No terceiro texto do especial dos Playoffs 2020, vou fazer uma análise diferente. Tentando evitar ao máximo as grandes estrelas dos times irei falar dos jogadores que podem ser o diferencial para cada equipe nos jogos que virão. Assim como nos confrontos, começaremos  pela Conferência Oeste

St. Louis Blues: Vladimir Tarasenko

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 10 3 7 10

 

Eu posso começar já me contradizendo citando logo uma das principais estrelas do Blues, mas me escutem aqui: Tarasenko não joga desde o dia 24/10/2019, um jogo contra o LA Kings. Logo após ele se lesionou e passou por uma cirurgia no ombro, que o tirou de ação da temporada regular. Pela sua ausência durante a temporada, voltando agora e estando saudável durante os playoffs, creio que ele pode ser um jogador chave para o Blues defender seu título.

Colorado Avalanche: Andre Burakovsky

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 58 20 25 45

 

O Avalanche aproveitou a pausa forçada da pandemia e voltou com vários jogadores que estavam lesionados. Andre Burakovsky é um deles. Ele acrescenta e muito no time, tanto com a experiência de um campeão da Stanley Cup, quanto como transitando entre as duas primeiras linhas. A princípio ele jogava na primeira linha com MacKinnon e Rantanen, mas acho que isso muda, com Landeskog subindo para a primeira linha e Burakovsky jogando com Kadri e Nichuskin nesses playoffs. A sua versatilidade e poderio ofensivo faz com que ele se torne uma bela arma surpresa para a equipe do Colorado.

Vegas Golden Knights: Robin Lehner

ESTATÍSTICAS JOGOS VITÓRIAS GAA* SV%** SHUTOUT***
2019/20 36 19 2,89 92% 1

 

Trocado na deadline do Blackhawks para o Golden Knights, Lehner  agora forma a melhor dupla de goleiros da NHL junto com Marc Andre Fleury. E essa pode ser uma das principais armas do time nesses playoffs. Seja com uma rotação durante as séries, ou até mesmo um substituindo o outro durante jogos. Ter dois goleiros do calibre de Fleury e Lehner no time é uma arma que todos os times da liga gostariam de ter, e Vegas vai querer aproveitar  isso.

Dallas Stars: Corey Perry

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 57 5 16 21

 

Corey Perry já está em fim de carreira; Tem 35 anos, vem caindo de produção com a idade, mas ainda pode ser aquele atacante importante na segunda ou terceira linha do Stars. Tem um estilo de jogo muito físico e consegue marcar gols. E esse estilo de jogo dele pode render bons frutos em playoffs.

Edmonton Oilers: Kailer Yamamoto

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 27 11 15 26

 

O Oilers tem uma necessidade enorme de boas peças ofensivas para fazer companhia a McDavid e Draisaitl, e Yamamoto tem provado ser uma dessas peças.  Seja ele jogando na primeira linha com McDavid, ou na segunda com Draisaitl e Nugent-Hopkins, Yamamoto tem tudo pra ser uma peça chave que complete o ataque do time nesses playoffs.

Nashville Predators: Matt Duchene

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 66 13 29 42

 

Duchene fortalece bastante a segunda linha do Preds, e junto com Turris e Granlund forma uma linha bem sólida que tem capacidade de produzir bastante. Com Duchene liderando e produzindo, esse time tem capacidade de seguir em frente e vencer séries.

Vancouver Canucks: Jacob Marsktrom

ESTATÍSTICAS JOGOS VITÓRIAS GAA* SV%** SHUTOUT***
2019/20 43 23 2,75 91,8% 2

 

Markstrom é um dos goleiros mais subestimados da liga, e fez uma ótima campanha em 2019/20. É peça chave no time e pode ser confiável. Tem uma  capacidade imensa de roubar jogos e fechar o gol quando se menos espera.

Calgary Flames: Andrew Mangiapane

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 68 17 15 32

 

Aqui eu poderia ter colocado vários jogadores. Sam Bennett e seu jogo físico, Backlund e sua ótima habilidade de ser um atacante defensivo, ou até mesmo apelar e citar Johnny Gaudreau, que não tem histórico bom em playoffs, mas eu resolvi escolher Mangiapane.

Mangiapane foi um dos jogadores que mais evoluiu no elenco do Flames nessa temporada, em que boa parte do elenco desapontou. Ele se firmou na segunda linha, substituindo Frolik (que tinha ótima química com Backlund e Tkachuk, a saudosa 3M line) jogando-o para a quarta linha, e posteriormente Frolik foi trocado. Mangiapane é uma ótima arma nessa segunda linha e pode ter espaço no power play. É um jogador muito interessante de se ver jogar e pode ajudar demais o time

Winnipeg Jets: Patrik Laine

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 68 28 35 63

 

Para ajudar Hellebuyck, o Jets precisa de um ataque que funcione bem contra o Flames. Laine pode ser uma arma poderosíssima contra o time de Calgary. tanto no power play, quanto em igualdade numérica, Laine tem disparos precisos e muito perigosos, sendo um sniper nato. Se conseguir encaixar bem esses disparos, pode ajudar e muito o Jets a avançar nos playoffs;

Minnesota Wild: Mats Zuccarello

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 65 15 22 37

 

Zucc tem figurado na terceira linha do Wild nessa temporada, e tem como companheiros nomes interessantes, como Alex Galchenyuk e Marcus Foligno. Zucc é um jogador experiente, e pode surpreender nos playoffs, mesmo tendo tempo reduzido de gelo por jogar na terceira linha, e é por isso que acho que ele pode ser um diferencial. ter um jogador como ele no bottom 6 ajuda bastante o time, e ele pode capitalizar bastante nas oportunidades que terá.

Arizona Coyotes: Phil Kessel

ESTATÍSTICAS JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS PONTOS
2019/20 70 14 24 38

 

Phil Kessel tem algo que o resto do elenco do Coyotes não tem: a experiência de ser um bicampeão da Stanley Cup. Isso pode servir como motivação para a equipe, que vem de uma temporada surpreendente. Kessel além de poder motivar o elenco, ainda tem uma boa capacidade de produção e sabe jogar em playoffs. Podendo abrir uma janela para o Coyotes superar seus adversários.

Chicago Blackhawks: Corey Crawford

ESTATÍSTICAS JOGOS VITÓRIAS GAA* SV%** SHUTOUT***
2019/20 40 16 2,77 91,7% 1

 

No texto que avaliei o confronto entre Oilers e Blackhawks eu citei que Crawford estava declarado como unfit to play. Isso pode ter mudado nos últimos dias, já que ele voltou a treinar e está com a equipe em Edmonton. Hoje existe sim uma possibilidade que ele jogue contra o Oilers, e se jogar, é alguem que consegue fechar o gol, roubar jogos e quem sabe a série. Crawford tem muita experiência em playoffs e com certeza se aproveitará disso, caso jogue.

 

*GAA: Goals Against Average, ou média de gols sofridos por partida

**SV%: Save Percentage, ou porcentagem de defesas

***Shutout: jogo completo sem sofrer gols

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *