New York Rangers e Tampa Bay Lightning: tudo sobre a Final da Conferência Leste

New York Rangers e Tampa Bay Lightning: tudo sobre a Final da Conferência Leste!

A final da Conferência Leste está decidida: Tampa Bay Lightning e New York Rangers disputarão uma das vagas para as finais da Stanley Cup! O time da Flórida foi o terceiro colocado na Divisão Atlântica e os nova iorquinos se classificaram para os playoffs no segundo lugar da Divisão Metropolitana. A série, que é melhor de sete jogos, começa na quarta-feira (1). Caso seja necessário jogar todas as partidas do confronto, o jogo 7 será dia 14 de junho.

JOGO 1 - QUA (1) 21hNew York Rangers x Tampa Bay Lightning
JOGO 2 - SEX (3) 21hNew York Rangers x Tampa Bay Lightning
JOGO 3 - DOM (5) 21hTampa Bay Lightning x New York Rangers
JOGO 4 - TER (7) 21hTampa Bay Lightning x New York Rangers
JOGO 5* - QUI (9) 21hNew York Rangers x Tampa Bay Lightning
JOGO 6* - SAB (11) 21hTampa Bay Lightning x New York Rangers
JOGO 7* - TER (14) 21hNew York Rangers x Tampa Bay Lightning

* Caso necessário

O confronto será um rematch da Final da Conferência Leste na temporada 2014-15. Há seis anos, o Tampa Bay Lightning foi quem venceu a série em sete jogos. Porém, os Bolts perderam na final nesta temporada para o Chicago Blackhawks.

A história será a mesma ou o New York Rangers terá sua vingança?

New York Rangers e Tampa Bay Lightning: o que esperar?

Assim como na outra Final de Conferência, aqui teremos um confronto especial dentro da série: Andrei Vasilevskiy e Igor Shesterkin serão peças cruciais para seus respectivos times. Vasy já é reconhecido como um dos melhores, se não o melhor, goleiro da liga enquanto Shesty está construindo ainda o seu legado. Os dois russos foram essenciais para New York Rangers e Tampa Bay Lightning chegarem onde estão.

O New York Rangers é um time que está a frente do seu próprio planejamento. Os Rangers passaram por um rebuild nos últimos anos e, após passar três das últimas quatro temporadas – excluindo a bolha em 2020 – sem ir para os playoffs, o time de NY está na Final da Conferência Leste. New York precisou de todos os sete jogos nas duas rodadas para chegar até aqui, o que pode ser um problema no aspecto físico dos atletas, porém o time não tem nenhum desfalque significativo por lesão. Chris Kreider, o capitão de facto, e Mika Zibanejad lideram um time jovem, que tem um brilhante futuro pela frente. Igor Shesterkin, que chegou para substituir o lendário Henrik Lundqvist, está jogando sua primeira pós-temporada completa, antes disso ele havia jogado apenas um jogo na bolha em 2020. Ele sofreu um pouco na primeira rodada mas superou seus problemas para voltar a ser a diferença do time na segunda.

Enquanto isso, Tampa Bay Lightning vem de um histórico incrível nos playoffs. O time foi bicampeão da Stanley Cup nos últimos dois anos e tem tudo para erguer a Copa pela terceira vez consecutiva. O núcleo campeão segue no time e isto faz uma grande diferença, Tampa pode não ser um time historicamente tradicional, mas eles aprenderam a jogar na pós-temporada e criaram a famosa camisa pesada nos playoffs. Steven Stamkos, Nikita Kucherov e Victor Hedman lideram o time já acostumado a vencer. Contando com um dos melhores goleiros da liga nos últimos anos em Andrei Vasilevskiy, é uma equipe completa de ponta a ponta.

TAMPA BAY LIGHTNINGTEMPORADA REGULARNEW YORK RANGERS
110 (7º)PONTOS110 (8º)
51-23-8V-D-OT52-24-6
3,48 (8º)GOLS MARCADOS/JOGO3,05 (17º)
2,78 (6º)GOLS SOFRIDOS/JOGO2,49 (2º)
54 (8º)SALDO DE GOLS47 (9º)
23,9 (8º)POWER PLAY25,2 (4º)
80,6 (11º)PENALTY KILL82,3 (7º)

O The Athletic coloca o Tampa Bay Lightning como favorito neste confronto, inclusive é a primeira vez que o time é favorito segundo o site. Colocar os Bolts como os favoritos da série não é uma surpresa, porém não leve isso ao pé da letra. O New York Rangers vem de duas vitórias extremamente importantes para a moral do time e se mostraram resilientes, superando déficits de 3-1 nos dois confrontos.

