O Tampa Bay Lightning é o campeão da Conferência Leste pelo terceiro ano consecutivo! Em um confronto mais equilibrado que a outra semifinal, o time da Flórida derrotou o New York Rangers em seis jogos e mantém o sonho do tetracampeonato vivo. Após sair perdendo por 2-0 na série, os Bolts venceram os próximo quatro jogos para conquistar o troféu Prince of Wales e carimbar o passaporte para a grande final da Stanley Cup!
Foi um confronto muito interessante, como já imaginávamos. Vamos falar um pouco sobre cada jogo.
JOGO 1: New York Rangers 6 x 2 Tampa Bay Lightning
O New York Rangers chegou com tudo na Final da Conferência Leste contra o Tampa Bay Lightning, vencendo o primeiro jogo por 6×2 e garantindo a primeira liderança em alguma série nesta temporada. O time da casa vem de duas decisões em jogos 7, enquanto a equipe da Flórida superou seu adversário anterior, o rival Florida Panthers, em apenas quatro jogos e teve tempo para descansar. Ou será que todo este tempo fez com que os Bolts perdessem o ritmo?
Chris Kreider abriu o placar com pouco mais de um minuto de jogo e, ainda no primeiro período, Steven Stamkos empatou. No segundo terço de jogo, tivemos quatro gols: Frank Vatrano colocou os nova iorquinos na frente, Ondrej Palat empatou de novo para o Lightning e Filip Chytil marcou duas vezes para colocar os Rangers a frente novamente.
71 seconds in and the @NYRangers are on the board thanks to Chris Kreider! 🗽 #StanleyCup
🇺🇸: @ESPN ➡️ https://t.co/hFwYEYldCa
🇨🇦: @Sportsnet ➡️ https://t.co/uuz1sz1pM3 pic.twitter.com/Tja0Ns8Djy— NHL (@NHL) June 2, 2022
Artemi Panarin e Mika Zibanejad fizeram seus gols e fecharam o placar no terceiro período. Foi apenas a terceira vez que Andrei Vasilevskiy levou seis gols em 93 partidas de playoffs em que participou.
JOGO 2: New York Rangers 3 x 2 Tampa Bay Lightning
O segundo jogo do confronto já não foi tão fácil. O New York Rangers venceu por 3×2 e abriu 2-0 na série. Quem saiu na frente foi o Tampa Bay Lightning, com gol de Nikita Kucherov em um power play logo no início do jogo.
Porém, não demorou muito para o New York empatar com o defensor K’Andre Miller e, no fim do período, virar com gol de Kaapo Kakko. No último terço do jogo, Mika Zibanejad aumentou a vantagem. Nick Paul chegou a marcar para Tampa e o time tentou uma reação mas não foi o suficiente. Igor Shesterkin trabalhou muito e muito bem no final para garantir a vitória.
Extends his point streak to seven games ✅
Secures the Shot of the Night ✅ #StanleyCupNHL x @JagermeisterUSA pic.twitter.com/3skrTnWRea
— NHL (@NHL) June 4, 2022
Em casa, o time de Nova Iorque fez seu trabalho. Na Flórida, a história seria diferente.
JOGO 3: Tampa Bay Lightning 3 x 2 New York Rangers
Em casa, o Tampa Bay Lightning conquistou sua primeira vitória no confronto!
Quem saiu na frente foram os visitantes. Após terminar o primeiro período sem gols, Chris Kreider e Mika Zibanejad marcaram e abriram 2×0 no segundo, mas Nikita Kucherov diminuiu o placar – todos os gols em power plays. No terceiro período, a virada do time da casa veio. Steven Stamkos empatou no início e Ondrej Palat virou o jogo faltando apenas 42 segundos para acabar a partida! O Lightning entrou na série e deixou ela em 2-1!
PALAT CALLED GAME 😱
The @tblightning have come back to take Game 3! #StanleyCup pic.twitter.com/ygY0Bf9wlf
— NHL (@NHL) June 5, 2022
Victor Hedman, defensor do Lightning, teve duas assistências e ultrapassou a marca de 100 pontos na carreira em playoffs, se tornando o 14º defensor na história da liga a alcançar tal feito. Enquanto isso, Chris Kreider marcou seu 34º gol em pós-temporadas e empatou com Rod Gilbert como o artilheiro dos Rangers na história no quesito.
