25689288167_75420f006b_o.0

O que você deve saber para a nova temporada da NWHL

A sexta temporada da NWHL (National Women’s Hockey League) inicia nesse sábado (23). Porém, as coisas serão diferente estes ano. Aqui estão os pontos-chave a saber:

Já faz algum tempo

Os últimos jogos da NWHL aconteceram em 8 de março de 2020, quando o Boston Pride e o atual campeão, Minnesota Whitecaps, venceram as semifinais Isobel Cup. Com a pandemia do coronavírus (e você sabe o que aconteceu a seguir) o jogo do título que aconteceria em 13 de março nunca aconteceu. Então, Minnesota ainda é o campeão – 22 meses depois de ter vencido a Copa com um gol na prorrogação contra o Buffalo Beauts.

Elas estarão em uma bolha

Em um esforço para evitar mais cancelamentos relacionados ao coronavírus, todas as seis equipes foram realocadas para um ambiente de quarentena em Lake Placid, Nova York. Os jogos serão disputados na arena onde a equipe masculina dos EUA realizou o Milagre no Gelo, em 1980.

Vai ser rápido

Toda a temporada regular e os playoffs serão concluídos em apenas 14 dias. A temporada regular consiste em duas partes. O primeiro é um round-robin, no qual as seis equipes jogam entre si uma vez. Em seguida, cada equipe joga mais duas partidas, sendo os confrontos determinados pela classificação da primeira parte (quanto mais alta a posição da equipe na classificação, mais fáceis seus adversários). Quando isso acabar, os times com os quatro melhores recordes em seus sete jogos da temporada regular avançam para as semifinais da Isobel Cup em 4 de fevereiro. Os vencedores se enfrentam no dia seguinte na final da Isobel Cup, que também será decidida em um confronto.

Agora há um time canadense

A abertura da temporada (sábado às 15h, no horário de Brasília) também é o jogo inaugural do Toronto Six – uma equipe de expansão cujo nome funciona em vários níveis. “The Six” é um apelido de Toronto, times de hockey têm seis jogadores no gelo ao mesmo tempo e este é o sexto time em uma liga que está jogando sua sexta temporada. O Canadá estava sem uma equipe profissional de hockey feminino desde que a Liga Canadense de Hóquei Feminino, composta por seis equipes, foi encerrada na primavera de 2019.

Mas você não verá muitas das melhores jogadoras do mundo

Membros das seleções canadenses e americanas se recusam a jogar na NWHL – ou em qualquer outra liga – até que sua demanda por uma liga feminina “única e sustentável” que pague um salário mínimo e as trate como profissionais seja atendida (de preferência pela NHL). Nesse ínterim, elas estão planejando uma segunda série da turnê Dream Gap Tour lançada no ano passado. E a seleção canadense está atualmente reunida em Calgary para um training camp de 35 jogadoras. O campeonato mundial feminino está agendado para abril em Halifax e Truro, Nova Scotia, após ter sido adiado no ano passado.

A história será feita na TV

A NBC Sports Network estará transmitindo as semifinais e a final da Isobel Cup, que marcará a primeira vez que o hockey profissional feminino é exibido ao vivo em um grande canal a cabo dos Estados Unidos. O restante dos jogos está disponível no canal da liga no Twitch, a plataforma de transmissão ao vivo da Amazon popular entre os entusiastas de videogames. O Twitch tem direitos exclusivos fora dos EUA para todos os jogos (incluindo as semifinais e a final), então esse é o único lugar para os espectadores ao redor do mundo assistirem.

Conhecendo um pouco das equipes

Boston Pride: O Boston Pride é um time profissional de hockey no gelo feminino com sede em Boston, Massachusetts. Fundado em 2015, o time joga na Warrior Ice Arena, que também é o local de treino do Boston Bruins. Elas ganharam a Isobel Cup na temporada inaugural em 2016, derrotando o Buffalo Beauts.

Buffalo Beauts: O Buffalo Beauts é um time profissional de hockey no gelo feminino com sede em Amherst, Nova York. A equipe foi criada em 2015 e jogam no Northtown Center, no subúrbio de Buffalo, em Amherst, mas já jogou no Harborcenter, no centro de Buffalo, nas primeiras quatro temporadas. O time avançou para as finais da Isobel Cup nas primeiras quatro temporadas da NWHL, vencendo em 2016–17. De 2017 a 2019, as Beauts foram propriedade da Pegula Sports and Entertainment, todavia, Pegula rompeu os laços com a NWHL na offseason de 2019, fazendo com que a equipe se mudasse para o Northtown Center.

