Finais da Stanley Cup: tudo sobre Colorado Avalanche e Tampa Bay Lightning

Finais da Stanley Cup: tudo sobre Colorado Avalanche e Tampa Bay Lightning

As Finais da Stanley Cup começam hoje! Após mais de 200 dias, a briga pelo direito de erguer Lord Stanley começará e o campeão da temporada 2021-22 será definido. Colorado Avalanche, representante da Conferência Oeste, e Tampa Bay Lightning, da Conferência Leste, disputam a honra após oito meses de muitos jogos, polêmicas e tudo mais que a NHL sempre nos oferece. 

A série, que é uma melhor-de-7 jogos, começa hoje (15) e terá seu último jogo, caso necessário, na terça-feira, dia 28. O primeiro time que conquistar quatro vitórias será o campeão.

JOGO 1 - QUA (15) 21hColorado Avalanche x Tampa Bay Lightning
JOGO 2 - SAB (18) 21hColorado Avalanche x Tampa Bay Lightning
JOGO 3 - SEG (20) 21hTampa Bay Lightning x Colorado Avalanche
JOGO 4 - QUA (22) 21hTampa Bay Lightning x Colorado Avalanche
JOGO 5* - SEX (24) 21hColorado Avalanche x Tampa Bay Lightning
JOGO 6* - DOM (26) 21hTampa Bay Lightning x Colorado Avalanche
JOGO 7* - TER (28) 21hColorado Avalanche x Tampa Bay Lightning

* Caso necessário

Os dois times nunca se enfrentaram na pós-temporada e podemos dizer que é um confronto muito esperado pelos fãs do esporte. Tanto os Avs quanto os Bolts são dois dos melhores times da NHL nos últimos anos, cada um do seu jeito.

Quem vai sair vencedor?

Colorado Avalanche e Tampa Bay Lightning: o que esperar da Finais da Stanley Cup?

Nós até poderíamos trazer um confronto específico como foi nas Finais das Conferências com Nathan MacKinnon versus Connor McDavid e Andrei Vasilevskiy versus Igor Shesterkin. Afinal de contas, temos dois dos melhores defensores da década da Liga em Cale Makar e Victor Hedman. Makar deve vencer o Norris Trophy nesta temporada e Hedman tem seis indicações consecutivas para o prêmio de melhor defensor, além de um Conn Smythe como o jogador mais valioso dos playoffs de 2020-21. Porém, o foco deste confronto não é este. Estamos lidando com um time que finalmente chegou nas Finais da Stanley Cup novamente e busca colocar seu nome na história de um lado e outro que já pode ser considerado uma dinastia contra outro.

O Colorado Avalanche já foi campeão duas vezes, em 1995-96 e 2000-01. Joe Sakic ergueu a cobiçada taça duas vezes como jogador pelo time de Denver e hoje, como general manager, finalmente consegue chegar nas Finais. Desde 2017-18, os Avs vão consecutivamente para os playoffs, mas não foram capazes de passar sequer da segunda rodada. Desta vez, a história foi diferente. O problema é que no caminho para a tão sonhada Stanley Cup está o bicho papão da NHL nos últimos anos.

Com alguma discussão, já podemos considerar o Tampa Bay Lightning uma dinastia da era moderna. O time da Flórida, que já tinha um título em 2003-04, está indo para sua terceira final consecutiva após ser varrido na primeira rodada em 2018-19 pelo Columbus Blue Jackets – por obra do destino, ou de alguma maldição, no único ano que foram os campeões do Presidents’ Trophy. Desde então, os Bolts estão invictos nos playoffs. Caso vençam nesta temporada, o Tampa Bay Lightning seria o primeiro time com três Stanley Cups consecutivas desde o New York Islanders dos anos 80, que venceu quatro seguidas.

Mas, vamos falar da temporada atual.

