toronto maple leafs

Toronto Maple Leafs perde mais um jogo 7 e está eliminado dos playoffs da NHL

Tampa Bay Lightning vence a série contra Toronto Maple Leafs em sete jogos e avança para a segunda rodada dos playoffs da NHL. O sonho de erguer a Stanley Cup pela terceira vez consecutiva do Tampa Bay Lightning segue vivo.

Enquanto isso, do outro lado, não foi desta vez que o time canadense acabou com sua sina de não avançar na pós-temporada. A seca já dura 18 anos – a última vez que os Leafs venceram uma série nos playoffs foi contra o Ottawa Senators em 2004.

Porém, Toronto não foi um adversário fácil de bater. Vamos ver como foi a série de sete jogos entre os dois times! 

JOGO 1 – Toronto Maple Leafs 5 x 0 Tampa Bay Lightning

O primeiro jogo seria um presságio de como a série seria maluca. No Canadá, o Toronto Maple Leafs fez 5×0 no Tampa Bay Lightning e levou o primeiro confronto. A partida foi completamente dominada pelo time canadense. 

Jake Muzzin, Auston Matthews, David Kampf, Mitch Marner marcaram e Auston Matthews fechou o placar elástico. Foi a primeira vitória dos Leafs em um jogo 1 em casa desde 2002. 

JOGO 2 – Toronto Maple Leafs 3 x 5 Tampa Bay Lightning

Já no segundo jogo, a história foi diferente. Victor Hedman abriu o placar no primeiro período e Corey Perry aumentou o placar no segundo. Michael Bunting deu esperanças para a torcida do time da casa deixando o placar em 2×1, porém logo Tampa marcou três vezes com Nikita Kucherov, Brandon Hagel e Brayden Point. Mitch Marner e Alexander Kerfoot marcaram os últimos dois gols da partida para Toronto e o placar final foi de 5×3.

Os Bolts empataram a série em 1-1 em um grande jogo!

JOGO 3 – Tampa Bay Lightning  2 x 5 Toronto Maple Leafs

No terceiro jogo, mais uma vitória do Toronto Maple Leafs. O jogo começou equilibrado, porém o ataque dos Leafs apareceu e desequilibrou o confronto. Os canadenses abriram uma vantagem de 3×0 com Morgan Rielly, Colin Blackwell e David Kampf. Ross Colton e Ondrej Palat colocaram o time da Flórida no jogo, porém não foi o suficiente. Ilya Mikheyev fez dois gols no terceiro período e sacramentou o placar em 5×2 para o Toronto Maple Leafs, que deixou a série em 2-1!

JOGO 4 – Tampa Bay Lightning 7 x 3 Toronto Maple Leafs

O quarto jogo da série teve 10 gols e foi o mais desequilibrado, com placar mais elástico. O Tampa Bay Lightning fez 7×3 e deixou a série empatada em 2-2. O time começou a goleada com gol do capitão Steven Stamkos, logo no primeiro minuto de jogo. 

Depois, Pierre-Edouard Bellemare, Pat Maroon, Ross Colton e Corey Perry marcaram para abrir 5×0. William Nylander fez duas vezes e diminuiu o placar para Toronto, porém Ondrej Palat faria o sexto gol de Tampa. Jake Muzin para os Leafs e Ross Colton para os Bolts fechariam a conta. 

O goleiro Jack Campbell sofreu cinco gols em 16 chutes e foi substituído no segundo período. No lado de Tampa, o destaque foi Ross Colton com dois gols.

JOGO 5 – Toronto Maple Leafs 4 x 3 Tampa Bay Lightning

De volta ao Canadá no quinto jogo, o Toronto Maple Leafs se recuperou da goleada e venceu em casa, ficando novamente na frente na série. Foi a partida mais equilibrada da série até então, sendo que as próximas seriam tanto quanto. 

Os visitantes saíram na frente no primeiro período com gols de Steven Stamkos e Victor Hedman. No segundo, o capitão John Tavares fez seu primeiro na série e, no terceiro período, Morgan Rilley empatou e William Nylander virou o jogo. Ryan McDonagh empatou para os Bolts mas Auston Matthews, finalista do Hart Trophy, fechou o placar em 4 x 3.

Assim, os Leafs lideravam a série em 3-2.

JOGO 6 – Tampa Bay Lightning  4 x 3 Toronto Maple Leafs (OT)

Podendo fechar a série, os Leafs foram pra cima do Lightning em Tampa, mas os donos da casa saíram na frente no placar. Mais uma vez os Bolts abriram 2×0, com Ondrej Palat e Anthony Cirelli. Auston Matthews e John Tavares empataram o jogo e o capitão de Toronto marcou o terceiro para virar a partida. Tampa Bay conseguiu empatar em um 5-contra-3 com Nikita Kucherov e levou o jogo para a prorrogação.

No fim do primeiro período do overtime, Brayden Point marcou para dar a vitória para o Lightning e forçar o tão temido jogo 7 para os Leafs em Toronto.

Por que chamamos o jogo 7 de um jogo temido pelos Leafs? O time de Toronto tem um histórico recente preocupante para a torcida, com quatro eliminações consecutivas (até então) em jogos eliminatórios da primeira rodada dos playoffs, sendo quatro dessas em jogos 7. Em 2019-20, na bolha que a NHL criou por causa da COVID-19, o time perdeu no quinto jogo da rodada qualificatória para o Columbus Blue Jackets. Nos outros anos, Boston Bruins (2017-18, 2018-19) e Montreal Canadiens (2020-21). Além disso, em 2016-17 perdeu também na primeira rodada para o Washington Capitals. 

A quinta eliminação consecutiva desse jeito, recorde entre as grandes ligas esportivas norte-americanas, veio nesta temporada. Vamos falar do jogo 7.

JOGO 7 – Toronto Maple Leafs 1 x 2 Tampa Bay Lightning

O sétimo e decisivo jogo da série entre Toronto Maple Leafs e Tampa Bay Lightning foi o mais tenso e equilibrado de todos. E é nestes jogos que heróis improváveis aparecem.

Nick Paul, adquirido na trade deadline pelos Bolts, marcou seu primeiro gol nos playoffs em sua carreira e colocou Tampa na frente. John Tavares chegou a empatar no segundo em um golaço, porém uma interferência anulou a jogada. Mas, logo depois, Morgan Rilley colocou o puck para dentro para de fato deixar o placar em 1×1. 

Ainda no segundo período, Nick Paul marcou novamente para fazer 2×1. O resto do jogo foi de pressão do time da casa, mas Andrei Vasilevskiy, que venceu o troféu Conn Smythe de melhor jogador dos playoffs em 2021, fechou o gol e ajudou a garantir o placar para Tampa. 

 

Os campeões back-to-back seguem vivos em busca da terceira Stanley Cup consecutiva enquanto vem aí mais uma offseason dolorida e com muitas questões levantadas pela mídia e torcedores sobre a falta de sucesso de Toronto nos playoffs. 

O Tampa Bay Lightning vai pegar o Florida Panthers, que eliminou o Washington Capitals em seis jogos. O confronto é um clássico da Florida e tem tudo para ser um jogão!

O Recap das Séries está disponível no nosso canal do YouTube. Lá, você também pode conferir os recaps das outras séries dos playoffs em vídeo!

Texto em colaboração com Caique Tomiya.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email