divisão central destaque

Projetando a lista de protegidos na Divisão Central da NHL

lista de protegidos

Faltam seis dias para o Draft de Expansão do Seattle Kraken! No dia 21 de julho iremos descobrir como será o time da mais nova franquia da NHL. Pensando nisso, a equipe da NHL Brasil trouxe uma série de matérias sobre o evento, incluindo como funciona o Draft até quais jogadores nós protegeríamos.

Nossa equipe quis brincar um pouco e projetou a lista de protegidos de cada divisão. Caique Tomiya e Luiza Vidal trazem as opções de protegidos na Divisão Central da NHL!


A temporada 2020-21 da NHL chegou ao fim mas isso não quer dizer que tudo vai se acalmar agora. Entramos na offseason, momento que acontecem trocas, contratações, Draft e diversas mudanças. Dessa vez, além disso tudo, teremos o Draft de Expansão do Seattle Kraken, a mais nova franquia da NHL. Os times da liga lançam no dia 17 de julho sua lista de jogadores protegidos oficial, porém até lá podemos especular alguns nomes.

Os times são obrigados a proteger jogadores que tem cláusulas não-movimentação (NMC) em seus contratos. Também, existem casos de jogadores que não precisam ser protegidos:

  • Em primeiro e segundo ano de contrato profissional;
  • Escolhidos nos últimos Drafts e que ainda não assinaram contrato de entrada na liga;
  • Que atuaram em menos de 40 partidas da temporada 2020-2021 ou menos que 70 nas últimas duas temporadas;
  • Que terminaram a temporada na lista de contundidos a longo termo.

A lista inteira e por time de jogadores isentos pode ser vista na ferramenta do Draft de Expansão do site Cap Friendly.

Existem dois esquemas para as listas de jogadores protegidos:

  • Sete jogadores de ataque, três jogadores de defesa e um goleiro (7-3-1) ou;
  • Oito jogadores (ataque e defesa) e um goleiro (8-1).

Lista de jogadores protegidos na Divisão Central da NHL

Hoje é dia de projetar as listas de jogadores protegidos na Divisão Central da NHL, que é composta por: Arizona Coyotes, Chicago Blackhawks, Colorado Avalanche, Dallas Stars, Minnesota Wild, Nashville Predators, St. Louis Blues e Winnipeg Jets. Além disso, trazemos também uma opção em cada time para o Seattle Kraken. Ainda não estamos montando o Mock Draft, que virá mais próximo da data do Draft de Expansão com a lista de protegidos já oficial!

Arizona Coyotes

A lista de jogadores protegidos do Arizona Coyotes foi projetada no esquema 7-3-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Adin Hill
  • Defensores: Oliver Ekman-Larsson, Jakob Chychrun, Ilya Lyubushkin
  • Atacantes:  Clayton Keller, Nick Schmaltz, Christian Dvorak, Conor Garland, Phil Kessel, Michael Bunting, Lawson Crouse

O Arizona Coyotes está em uma posição muito confortável em relação ao Draft. Assim como outros times da liga, eles têm poucos jogadores-chave que realmente precisam de proteção, o que deixa o time com espaço o suficiente para proteger todos os seus jogadores importantes. A escolha de Seattle não deve afetar o time de forma significativa.

Nossa escolha: Tyler Pitlick (F)

Chicago Blackhawks

A lista de jogadores protegidos do Chicago Blackhawks foi projetada no esquema 7-3-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Kevin Lankinen
  • Defensores: Caleb Jones, Connor Murphy, Nikita Zadorov
  • Atacantes: Jonathan Toews, Patrick Kane, Alex DeBrincat, Brett Connolly, Dylan Strome, Brandon Hagel, Henrik Borgstrom

Chicago está passando por um processo de reconstrução há alguns anos e, por esse motivo, não tem grandes preocupações em relação à sua lista de proteção. Com Kirby Dach, Adam Boqvist, Pius Suter e Dominik Kubalik isentos, a franquia terá que proteger a sua base no ataque. Na defesa, não tem muitos nomes grandes que farão falta para o time. Com a troca do veterano Duncan Keith, eles estão em uma posição bem confortável. O grande porém é na rede e a nossa aposta é que será de lá a escolha de Seattle. Com dois goleiros jovens e bons, Chicago deve optar pelo recém chegado Kevin Lankinen, deixando Malcolm Subban desprotegido – para a felicidade do Kraken.

Nossa escolha: Malcolm Subban (G)

Colorado Avalanche

A lista de jogadores protegidos do Colorado Avalanche foi projetada no esquema 8-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Hunter Miska
  • Defensores: Ryan Graves, Samuel Girard, Devon Toews, Cale Makar
  • Atacantes: Mikko Rantanen, Nathan MacKinnon, Andre Burakovsky, Nazem Kadri

O Colorado Avalanche é um dos times que tem um problema em mãos. Com muitas peças da defesa e do ataque sendo extremamente importantes, o time tem uma escolha a se fazer: proteger sete atacantes e correr o risco de perder Ryan Graves, ou proteger quatro defensores e correr o risco de perder alguém importante para o time, como Joonas Donskoi. Porém, apostamos que Seattle irá optar por um jogador mais jovem, com experiência na NHL e que tenha potencial para crescer com o time. 