COLORADO AVALANCHETEMPORADA REGULARTAMPA BAY LIGHTNING
119 (2º)PONTOS110 (8º)
56-19-7V-D-OT52-24-6
3,76 (4º)GOLS MARCADOS/JOGO3,05 (17º)
2,83 (9º)GOLS SOFRIDOS/JOGO2,49 (2º)
78 (3º)SALDO DE GOLS47 (9º)
24% (7º)POWER PLAY25,2 (4º)
79,7% (15º)PENALTY KILL82,3 (7º)

Durante a temporada regular, os dois times se encontraram apenas duas vezes e o Colorado Avalanche venceu uma no tempo regulamentar e outra na prorrogação. Tampa Bay foi o terceiro colocado na Divisão Atlântica, enquanto os Avs foram o primeiro da Central e Conferência Oeste.

COLORADO AVALANCHEPLAYOFFSTAMPA BAY LIGHTNING
12-2V-D12-5
4,64 (1º)GOLS MARCADOS/JOGO3,06 (8º)
2,86 (4º)GOLS SOFRIDOS/JOGO2,41 (2º)
25 (1º)SALDO DE GOLS11 (2º)
31,1 (2º)POWER PLAY22,6 (8º)
75,7 (10º)PENALTY KILL82,5 (6º)

Segundo o The Athletic, o Colorado Avalanche é o favorito. Pelo modelo do site, o time de Denver tem 61% de chance de vencer, enquanto o Tampa Bay Lightning está com 39%. Acredite, é o confronto mais equilibrado para os Avs até hoje nesta pós-temporada. Eles varreram o Nashville Predators sem seu melhor jogador, venceram em seis jogos o St. Louis Blues e varreram novamente o Edmonton Oilers na Final de Conferência. No fim, o time que mais trouxe dificuldades para o Avalanche foi seu rival de divisão. Enquanto isso, o Tampa Bay Lightning sofreu para vencer a série contra o Toronto Maple Leafs em sete jogos, varreu seu rival regional no confronto contra o Florida Panthers e precisou de seis jogos para derrotar o New York Rangers na final da Conferência Leste.

É muito difícil prever como serão as Finais da Stanley Cup. Colorado Avalanche e Tampa Bay Lightning são dois dos melhores times da NHL e, no fim, os sortudos são os fãs do esporte que assistirão uma série que tem tudo para ser equilibrada e de altíssima qualidade. 

Vamos falar um pouco de cada time.

O que esperar do Colorado Avalanche

O Colorado Avalanche está com sede pela taça. O time é um dos melhores da temporada regular há temporadas, porém chegando nos playoffs não consegue demonstrar seu jogo e é eliminado cedo. Pela primeira vez desde que foi campeão em 2001, o time está nas Finais da Stanley Cup e precisa vencer para consolidar-se como um dos grandes times da Liga.

Temporada Regular

O Colorado Avalanche sofreu com algumas perdas importantes antes da temporada 2021-22 começar, mas manteve seu núcleo. Sem dificuldades, o time foi o primeiro da sua Conferência a garantir a classificação para os playoffs e a home-ice advantage até nas Finais. Isto é importante demais para um time que sabe aproveitar o apoio da sua torcida e teve 35 vitórias e apenas oito derrotas – sendo três dessas no overtime – na temporada regular.

Joe Sakic aproveitou bem a trade deadline e trouxe nomes importantes para o Colorado Avalanche na busca pela vaga nos playoffs e, posteriormente, para chegar nas Finais da Stanley Cup. Além de profundidade de elenco, o GM ainda trouxe um jogador de extrema importância e poder decisivo, em Artturi Lehkonen, que vai ganhar mais destaque ainda nas próximas seções do texto. 

Uma temporada regular muito boa para o Colorado Avalanche já é esperado, o problema do time estava sempre nos playoffs. Neste ano, eles conseguiram superar suas dificuldades. 

Caminho nos Playoffs

Entre os dois finalistas, o Colorado Avalanche é quem teve o caminho mais fácil: duas varridas e uma série vencida em seis jogos. O melhor time da Conferência Oeste durante a temporada regular se mostrou de fato ser a equipe mais competente deste lado durante os playoffs. 

