prêmios entregues no nhl awards

NHL Awards: Confira os vencedores dos prêmios individuais da Liga

O NHL Awards aconteceu terça-feira (21), evento que premia os melhores jogadores da temporada regular. Durante toda pós-temporada, a Liga vem anunciando os vencedores dos prêmios de 2021-22, porém foi na cerimônia realizada em meio às Finais da Stanley Cup em Tampa, na Flórida, que conhecemos os detentores dos troféus individuais da NHL. 

Jogador mais valioso da temporada, melhor defensor, melhor novato e a ‘seleções’ da temporada foram anunciados em evento com apresentação do ator e comediante Kenan Thompson. 

Hart Trophy

O grande vencedor da noite no NHL Awards foi o central Auston Matthews, do Toronto Maple Leafs. O camisa 34 recebeu o Hart Trophy, prêmio dado ao jogador mais valioso da temporada e é votado pela Associação de Escritores do Hóquei, a PHWA (Professional Hockey Writers’ Association, em inglês). 

Matthews foi o artilheiro da temporada e levou o Troféu Maurice “Rocket” Richard para casa pelo feito. Além disso, foi o segundo ano consecutivo que o central foi finalista do Hart. Vencedor do Calder Trophy em 2017, foi a primeira vez que ele venceu o Hart Trophy.

A temporada 2021-22 foi a melhor da carreira de Auston Matthews. Em 73 jogos, ele teve 106 pontos (60 gols e 46 assistências) e foi peça fundamental para a grande campanha do time canadense. Ele foi o primeiro jogador da década a ter uma temporada de 60 gols, sendo o 21º da história. 

Os outros finalistas foram Connor McDavid, do Edmonton Oilers, e Igor Shesterkin, do New York Rangers.

Ted Lindsay Award

Matthews também foi o vencedor do Ted Lindsay Award, prêmio concedido ao melhor jogador da temporada segundo os atletas membros da Associação de Jogadores da NHL (NHLPA). Além do central do time canadense, os outros finalistas foram Roman Josi, do Nashville Predators, e Connor McDavid, do Edmonton Oilers.

Norris Trophy

Cale Makar, do Colorado Avalanche, foi escolhido como o melhor defensor da temporada regular e levou o Norris Trophy para casa. Ele foi o primeiro jogador da posição a vencer o prêmio pelo Colorado Avalanche. Makar foi finalista do Norris em 2020-21 e venceu o Calder Trophy em 2019-20. 

O camisa 8 terminou a temporada com 86 pontos em 77 jogos, sendo 28 gols e 58 assistências. Ele foi o artilheiro entre os defensores nesta temporada e o quinto da posição a atingir tal meta nos últimos 30 anos. Cale Makar foi um dos pilares da campanha histórica para a franquia de Colorado, que chegou nas Finais da Stanley Cup pela primeira vez desde 2000-01. 

Os outros finalistas do Norris Trophy foram Roman Josi, do Nashville Predators, e Victor Hedman, do Tampa Bay Lightning. 

Calder Trophy

O alemão Moritz Seider foi escolhido como o melhor novato da temporada 2021-22 e venceu o Calder Trophy em votação feita pela PHWA. Foi a primeira vez em 57 anos que um jogador do Detroit Red Wings levou o troféu.

Seider foi escolhido na sexta posição geral no Draft de 2019-20, uma surpresa na época. Ele marcou 50 pontos (sete gols e 43 assistências) e foi o quinto entre os novatos no quesito. O defensor foi o líder de assistências em igualdade numérica, em power play (19) e pontos em power play (21) entre todos os rookies na temporada.

Seider jogou os 82 confrontos do Detroit Red Wings e liderou todos os novatos em tempo no gelo e minutos por jogo. Além de todas as estatísticas, se mostrou um jogador diferenciado na posição e tem um futuro brilhante pela frente.

Os outros finalistas foram Michael Bunting, do Toronto Maple Leafs, e Trevor Zegras, do Anaheim Ducks.

