Jogadoras húngaras comemoram primeira vitória no mundial feminino

Mundial de hóquei feminino: resultados do sexto dia

O sexto dia do mundial feminino chegou e com ele vitórias importantes para as equipes, e algumas semi definições sobre as quartas de final.

Finlândia 4, Comitê Olímpico Russo 0

Os três primeiros gols da Finlândia contra a Rússia no primeiro período certamente definiram o resto da partida. O estilo rápido e a criação de oportunidades das finlandesas foi superior a fisicalidade das russas. Sanni Kaisala, a goleira finlandesa, teve um shutout e parou todos os 13 disparos das adversárias.

Jogadoras da Finlândia comemorando a vitória
Foto: Matt Zambonin/HHOF-IIHF

Dessa forma, o primeiro gol veio logo aos oito minutos, feito por Susanna Tapani, com assistência de Michelle Karvinen. Alguns minutos depois, Petra Nieminen aumentou o placar. E logo depois, foi a vez de Jenniina Nylund marcar. Assim, a Finlândia já contava com três gols no placar, aos 15 minutos de partida.

Dessa forma, Valeriya Merkusheva foi substituída por Nadezhda Morozova, e pareceu ter surtido efeito, já que no segundo período nenhum gol foi feito. Após alguns power plays, nenhum time conseguiu converter, e os dois estavam com um jogo bem defensivo.

A maior e melhor chance que a Rússia teria foi de Olga Sosina. No entanto, após essa chance, a Finlândia fez outro gol, encerrando o placar em 4-0. Petra Nieminen foi quem marcou.

República Tcheca 2, Alemanha 0

Alemanha e República tcheca no Mundial Feminino
Foto: Matt Zambonin/HHOF-IIHF

As tchecas terminaram primeira fase do Grupo B com um  recorde de 4 vitórias após ganharem da Alemanha. Com esse resultado, elas terminaram em primeiro no grupo. Assim, elas podem enfrentar a Finlândia, Suíça ou ROC nas quartas de final. Por outro lado, as alemãs poderão encontrar ou o Canadá ou Estados Unidos.

Durante o jogo, as tchecas perderam algumas boas chances em cima da goleira Franziska Albl, que participa do seu primeiro mundial. No entanto, isso logo iria mudar, já que Dominika Laskova fez o primeiro gol no segundo período. Vendula Pribylova foi quem fez a assistência ao mandar o disco livremente para Laskova.

No terceiro período, Laskova novamente atacou e fez o segundo gol da partida. Com isso, ela tem quatro gols na competição, e tem sido muito importante para o recorde perfeito das tchecas.

Hungria 5, Dinamarca 1

Ontem foi um dia histórico para o hóquei húngaro. As atletas conseguiram ganhar a primeira partida da competição e na história do país em no mundial feminino da IIHF. Três dos cinco gols vieram no power-play, mostrando uma eficácia importante nas equipes especiais. 

O primeiro gol veio no primeiro período, e foi feito por Kinga Jokai-Szilagyi. O disparo dela acabou refletindo no stick de uma jogadora dinamarquesa, entrando no gol da equipe adversária. Além disso, Kinga fez também duas assistências.

Alexandra Gowie aumentou o placar em um giveaway da Dinamarca. No segundo período, a capitã Fanni Gasparics marcou o terceiro gol da equipe, em um power play. Com uma vantagem de 3-0, as húngaras não poderiam relaxar, já que a Dinamarca poderia acordar a qualquer momento.

E foi o que aconteceu, pois Josefine Jakobsen descontou e fez o único gol da Dinamarca, aos 25 minutos. Porém, faltando 25 segundos para o segundo período acabar, Gowie novamente marcou para a Hungria.

Seleção Húngara no mundial feminino
Foto: André Ringuette/HHOF-IIHF Images

Por fim, com uma vantagem de 4-1, a Hungria ainda marcou mais um gol no finalzinho do terceiro período. Gasparics marcou e encerrou de vez a participação das duas equipes no mundial. Lisa Haley, a treinadora da Hungria e a única treinadora mulher desse mundial, disse que “[Essa vitória] É algo enorme (…) a equipe está esperando dois anos para chegar aqui (…) por mais que tenhamos crescido com o passar do torneio, acho que todos estavam bastante dispostos a tentar dar o próximo passo e obter nossa primeira vitória”

Sem o mundial no ano passado, nenhuma equipe será rebaixada neste ano.

Caso você tenha perdido os outros dias do torneio, você pode ficar por dentro do que aconteceu lendo os nossos textos sobre o Mundial. Para mais informações sobre o campeonato, é possível ver no site da IIHF.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email