Primeira Rodada: 4-0 vs. Nashville Predators Foi difícil analisar a vitória em quatro jogos dos Avs na primeira série. Levando em consideração seu adversário, um Nashville Predators desfalcado do seu goleiro, Juuse Saros, que também era seu maior diferencial durante a temporada, não foi surpreendente. Este foi, provavelmente, o confronto com maior disparidade de qualidade durante toda a pós-temporada

  • Jogo 1 – Colorado Avalanche 7 x 2 Nashville Predators
  • Jogo 2 – Colorado Avalanche 2 x 1 Nashville Predators (OT)
  • Jogo 3 – Nashville Predators 3 x 7 Colorado Avalanche
  • Jogo 4 – Nashville Predators 3 x 5 Colorado Avalanche

Segunda Rodada: 4-2 vs. St. Louis Blues Após um bom descanso, a vida do Colorado Avalanche não foi tão fácil na segunda rodada. O St. Louis Blues fez o time de Denver batalhar mais para avançar para as Finais de Conferência, levando a série para seis duros jogos. O placar final foi 4-2 para os Avs.

  • Jogo 1 – Colorado Avalanche 3 x 2 St. Louis Blues (OT)
  • Jogo 2 – Colorado Avalanche 4 x 1 St. Louis Blues
  • Jogo 3 – St Louis Blues 2 x 5 Colorado Avalanche 
  • Jogo 4 – St Louis Blues 6 x 3 Colorado Avalanche
  • Jogo 5 – Colorado Avalanche 4 x 5 St. Louis Blues (OT)
  • Jogo 6 – St Louis Blues 3 x 2 Colorado Avalanche

Final da Conferência Oeste: 4-0 vs. Edmonton Oilers – O esperado confronto entre Nathan MacKinnon e Connor McDavid foi dominado pelo time de Denver. Assim como na primeira rodada dos playoffs, o Colorado Avalanche varreu a equipe canadense em quatro jogos e garantiu sua vaga nas Finais da Stanley Cup com folga!

  • Jogo 1 – Colorado Avalanche 8 x 6 Edmonton Oilers
  • Jogo 2 – Colorado Avalanche 4 x 0 Edmonton Oilers
  • Jogo 3 – Edmonton Oilers 4 x 2 Colorado Avalanche
  • Jogo 4 – Edmonton Oilers 6 x 5 Colorado Avalanche (OT)

O Colorado Avalanche será capaz de acabar com a sequência de 11 séries invictas consecutivas de Tampa para conquistar sua terceira Stanley Cup?

Destaques do Colorado Avalanche

É impossível não mencionar a dupla Nathan MacKinnon e Cale Makar.

MacKinnon tem 18 pontos e é o segundo colocado entre os jogadores de Colorado no quesito nos 14 jogos de playoffs disputados pelo time.

Um dos melhores atacantes da atualidade no hóquei, ele usa sua velocidade e destreza para ser decisivo para seu time. Ele é o segundo jogador com mais gols nesta pós-temporada, com 11. 

Acima dele em pontos, está Cale Makar. O defensor tem 22 pontos, sendo 17 assistências. Ele vem de uma apresentação magistral de cinco pontos no jogo 4 contra o Edmonton Oilers, com um gol e quatro assistências.

Ele se tornou o primeiro defensor da Liga a marcar cinco pontos em um jogo eliminatório. Além da sua qualidade no ataque, ele é atualmente o melhor defensor da NHL.

Porém, também fique de olho em Artturi Lehkonen. Adquirido na trade deadline, o jogador é um trunfo importantíssimo para o time de Denver. Ele marcou o gol que mandou seu time para as Finais da Stanley Cup pelo segundo ano consecutivo, sendo na temporada passada pelo Montreal Canadiens.

Nesta pós-temporada, ele tem 11 pontos (seis gols, cinco assistências) e três game winning goals, aquele gol que dá a vitória para o time.  