Vezina Trophy

Igor Shesterkin foi escolhido como o melhor goleiro da temporada e venceu o Vezina Trophy. Os 32 general managers da NHL são os votantes deste troféu e eles escolheram o russo com quase unanimidade: ele recebeu 29 votos de primeiro lugar e três votos para segundo naqueles que não o escolheram como o melhor. 

Shesterkin teve a menor média de gols sofridos da Liga, com 2,07, e o melhor aproveitamento em defesas, com 93,5% – que foi a sétima melhor na história da NHL. Ele foi um dos grandes motivos da campanha do New York Rangers, que chegou até a Final da Conferência Leste. Ele terminou a temporada com seis shutouts, sendo o terceiro goleiro no quesito. Igor também foi finalista do Hart Trophy, o que só reforça a grande temporada que o jogador teve.

Os outros finalistas foram Jacob Markstrom, do Calgary Flames, e Juuse Saros, do Nashville Predators.

Outros prêmios anunciados antes do NHL Awards

Durante as rodadas dos playoffs da temporada 2021-22, a NHL anunciou outros prêmios individuais. 

Lady Byng Award

Kyle Connor, do Winnipeg Jets, venceu o Lady Byng Award. O prêmio é concedido para o jogador que demonstra espírito esportivo e conduta correta no gelo, além de ótimas habilidades como jogador.

King Clancy Trophy

P.K. Subban, defensor do New Jersey Devils, foi nomeado como vencedor do King Clancy Trophy. O prêmio é concedido para o jogador que melhor exemplifica a liderança dentro e fora do gelo, além de laurear aqueles que fazem grandes contribuições humanitárias em suas comunidades. Ele foi o primeiro jogador dos Devils a vencer o prêmio.

Subban é ativista de causas raciais e sociais, trabalha em prol de jovens em necessidade e apoiou causas de luta contra o COVID-19. Além disso, ele doou US$1M em apoio a Le Spot, uma clínica de saúde mental em Montreal, e igualou doações de até US$100 mil para ajudar pacientes ucranianos que chegaram na America do Norte com necessidade de tratamentos para salvar suas vidas.

Bill Masterton Trophy

Carey Price, goleiro do Montreal Canadiens, venceu o Bill Masterton Trophy. O prêmio é dado para o jogador que melhor demonstra qualidade de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei no gelo.

Price participou de apenas quatro jogos na temporada. Ele entrou voluntariamente no programa de auxílio aos jogadores da NHL e NHLPA por uso de substâncias. Além disso, ele passou por uma cirurgia no joelho durante a offseason. 

Selke Trophy

Patrice Bergeron, capitão do Boston Bruins, venceu o Selke Trophy. O prêmio é dado anualmente para o atacante que melhor demonstra aspectos defensivos no jogo.

Foi a quinta vez que Bergeron venceu o troféu, superando o recorde de Bob Gainey, que venceu quatro vezes pelo Montreal Canadiens entre 1977-81. 

Jack Adams Award

Darryl Sutter, técnico do Calgary Flames, venceu o Jack Adams Award. O prêmio é dado para o head coach que mais contribuiu com o sucesso de seu time na temporada.

Em sua segunda passagem pelo time e primeira temporada completa desde a contratação em março de 2021, Sutter levou os Flames ao título da Divisão Pacífica. Além disso, o time teve a segunda melhor campanha desde 1988-89, quando foram campeões da Stanley Cup.

‘Seleções’ da Temporada

Por fim, no NHL Awards também anunciaram as ‘seleções’ da temporada. Os times são escolhidos pela PHWA. 

Primeiro Time All-Star

Johnny Gaudreau (CGY) – Auston Matthews (TOR) – Mitchell Marner (TOR)

Cale Makar (COL) – Roman Josi (NSH)

Igor Shesterkin (NYR)

Segundo Time All-Star

Jonathan Huberdeau (FLA) – Connor McDavid (EDM) – Matthew Tkachuk (CGY)

Victor Hedman (TBL) – Charlie McAvoy (BOS)

Jacob Markstrom (CGY)

Time All-Rookie

Michael Bunting (TOR) – Trevor Zegras (ANA) – Lucas Raymond (DET)

Alexandre Carrier (NSH) – Moritz Seider (DET)

Jeremy Swayman (BOS)

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email