TAMPA BAY LIGHTNINGPLAYOFFSNEW YORK RANGERS
8-3V-D8-6
3,27 (7º)GOLS MARCADOS/JOGO3,43 (5º)
2,45 (2º)GOLS SOFRIDOS/JOGO3,0 (5º)
9 (3º)SALDO DE GOLS2 (4º)
22,9% (8º)POWER PLAY32,5% (2º)
87,8% (3º)PENALTY KILL80,5 (8º)

Durante a temporada regular, os dois times se encontraram três vezes e os Rangers venceram todas as partidas. New York marcou 10 gols enquanto o Tampa Bay Lightning fez apenas quatro e levou apenas um dos jogos para a prorrogação. O playoff é um campeonato completamente diferente, porém essa questão é bem importante de se notar.

Para fazer história, os Bolts precisam superar um time jovem e que não tem nada a perder e que estão com a moral elevada. O replay da Final de Conferência entre New York Rangers e Tampa Bay Lightning pode até ter o mesmo resultado, mas não podemos duvidar da capacidade do time de Nova Iorque!

O que esperar do New York Rangers

O New York Rangers é um dos melhores casos de rebuild nos últimos anos. Após um início um pouco lento na temporada regular, por estar jogando em um sistema novo com o técnico Gerard Gallant, New York conquistou sua vaga sem dificuldades. 

Agora, na pós-temporada, o time teve mais dificuldades. Porém todas foram superadas até então.

Temporada Regular

Foram quatro anos de rebuild e, após uma mudança importante na comissão técnica, o time colheu os frutos. A chegada de Gerard Gallant foi essencial para o sucesso do New York Rangers na temporada 2021-22.

O time sofreu com perdas importantes, como Pavel Buchnevich, mas os Rangers se reforçaram em um ponto muito importante: jogo físico. A contratação de Barclay Goodrow, Ryan Reeves e Samuel Blais ajudou o time a se tornar mais físico, algo essencial no hóquei. 

A temporada regular começou com certas dificuldades, especialmente pela mudança de esquema que Gallant trouxe. A partir de dezembro, o time se solidificou e na trade deadline, os Rangers trouxeram nomes importantes para o sucesso da equipe. Com isso, conseguiu garantir a necessária vaga para os playoffs. 

New York começou a temporada com este objetivo e conseguiu conquistá-lo. Com isso, novas metas surgiram: a Stanley Cup.

Caminho nos Playoffs

Os nova iorquinos não tiveram vida fácil nos playoffs. A classificação na segunda posição da Divisão Metropolitana deu a eles a vantagem de home-ice na primeira série. Os Rangers jogaram todos os sete jogos nos dois confrontos e precisaram superar um déficit de 3-1 duas vezes.

Primeira Rodada: 4-3 vs. Pittsburgh Penguins – A vida do New York Rangers nos playoffs não foi fácil, com o time precisando de sete jogos desde a primeira rodada. O time chegou a estar perdendo a série por 3-1, mas superou seu adversário no fim. Igor Shesterkin levou sete gols nos jogos 3 e 4, algo estranho para o jovem goleiro.

  • Jogo 1 – New York Rangers 3 x 4 Pittsburgh Penguins (3OT)
  • Jogo 2 – New York Rangers 5 x 2 Pittsburgh Penguins
  • Jogo 3 – Pittsburgh Penguins 7 x 4 New York Rangers
  • Jogo 4 – Pittsburgh Penguins 7 x 2 New York Rangers
  • Jogo 5 – New York Rangers 5 x 3 Pittsburgh Penguins
  • Jogo 6 – Pittsburgh Penguins 3 x 5 New York Rangers
  • Jogo 7 – New York Rangers 4 x 3 Pittsburgh Penguins (OT)

Segunda Rodada: 4-3 vs. Carolina Hurricanes – Novamente, os nova iorquinos precisaram do tão temido e amado jogo 7 após estar perdendo por 3-1 na série. Os Rangers terminaram com a série invicta dos Canes em casa no último jogo de um modo que mostrou muita autoridade. 

  • Jogo 1 – Carolina Hurricanes 2 x 1 New York Rangers (OT)
  • Jogo 2 – Carolina Hurricanes 2 x 0 New York Rangers
  • Jogo 3 – New York Rangers 3 x 1 Carolina Hurricanes
  • Jogo 4 – New York Rangers 4 x 1 Carolina Hurricanes
  • Jogo 5 – Carolina Hurricanes 3 x 1 New York Rangers
  • Jogo 6 – New York Rangers 5 x 2 Carolina Hurricanes
  • Jogo 7 – Carolina Hurricanes 2 x 6 New York Rangers

O New York Rangers conquistou sua última Stanley Cup há quase 30 anos. O time vai conseguir acabar com sua seca de títulos?

Destaques do New York Rangers

Chris Kreider deveria ser o capitão do New York Rangers e isso é quase uma unanimidade entre a torcida e fãs do esporte. Mas, depois da pós-temporada que o jogador vem apresentando, dificilmente ele não terá o “C” de capitão em sua jersey na próxima temporada. 