Connecticut Whale: O Connecticut Whale é um time feminino profissional de hockey no gelo com sede em Danbury, Connecticut. Também fundado em 2015, seu nome e cores são uma homenagem à antiga franquia NHL e WHA conhecida como Hartford Whalers. Na temporada de 2019-20, foi eliminado nas semifinais pelo Boston Pride.

Metropolitan Riveters: O Metropolitan Riveters (originalmente o New York Riveters) é um time profissional de hockey no gelo feminino com sede em Monmouth Junction, New Jersey, com jogos em casa na ProSkate Ice Arena. Fundado em 2015, possuem o nome e o logotipo baseados em Rosie the Riveter, o tema do pôster motivacional da Segunda Guerra Mundial “We Can Do It!“. As Riveters jogaram uma temporada no Brooklyn antes de se mudarem para o rinque de treino do New Jersey Devils em Newark, New Jersey, em 2016. A equipe então teve uma afiliação promocional com os Devils desde o início de 2017 e foram renomeadas como Metropolitan Riveters, porém a parceria terminou em 2019.

Minnesota Whitecaps: O Minnesota Whitecaps é um time profissional com sede na área de Minneapolis – Saint Paul. Fundado em 2004, jogam seus jogos em casa no TRIA Rink em Saint Paul, o rinque de treino do Minnesota Wild. A equipe era independente, após a dissolução da Western Women’s Hockey League após a temporada 2010-11. Apesar disso, a programação das Whitecaps consistia principalmente em jogos contra times de hockey no gelo da faculdade feminina. O time também jogou alguns jogos de exibição contra times da nova NWHL durante a temporada inaugural de 2015-16 da liga, mas não era um membro oficial. Em 15 de maio de 2018, a NWHL anunciou que Minnesota se juntaria oficialmente à liga para a temporada 2018-19. Também são o único time a ter vencido a Clarkson Cup e a Isobel Cup, os dois principais campeonatos do hockey profissional feminino na América do Norte, vencendo a Clarkson Cup em 2010 como membro da WWHL e a Isobel Cup em 2019, sua temporada inaugural na NWHL. As Whitecaps também tem duas equipes juniores: sub-19 e sub-17.

Toronto Six: O Toronto Six é um time profissional com sede em Toronto e joga no Canlan Ice Sports – York. Elas serão a primeira equipe canadense a competir na NWHL e são a primeira equipe em expansão a se juntar à liga desde o colapso da Canadian Women’s Hockey League (CWHL) em 2019. A equipe foi fundada em 2020 e a temporada 2020–21 da NWHL será sua temporada inaugural.

Calendário de jogos

Lembrando que todos os jogos serão transmitidos pelo Twitch da NWHL e estão no horário de Brasília.

TEMPORADA REGULAR

Sábado, 23 de janeiro
15h – Toronto Six x Metropolitan Riveters
18h – Boston Pride x Minnesota Whitecaps
21h – Connecticut Whale x Buffalo Beauts
Domingo, 24 de janeiro
15h – Minnesota Whitecaps x Toronto Six
18h – Metropolitan Riveters x Connecticut Whale
21h – Buffalo Beauts x Boston Pride
Terça, 26 de janeiro
19h30 – Minnesota Whitecaps x Metropolitan Riveters
22h30 – Toronto Six x Boston Pride
Quarta, 27 de janeiro
19h30 – Boston Pride x Connecticut Whale
22h30 – Metropolitan Riveters x Buffalo Beauts
Quinta, 28 de janeiro
19h30 – Buffalo Beauts x Toronto Six
22h30 – Connecticut Whale x Minnesota Whitecaps
Sábado, 30 de janeiro
14h – Connecticut Whale x Toronto Six
17h – Minnesota Whitecaps x Buffalo Beauts
20h – Boston Pride x Metropolitan Riveters

ROUND ROBIN – TEMPORADA REGULAR

Domingo, 31 de janeiro
16h – 4º colocado x 3º colocado
19h – 6º colocado x 2º colocado
22h – 5º colocado x 1º colocado
Terça, 02 de fevereiro
19h30 – 6º colocado x 1º colocado
22h30 – 4º colocado x 2º colocado
Quarta, 03 de fevereiro
21h – 5º colocado x 3º colocado

SEMIFINAIS

Quinta, 04 de fevereiro
19h30 – 4º lugar x 1º lugar (Campeão da Temporada Regular)
22h – 3º lugar x 2º lugar

FINAIS DA ISOBEL CUP

Sexta, 05 de fevereiro
21h – Vencedores das Semifinais

Foto: Reprodução/Ice Garden

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email