Observação: o atacante Gabriel Landeskog e o goleiro Philipp Grubauer não foram protegidos por nós, do NHL Brasil, por não estarem sob contrato até o momento em que essa lista foi feita. Quando um jogador está sob o status de UFA (Unrestricted Free Agent) não têm vínculos contratuais ou de direito com nenhum time e, portanto, podem assinar com qualquer time. Muitos desses jogadores, apesar de serem peças chave para os seus times, não serão protegidos caso não assinem antes da data final para entregar a lista de protegidos. Mesmo que sejam escolhidos por Seattle, poderão optar por não assinar com o time e voltar para o seu time de origem quando o período de free agency começar, no dia 28 de julho.

Nossa escolha: Tyson Jost (F)

Dallas Stars

A lista de jogadores protegidos do Dallas Stars foi projetada no esquema 7-3-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Anton Khudobin
  • Defensores: Esa Lindell, John Klingberg, Miro Heiskanen
  • Atacantes: Tyler Seguin, Jamie Benn, Alexander Radulov, Radek Faksa, Roope Hintz, Denis Gurianov, Jason Dickinson

Dallas está com a faca e o queijo na mão para esse Draft. A sua mais nova estrela, Jason Robertson, é isento e a maioria dos jogadores que fazem parte do seu futuro também são. Por isso, eles têm o conforto de proteger os seus jogadores mais importantes e a base do seu time. A única grande questão para o Stars estava na área de goleiros: Ben Bishop não joga desde o ano passado por estar tratando uma lesão no joelho e tinha uma cláusula de não-movimentação no seu contrato. Porém, Bishop dispensou a cláusula, aceitando ser exposto, o que leva a crer que Dallas aposta em Anton Khudobin como seu futuro goleiro titular.

Nossa escolha: Ben Bishop (G)

Minnesota Wild

A lista de jogadores protegidos do Minnesota Wild foi projetada no esquema 7-3-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Kaapo Kahkonen
  • Defensores: Jonas Brodin, Jared Spurgeon, Matt Dumba
  • Atacantes: Marcus Foligno, Mats Zuccarello, Victor Rask, Kevin Fiala, Jordan Greenway, Joel Eriksson Ek, Nico Sturm

O Minnesota Wild estava em uma situação bem delicada por conta dos seus contratos enormes e com cláusulas de não-movimentação. Porém, eles deram buyout em Zach Parise e Ryan Suter, abrindo dois espaços valiosos na sua lista de proteção e agora poderão proteger os seus jogadores principais. 

Nossa escolha: Carson Soucy (D)

Nashville Predators

A lista de jogadores protegidos do Nashville Predators foi projetada no esquema 7-3-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Juuse Saros
  • Defensores: Roman Josi, Ryan Ellis, Mattias Ekholm
  • Atacantes: Ryan Johansen, Filip Forsberg, Colton Sissons, Luke Kunin, Calle Jarnkrok, Nick Cousins, Yakov Trenin

O Nashville Predators não terá problemas protegendo seus principais nomes neste Draft, conseguindo cobrir os seus melhores defensores e atacantes. A equipe deve tentar enviar um contrato considerado complicado para Seattle e a nossa aposta vai em um jogador com potencial para recomeçar em outra franquia e que possui um dos salários mais altos da equipe. 

Nossa escolha: Matt Duchene (F)

St. Louis Blues

A lista de jogadores protegidos do St. Louis Blues foi projetada no esquema 7-3-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Jordan Binnington
  • Defensores: Justin Faulk, Torey Krug, Colton Parayko
  • Atacantes: Ryan O’Reilly, Vladmir Tarasenko, Brayden Schenn, David Perron, Oskar Sundqvist, Robert Thomas, Jordan Kyrou

St. Louis é outro time que não terá problemas para proteger todos os seus melhores jogadores do ataque, porém terão que deixar peças da defesa desprotegidas e isso pode custar ao time no futuro. A nossa aposta é que o Blues deixará Marco Scandella, Tyler Bortuzzo e Vince Dunn desprotegidos, mas os dois primeiros já estão na casa dos 30 anos – e, apesar de ainda serem muito bons, Seattle pode ir por outro caminho e escolher o jovem Vince Dunn, que ainda tem muito o que crescer na liga.

Nossa escolha: Vince Dunn (D)

Winnipeg Jets

A lista de jogadores protegidos do Winnipeg Jets foi projetada no esquema 7-3-1 e tem os seguintes jogadores:

  • Goleiro: Connor Hellebuyck
  • Defensores: Josh Morrisey, Neal Pionk, Logan Stanley
  • Atacantes: Mark Scheifele, Blake Wheeler, Kyle Connor, Nikolaj Ehlers, Pierre-Luc Dubois, Andrew Copp, Mason Appleton

O Draft chega para Winnipeg deixando um gosto amargo. Eles precisam proteger as suas principais peças do ataque, pois a perda de qualquer um deles poderá ter impactos significativos para a equipe canadense. Porém, isso significa deixar um dos seus melhores defensores à mercê de Seattle e, pela lógica, os Jets devem proteger os mais novos e com futuro brilhante e deixar um dos seus defensores desprotegidos. A nossa aposta é que Winnipeg acabará entregando Dylan DeMelo de bandeja para o Kraken – e isso pode ter custos altíssimos na próxima temporada.

Nossa escolha: Dylan DeMelo (D)

Lembrando que a lista de jogadores protegidos na Divisão Central da NHL foi projetada a partir de especulações da nossa equipe. A versão oficial sai no dia 17 de julho. Nos próximos dias teremos mais textos na série sobre o Draft de Expansão do Seattle Kraken. Fiquem de olho no Twitter e Instagram da NHL Brasil!

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email