Goleiros

O Colorado Avalanche optou por não nomear um titular para as Finais da Stanley Cup. O time começou com seu goleiro número 1 durante a temporada regular, Darcy Kuemper, porém ele sofreu uma lesão no olho no jogo 4 da série contra o Nashville Predators, que o fez perder os últimos três jogos da Final da Conferência Oeste contra o Edmonton Oilers. Seu reserva, Pavel Francouz entrou muito bem e ajudou o time com a classificação para a grande final.

Os dois goleiros são bons, porém não estão no mesmo nível que Andrei Vasilevskiy. Aí entra a importância da defesa do Colorado Avalanche, que é uma das melhores da Liga. Porém, claro que os goleiros também têm seu mérito.

Darcy Kuemper tem seis vitórias, uma média de 2,65 gols sofridos e um aproveitamento de 89,7% em defesas. Enquanto isso, Pavel Francouz está invicto com seis vitórias, sofreu uma média de 2,86 gols e tem um aproveitamento de 90,6% em defesas. Os números piores de Kuemper podem ser explicados por sua lesão, que foi significativa.

De qualquer jeito, o sistema defensivo dos Avs é muito bom e qualquer que seja o goleiro titular estará bem amparado por ele.

Lineup projetada

De acordo com a NHL, as linhas projetadas do Colorado Avalanche para a grande Finais da Stanley Cup são as seguintes:

Gabriel Landeskog – Nathan MacKinnon – Artturi Lehkonen

Valeri Nichushkin – Nazem Kadri – Mikko Rantanen

Andre Burakovsky – J.T. Compher – Nicolas Aube-Kubel

Andrew Cogliano – Darren Helm – Logan O’Connor

Devon Toews – Cale Makar

Jack Johnson – Josh Manson

Bowen Byram – Erik Johnson

Darcy Kuemper

Pavel Francouz

O Colorado Avalanche tem alguns problemas com lesões. Já falamos da questão entre as traves mas, mesmo que Darcy Kuemper esteja supostamente saudável, é preciso lembrar que ele precisou sair durante a série contra o Edmonton Oilers por consequências da lesão no olho sofrida contra o Nashville Predators. Ele disse que está “enxergando [o puck] muito bem” e que está tudo “100%” resolvido. Ainda é possível que vejamos Pavel Francouz jogando, segundo Bednar os dois goleiros serão observados.

O maior desfalque para o time de Denver é Nazem Kadri. Ele sofreu uma lesão na mão após uma pancada desleal de Evander Kane, que chegou a render uma suspensão de um jogo para o atleta do Edmonton Oilers. Kadri teve 14 pontos (seis gols e oito assistências) em 13 jogos, sendo decisivo diversas vezes para seu time. Além disso, Andrew Cogliano é outro nome que podemos não ouvir mais nesta temporada. O jogador fez uma cirurgia para reparar uma lesão na mão sofrida na série contra o Edmonton Oilers, após bloquear um chute.

Kadri e Cogliano são dois jogadores que Jared Bednar disse que “espera que possam voltar para a final” em algum momento. 

O que esperar do Tampa Bay Lightning

Tampa Bay está pela terceira vez consecutiva nas Finais da Stanley Cup. O time está a quatro vitórias de conquistar o three-peat, algo que ocorreu apenas cinco vezes na NHL e pela última vez nos anos 80: Toronto Maple Leafs (1947-49, 1962-64), Montreal Canadiens (1956-60, 1976-79) e o New York Islanders (1980-83) foram os três times com três ou mais campeonatos consecutivos. 

Temporada Regular

Após o bicampeonato, o time sofreu com algumas perdas importantes, mas o núcleo campeão seguiu intacto. Sem grandes dificuldades, mas também sem apresentações de brilhar os olhos, o time se classificou com a terceira vaga da Divisão Atlântica. 

