A NHL sancionou o Arizona Coyotes após o time violar a política de testes do Combine durante a temporada 2019-20, retirando a escolha de segunda rodada do Draft de 2020 e a de primeira de 2021.

As sanções foram anunciadas pelo Comissário Gary Bettman, que convocou uma audiência para tratar do assunto em 6 de agosto, a qual incluiu representantes dos Coyotes e da Liga. Arizona reconheceu que violou a política ao conduzir testes físicos em jogadores elegíveis para o Draft de 2020 antes do Combine.

Ao chegar em sua decisão, Bettman reforçou as principais razões para a existência da política que proíbe testes físicos antes do Combine: para assegurar uma competição justa entre os times com respeito para avaliar e escolher prospectos, além de também para evitar de sujeitar os prospectos a de repetir os procedimentos de testes.

As sanções foram impostas segundo o Artigo 6.3 da Constituição da NHL, que autoriza o Comissário a impor punições “se ele determina […] que qualquer pessoa […] ou violou as regras da Constituição […] ou foi culpado de alguma conduta […] prejudicial à Liga ou ao jogo.”

Ainda, o Artigo 6.3 dá poder ao Comissário de retirar escolhas do Draft da franquia culpada “se a conduta em questão afeta a competitividade do jogo.”

“Enquanto a política de testes do Combine refere-se a uma multa de ‘não mais que US$250 mil por cada violação’, eu exerço o arbítrio de impor a punição citada anteriormente – a qual eu considero mais apropriada dada a situação específica desse caso,” disse o Comissário Bettman.

“Quanto aos funcionários da franquia que participaram ou contribuíram na violação, eu decidi que não haverá nenhuma punição a estes indivíduos. Embora eu conclua que certos funcionários agiram de maneira grosseiramente negligente, na melhor das hipóteses, o que foi concedido pela franquia, eu concluí que isso não estabelece, por um padrão com o qual eu me sinto confortável, que eles se envolveram na transgressão de modo intencional, em oposição a um comportamento grosseiramente negligente.”

A NHL não comentará mais sobre este assunto.

O texto original pode ser encontrado no site da NHL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *