capa site

Estatísticas mostram que Avalanche, Sabres e Canucks fizeram as movimentações mais intrigantes

Saad para Colorado, Hall para Buffalo e Holtby para Vancouver foram os destaques durante a offseason. A NHL foi além dos números para identificar quais equipes melhoraram durante a primeira semana de free agency, que começou em 9 de outubro. Estatísticas avançadas são usadas para referenciar as principais contratações de agentes livres, trocas ou novas assinaturas que terão maior impacto nas equipes em 2020-21.

Colorado Avalanche

O time de Colorado não fez nenhuma grande assinatura durante a free agency, mas fez várias pequenas movimentações significativas para a franquia. Eles adquiriram o defensor Devon Toews em uma troca com o New York Islanders em 12 de outubro por uma escolha de segunda rodada no draft de 2021 e 2022.

Também foi realizada uma troca dos defensores com o Chicago Blackhawks. Avalanche enviou Nikita Zadarov e Anton Lindholm pelo atacante Brandon Saad; renovaram com os atacantes Andre Burakovski e Valeri Nichushkin em 10 de outubro, e com o defensor RFA (restricted free agent) Ryan Graves no último dia 12.

Toews foi o único defensor dos Islanders com um diferencial positivo nas tentativas de disparo a gol durante a temporada regular e foi o segundo em pontos (marcou 28) atrás de Ryan Pulock (marcou 35) em 68 jogos. Ele empatou com Pulock em primeiro lugar com 10 pontos (dois gols e oito assistências) em 22 jogos na pós-temporada. Toews juntou-se ao time dos defensores Cale Makar, Samuel Girard, Ian Cole, Ryan Graves e Erik Johnson, que tiveram fortes indicadores de posse do disco na última temporada. Ele é uma contratação subestimada, mas que contribuirá no diferencial das tentativas de disparos e poderá a vir contribuir ofensivamente.

Saad marcou 33 pontos (21 gols e 12 assistências) em 58 jogos da temporada regular e 5 pontos (2 gols e 3 assistências) em 9 jogos da pós-temporada. Ele foi um dos três atacantes a ter um SAT (shot attempts, tentativas de chute) positivo ao lado de Dominik Kubalik e Andrew Shaw dentro os jogadores que jogaram pelo menos cinco jogos. Saad foi o terceiro entre os atacantes de Chicago em média de tempo no gelo em situações de 5 contra 5 (13:18 minutos em média), atrás de Patrick Kane (16:27) e Jonathan Toews (13:47). Possivelmente, Saad ganhará lugar entre os top seis atacantes do Colorado Avalanche, jogando na ala esquerda com Nathan MacKinnon ou Nazem Kadri. O Avalanche encontrou maneiras de causar impacto positivo durante a offseason, sem negociar qualquer grande perspectiva ou escolha de primeira rodada, tornando-se um time que claramente soube negociar.

Buffalo Sabres

Os Sabres assinaram com o ala esquerdo Taylor Hall um contrato de um ano no dia 11 de outubro e adquiriu o jogador Eric Staal em uma troca com o Minnesota Wild pelo atacante Marcus Johansson em 17 de setembro. As contratações vão melhorar o grupo de atacantes e dar melhor exposição para o central Jack Eichel à ala esquerda com a maior pontuação da carreira na NHL.

Hall marcou 52 pontos (16 gols e 36 assistências) em 65 jogos da temporada regular pelo New Jersey Devils e Arizona Coyotes na última temporada e 6 pontos (2 gols e 4 assistências) em 9 jogos na pós-temporada. Ele liderou os Coyotes em pontos por jogo (2,29 em média), o que é impressionante considerando que ele teve a maior média de 5 contra 5 no gelo por jogo (14:12 minutos em média) entre os atacantes do Arizona. Hall foi o quarto entre os atacantes do Coyotes em pontos por jogo, atrás de Clayton Keller, Derek Stepan e Brad Richardson durante a pós-temporada e empatou em assistências no 5 contra 5 com Stepan. Hall complementará Eichel, que ficou em segundo em pontos por jogo (1,98 em média) atrás do ala direito Sam Reinhart entre aqueles que disputaram pelo menos dez partidas.

Hall também poderá ajudar os Sabres a melhorar o power play. Ele é o sétimo pontuador em power plays, atrás de Nikita Kucherov (Tampa Bay Lightning), David Pastrnak (Boston Bruins), Connor McDavid (Edmonton Oilers), Evgeni Malkin (Pittsburgh Penguins), Steven Stamkos (Tampa Bay Lightning) e Blake Wheeler (Winnipeg Jets) entre aqueles com média de pelo menos três minutos de vantagem. O power play dos Sabres ficou em 20º na temporada 2017-18 e na última temporada, o que deve melhorar com a presença de Taylor Hall. Staal dá a Buffalo a profundidade central adicional e ainda é capaz de jogar por muitos minutos depois de liderar o Wild no 5 contra 5 por jogo (13:11 minutos em média) entre os atacantes. Ele e Hall devem melhorar a pontuação de 5 contra 5 e o power play nessa temporada.

Vancouver Canucks

Os Canucks assinaram um contrato com o goleiro Braden Holtby por dois anos em 9 de outubro e adquiram o defensor Nate Schmidt em uma troca com o Vegas Golden Knights por uma escolha da terceira rodada do draft de 2022. Como eles não renovaram com o goleiro Jacob Markstrom, Holtby provavelmente será a opção número 1 na próxima temporada, com Thatcher Demko na reserva.

O goleiro de 31 anos tinha 25 vitórias, 14 derrotas e 6 OT (overtime) com uma média de 3,11 gols sofridos e um percentual de 0,897 de defesas em 48 jogos da temporada regular e 0,906 em 8 jogos da pós-temporada pelo Washington Capitals na última temporada. Embora o GAA (goals against average) e a porcentagem de defesa tenham sido os piores de sua carreira na NHL até então, Holtby terminou em oitavo lugar entre os goleiros em vitórias e ocupa o primeiro lugar na posição com 181 vitórias desde 2015-16. Sua porcentagem de defesa de 0.922 está empatada em 10º com Devan Dubnyk do San Jose Sharks, John Gibson do Anaheim Ducks, Henrik Lundqvist do Washington Capitals e Marc-Andre Fleury do Vegas Golden Knights.

A troca por Schmidt pode ajudar Holtby a encontrar sua forma anterior, depois que o defensor teve um ótimo diferencial de tentativas de disparo a gol na temporada passada, fazendo com que os Golden Knights a superarem seus oponentes com uma boa margem quando ele estava no gelo. Ele foi o 24º na NHL entre os defensores, o que deve ajudar os Canucks, que tiveram um jogador na posição (Quinn Hughes) com um SAT positivo. Schmidt atua na ala direita e pode jogar fazendo par com Hughes, desempenhando um papel significativo na melhoria do diferencial de disparos a gol de Vancouver. Este cenário pode levar a uma temporada de recuperação para Holtby, tornando as movimentações do Vancouver Canucks uma das mais intrigantes até então.

Esse texto foi traduzido na íntegra. Para ler o original, clique no link.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email