Assim como Joe Sakic, Julien BriseBois reforçou bem seu time na trade deadline com Nick Paul e Brandon Hegel. Os dois se mostraram bem importantes tanto na temporada regular quanto nos playoffs. 

Apesar de um pouco de inconsistência na temporada regular, a vaga para os playoffs nunca foi colocada em dúvida. Andrei Vasilevskiy e o time sofreram com oscilações porém, já sabemos que é nos playoffs que o campeonato de Tampa realmente começa.  

Caminho nos Playoffs

O Tampa Bay Lightning jogou três jogos a mais que seu adversário na Finais da Stanley Cup. Enquanto Colorado vem descansado, os Bolts precisaram de seis jogos para garantir sua vaga no confronto decisivo pela taça. 

Tampa passou para os playoffs como o terceiro colocado da Divisão Atlântica e superou o Toronto Maple Leafs, varreu o Florida Panthers e derrotou o New York Rangers para chegar na sua terceira final consecutiva. 

Primeira Rodada: 4-3 vs. Toronto Maple Leafs – Diferente do seu adversário na final, a primeira série do Tampa nos playoffs foi mais difícil. O time precisou de sete jogos para eliminar o Toronto Maple Leafs. A vitória em Toronto para a classificação foi um jogo apertado e que acabou com uma sequência de cinco shutouts seguidos de Andrei Vasilevskiy em jogos eliminatórios. Desde o jogo 6 contra o Dallas Stars nos playoffs de 2020, o goleiro não sofria gols em jogos finais de séries.

  • Jogo 1 – Toronto Maple Leafs 5 x 0 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 2 – Toronto Maple Leafs 3 x 5 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 3 – Tampa Bay Lightning 2 x 5 Toronto Maple Leafs
  • Jogo 4 – Tampa Bay Lightning 7 x 3 Toronto Maple Leafs
  • Jogo 5 – Toronto Maple Leafs 4 x 3 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 6 – Tampa Bay Lightning 4 x 3 Toronto Maple Leafs (OT)
  • Jogo 7 – Toronto Maple Leafs 1 x 2 Tampa Bay Lightning

Segunda Rodada: 4-0 vs. Florida Panthers – Já na segunda rodada, o Tampa Bay Lightning varreu seu rival regional, Florida Panthers. Surpresa para muitos, que esperavam que os vencedores do Presidents’ Trophy fossem adversários mais complicados. Mais uma vez, Vasilevskiy conquistou um shutout em jogo eliminatório.

  • Jogo 1 – Florida Panthers 1 x 4 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 2 – Florida Panthers 1 x 2 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 3 – Tampa Bay Lightning 5 x 1 Florida Panthers
  • Jogo 4 – Tampa Bay Lightning 2 x 0 Florida Panthers

Final da Conferência Leste: 4-2 vs. New York Rangers – No caminho da grande final estava o New York Rangers, que foi um adversário difícil. O time da Flórida saiu perdendo a série por 2-0 porém venceu os próximos quatro jogos para garantir sua vaga para disputar sua terceira Stanley Cup consecutiva.

  • Jogo 1 – New York Rangers 6 x 2 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 2 – New York Rangers 3 x 2 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 3 – Tampa Bay Lightning 3 x 2 New York Rangers
  • Jogo 4 – Tampa Bay Lightning 4 x 1 New York Rangers
  • Jogo 5 – New York Rangers 1 x 3 Tampa Bay Lightning
  • Jogo 6 – Tampa Bay Lightning 2 x 1 New York Rangers

Tampa Bay vem de uma sequência de duas Stanley Cups consecutivas e pode ser o primeiro time da NHL, desde a sequência de quatro títulos do New York Islanders (1980-83), a conquistar o tão desejado three-peat. O time da Flórida vai erguer a Copa novamente nesta temporada?

Destaques do Tampa Bay Lightning

Nikita Kucherov e Steven Stamkos são os destaques do time da Flórida. 