JOGO 4: Tampa Bay Lightning 4 x 1 New York Rangers
O jogo 4 foi de domínio do Tampa Bay Lightning, que venceu por 4 x 1 e empatou a série em 2-2!
Pat Maroon marcou o primeiro do time da casa, logo no início da partida e no segundo período, Nikita Kucherov aumentou o placar. No terceiro terço, Steven Stamkos fez 3×0 e Artemi Panarin tentou colocar o New York Rangers no jogo com um gol de power play, mas não foi o suficiente, Ondrej Palat sacramentou o placar e o empate na série no final.
It's Stammer time again folks. 🔨 #StanleyCup
🇺🇸: @espn ➡️ https://t.co/t2IkqtBh9n
🇨🇦: @Sportsnet ➡️ https://t.co/MimHUFiJ3y pic.twitter.com/8F3cWNGRyz— NHL (@NHL) June 8, 2022
O confronto retornaria para Nova Iorque e, até agora, todos os jogos foram vencidos pelos donos da casa. A história seria diferente no jogo 5.
JOGO 5: New York Rangers 1 x 3 Tampa Bay Lightning
Em NY, o Tampa Bay Lightning dominou e venceu o quinto jogo da série por 3×1 e virou o placar do confronto para 3-2.
Os Rangers saíram na frente mas, novamente, foram incapazes de segurar o placar. Após um primeiro período sem gols, Ryan Lindgren fez o único da partida do time da casa. Mikhail Sergachev empatou o jogo logo depois e, no fim do terceiro período, Ondrej Palat virou. Brandon Hagel fechou o placar para Tampa e deixou o time a uma vitória de ir para a final da Stanley Cup pela terceira vez consecutiva.
Game 5 is tied heading into the third! 👀 #StanleyCup
🇺🇸: @espn ➡️ https://t.co/uV4c0tAimx
🇨🇦: @Sportsnet ➡️ https://t.co/FiEzJON6Vy pic.twitter.com/sKjme0wY97— NHL (@NHL) June 10, 2022
Foi a primeira derrota em casa do New York Rangers desde o jogo 1 da série contra o Pittsburgh Penguins, quando perdeu por 4 x 3 na terceira prorrogação. Ondrej Palat se tornou o primeiro jogador da história da liga a marcar múltiplos game-winning goals, que é aquele gol que dá a vitória para um time, nos últimos dois minutos finais do tempo regulamentar.
Jogo 6: Tampa Bay Lightning 2 x 1 New York Rangers
O Tampa Bay Lightning recebeu o New York Rangers para o sexto jogo da série, que viria a ser o último. O time da casa venceu por 2 x 1 e fechou o confronto em 4-2!
So the @NYRangers tied it… and then the @TBLightning took the lead back 21 seconds later… 😳 #StanleyCup
🇺🇸: @espn ➡️ https://t.co/Q6pgX3WR7C
🇨🇦: @Sportsnet ➡️ https://t.co/5TI9QXKueT pic.twitter.com/Qr4SZtNcKv— NHL (@NHL) June 12, 2022
Após um primeiro período sem gols, Steven Stamkos abriu o placar no segundo. Os Rangers reagiram apenas no terceiro período, com um gol de Frank Vatrano no power play. Porém, a alegria durou apenas 21 segundos. O capitão dos Bolts marcou pela segunda vez na partida para terminar com o sonho do time nova iorquino de ir para a final. New York pressionou nos minutos restantes, mas não foi o suficiente.
O time da Flórida venceu e levou a 11ª série consecutiva em playoffs! O Tampa Bay Lightning vai para sua terceira final consecutiva e enfrenta o Colorado Avalanche em busca da quarta Stanley Cup de sua história!
O Recap das Séries estará disponível no nosso canal do YouTube. Lá, você também pode conferir os recaps das outras séries dos playoffs em vídeo!