Ele é o líder em gols com oito, sendo três desses considerados como o gol da vitória da equipe. Se isso já não demonstra o poder de decisão do atacante, o fato de ele ter 15 gols em jogos eliminatórios em sua carreira deveria. 

Seu companheiro de linha, Mika Zibanejad, é outro destaque do time. Ele é o terceiro maior pontuador nos playoffs desta temporada, com 19 (sete gols e 12 assistências). Ele vem de uma sequência importante de cinco jogos pontuando. No último jogo da série contra o Carolina Hurricanes, Ziba teve três assistências. 

Outro nome importante para ficar de olho é o defensor Adam Fox. Além de ser brilhante no que sua posição pede, a defesa, ele é o quarto maior pontuador nestes playoffs, com 18 pontos (cinco gols e 13 assistências).

Goleiros

Igor Shesterkin é finalista do Vezina, prêmio dado ao melhor goleiro da temporada, e do Hart Trophy. O segundo coroa o jogador mais valioso da temporada regular. As indicações foram muito merecidas. Ele teve a menor média de gols sofridos da liga (2,07) entre os goleiros com mais de 50 jogos e tem o melhor aproveitamento em defesas (93,5%).

Nos playoffs, Shesty sofreu um pouco na primeira série. Nos quatro primeiros jogos, ele teve uma média de 4,26 gols sofridos – sendo 14 em apenas dois jogos – e foi substituído duas vezes pelo reserva Alexandar Georgiev. Porém, nas 10 últimas partidas, ele tem sete vitórias e uma média de apenas 2,09 gols sofridos, além de um aproveitamento de 93.9% em defesas.

Igor é um goleiro jovem e está participando pela primeira vez dos playoffs como titular, era de se esperar que ele fosse ter algum tipo de dificuldade. Porém, o time de Nova Iorque precisa que o jogador esteja com seu melhor jogo para que tenham a chance de avançar para a tão sonhada Stanley Cup.

Lineup projetada

De acordo com a NHL, as linhas projetadas do New York Rangers para a Final da Conferência Leste são as seguintes:

Chris Kreider – Mika Zibanejad – Frank Vatrano

Artemi Panarin – Ryan Strome – Andrew Copp

Alexis Lafreniere – Filip Chytil – Kaapo Kakko

Tyler Motte – Barclay Goodrow – Ryan Reaves

Ryan Lindgren – Adam Fox

K’Andre Miller – Jacob Trouba

Justin Braun – Braden Schneider

Igor Shesterkin

Alexandar Georgiev

O time não tem nenhum desfalque por lesão.

O que esperar do Tampa Bay Lightning

Tampa Bay está a um passo de ir para sua terceira Final da Stanley Cup consecutiva. Os Bolts estão indo para sua sexta Final de Conferência em oito anos, sequência que começou justamente contra o New York Rangers em 2015.

Sua pós-temporada começou com dificuldades porém, na segunda rodada, varreu o melhor time da temporada regular.

Temporada Regular

Após um bicampeonato, o time sofreu algumas perdas importantes, mas o núcleo campeão seguiu intacto. A terceira linha composta por Blake Coleman, Barclay Goodrow e Yanni Gourde foi embora mas nomes importantes, como Corey Perry, chegaram para substituí-los. O time ainda se reforçou na trade deadline com Nick Paul e Brandon Hegel. Ainda assim, os Bolts perderam na profundidade de elenco.

Apesar de um pouco de inconsistência na temporada regular, a vaga para os playoffs nunca foi colocada em dúvida. Nos últimos meses, Vasilevskiy teve atuações abaixo de sua média e o time não ajudou também. Mesmo assim, apesar de tais oscilações, os Bolts garantiram a chance de buscar o terceiro título consecutivo.

Caminho nos Playoffs

O Tampa Bay Lightning se classificou para a pós-temporada como o terceiro colocado da Divisão Atlântica e sem grandes dificuldades. O Toronto Maple Leafs foi um adversário difícil na primeira rodada, tanto que Tampa precisou de sete jogos para superá-lo. Já na segunda, quando pegou seu rival regional, os Bolts varreram a série contra o Florida Panthers sem dificuldade alguma.

O maior revés do time foi perder Brayden Point, seu central de primeira linha, após uma lesão na perna contra o Toronto Maple Leafs. 

Primeira Rodada: 4-3 vs. Toronto Maple Leafs – O Tampa Bay Lightning precisou de sete jogos para eliminar o time canadense. A vitória em Toronto para a classificação foi um jogo apertado e que acabou com uma sequência de cinco shutouts seguidos de Andrei Vasilevskiy em jogos eliminatórios. Desde o jogo 6 contra o Dallas Stars nos playoffs de 2020, o goleiro não sofria gols em jogos finais de séries.

