com Caique Tomiya.