Kucherov saudável é uma força da natureza. O russo, que é alguém que já podemos ficar de olho para o prêmio de jogador mais valioso das Finais da Stanley Cup, é o líder em pontos do time com 23 (sete gols e 16 assistências).

Kuche, que é o melhor jogador do Tampa Bay Lightning junto com Andrei Vasilevskiy, vem de uma sequência de cinco jogos marcando pontos (três gols e três assistências).

Junto com ele, o capitão Steven Stamkos é o outro destaque do time. Nas Finais de Conferência seu jogo nesta pós-temporada floresceu, marcando sete pontos (cinco gols e duas assistências) contra o New York Rangers enquanto que teve apenas oito (três gols e quatro assistências) nas duas séries anteriores.

Foi dele também o gol decisivo contra os nova-iorquinos, 21 segundos após eles empatarem no jogo decisivo. 

Além destes dois jogadores, não podemos deixar de mencionar Ondrej Palat. Com 16 pontos (oito gols e oito assistências), o tcheco é o segundo maior pontuador do time nesta pós-temporada.

Porém, mais importante do que isso é seu poder de decisão – ele tem dois game winning goals nestes playoffs e 11 em sua carreira, um recorde na história do Lightning. 

Goleiros

Enquanto do lado do Avalanche existe a dúvida de qual goleiro será o titular, com o Lightning a posição é a peça mais sólida. Andrei Vasilevskiy segue mostrando seu valor, especialmente em momentos de tensão durante os playoffs, e é um dos pilares do núcleo bicampeão de Tampa. 

Vasy tem uma elevação palpável em seu jogo quando comparamos temporada regular e playoffs – por exemplo, ele passa de um aproveitamento em defesas de 91,6% para 92,8% nas duas fases. Além disso, ele tem shutouts em seis das últimos oito jogos eliminatórios se contarmos desde a final contra o Dallas Stars na temporada 2019-20. Vasilevskiy tem uma média de 1,28 gols sofridos nesta situação desde então.

Colocando lado a lado, provavelmente a maior disparidade na qualidade entre os dois times está entre as traves e apenas por causa da qualidade do Big Cat, como é conhecido o goleiro de Tampa. Vencedor do Vezina em 2018-19, bicampeão da NHL e detentor do título de jogador mais valioso dos playoffs, Vasy é o grande diferencial dos Bolts.

Lineup projetada

De acordo com a NHL, as linhas projetadas do Tampa Bay Lightning para a grande Finais da Stanley Cup são as seguintes:

Ondrej Palat – Steven Stamkos – Nikita Kucherov

Brandon Hagel – Anthony Cirelli – Alex Killorn

Ross Colton – Nicholas Paul – Corey Perry

Pat Maroon – Pierre-Edouard Bellemare – Riley Nash

Victor Hedman – Jan Rutta

Ryan McDonagh – Erik Cernak

Mikhail Sergachev – Zach Bogosian

Andrei Vasilevskiy

Brian Elliott

A única perda significativa para o Tampa Bay Lightning foi a de Brayden Point. O central é desfalque para o time da Flórida desde o jogo 7 contra o Toronto Maple Leafs, após uma lesão na parte inferior do corpo. Porém, segundo o técnico Jon Cooper, Point deve participar do primeiro jogo da série. 

Ao menos, graças a profundidade de elenco dos Bolts, a sua ausência não foi sentida. Entre outros jogadores, Ondrej Palat elevou seu jogo e vem sendo um dos destaques da equipe.

Onde assistir as finais da stanley cup entre colorado avalanche e tampa bay lightning

Os jogos das Finais da Stanley Cup serão transmitidos ao vivo pela ESPN em português na TV! Além disso, a plataforma de streaming Star+ segue transmitindo todos os confrontos tal qual vem fazendo durante toda temporada.

Acompanhe nossas redes sociais para a cobertura dos jogos da grande final da temporada 2021-22 da NHL! Siga nosso Twitter e Instagram, também se inscreva no nosso YouTube para assistir nossas lives e recap das séries!

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email