  • Jogo 1 – Toronto Maple Leafs 5 x 0 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 2 – Toronto Maple Leafs 3 x 5 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 3 – Tampa Bay Lightning 2 x 5 Toronto Maple Leafs
  • Jogo 4 – Tampa Bay Lightning 7 x 3 Toronto Maple Leafs
  • Jogo 5 – Toronto Maple Leafs 4 x 3 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 6 – Tampa Bay Lightning 4 x 3 Toronto Maple Leafs (OT)
  • Jogo 7 – Toronto Maple Leafs 1 x 2 Tampa Bay Lightning

Segunda Rodada: 4-0 vs. Florida Panthers – Já na segunda rodada, o Tampa Bay Lightning varreu seu rival regional, Florida Panthers. Os Bolts mandaram os vencedores do Presidents’ Trophy para casa vencendo a série por 4-0. Mais uma vez, Vasilevskiy conquistou um shutout em jogo eliminatório.

  • Jogo 1 – Florida Panthers 1 x 4 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 2 – Florida Panthers 1 x 2 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 3 – Tampa Bay Lightning 5 x 1 Florida Panthers
  • Jogo 4 – Tampa Bay Lightning 2 x 0 Florida Panthers

Tampa Bay vem de uma sequência de duas Stanley Cups consecutivas e pode ser o primeiro time da NHL, desde a sequência de quatro títulos do New York Islanders (1980-83), a conquistar o tão desejado threepeat. O time da Flórida vai erguer a Copa novamente nesta temporada?

Destaques do Tampa Bay Lightning

Nikita Kucherov saudável é um jogador muito difícil a ser batido. O atacante é o líder em pontos do time, com 15 (quatro gols e 11 assistências) e vem fazendo um trabalho muito bom nos playoffs. Sem Brayden Point, Kucherov precisou elevar ainda mais seu jogo. Na série contra o Florida Panthers, ele liderou Tampa com sete pontos (dois gols e cinco assistências). 

Além dele, outro destaque é o defensor Victor Hedman. O defensor, finalista do Norris Trophy, faz um trabalho excepcional na defesa mas também colabora muito com os gols do time. Ele é o segundo maior pontuador nos playoffs pelo time, com 10 pontos (dois gols e oito assistências).

Um jogador para ficar de olho é Ross Colton. Ele, junto com Corey Perry, é o goleador do time com cinco gols. 

Goleiros

O Tampa Bay Lightning tem um dos melhores goleiros da liga nos últimos anos embaixo de sua trave. Andrei Vasilevskiy pode não liderar os jogadores da posição nas estatísticas durante a temporada regular. Porém, chegando os playoffs, não existe atualmente na liga que demonstre mais segurança para o time que Vasy. Não é à toa que ele foi escolhido como vencedor do Conn Smythe, prêmio dado para o jogador mais valioso durante os playoffs, na temporada passada.

Nas últimas cinco partidas, Vasilevskiy não foi derrotado, sofreu uma média de menos de um gol por jogo e teve um aproveitamento de 97,8% em defesas. Ele sofreu um pouco no início da série contra o Toronto Maple Leafs, mas foi apenas um reflexo do time num todo.

Vasy é o diferencial em um time já cheio de jogadores que trazem tanto para o jogo. Se ele jogar no seu mais alto nível, a situação do New York Rangers vai ficar mais difícil ainda.

Lineup projetada

De acordo com a NHL, as linhas projetadas do Tampa Bay Lightning para a Final da Conferência Leste são as seguintes:

Steven Stamkos – Anthony Cirelli – Nikita Kucherov

Ondrej Palat – Nicholas Paul – Alex Killorn

Brandon Hagel – Ross Colton – Corey Perry

Pat Maroon – Pierre-Edouard Bellemare

Victor Hedman – Erik Cernak

Ryan McDonagh – Zach Bogosian

Mikhail Sergachev – Cal Foote

Jan Rutta

Andrei Vasilevskiy

Brian Elliott

Os Bolts têm um desfalque importante. Brayden Point sofreu uma lesão na perna no sétimo jogo contra o Toronto Maple Leafs e ainda não retornou na pós-temporada. Porém, o técnico Jon Cooper disse que ele está progredindo na sua recuperação.

Onde assistir a Final da Conferência Leste entre New York Rangers e Tampa Bay Lightning

Será possível assistir a Final da Conferência Leste e todos os jogos das Finais de Conferência na ESPN em português! Além disso, o Star+ segue transmitindo todos os confrontos tal qual vem fazendo durante toda temporada.

Acompanhe nossas redes sociais para a cobertura dos jogos das Finais de Conferência! Siga nosso Twitter e Instagram, também se inscreva no nosso YouTube para assistir nossas lives e recap das séries!

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email