Peter DeBoer foi demitido do cargo de técnico do Vegas Golden Knights. Os Golden Knights (43-31-8) terminaram três pontos atrás dos Nashville Predators na disputa pelo segundo wild card nos Playoffs da Stanley Cup da Conferência Oeste, não se classificando para a pós-temporada pela primeira vez desde que ingressou na NHL como um time de expansão em 2017-18. Vegas teve um recorde de 98-50-12 em três temporadas sob o comando de DeBoer, que foi contratado para substituir Gerard Gallant em 15 de janeiro de 2020.
NEWS
The Vegas Golden Knights have relieved Pete DeBoer of his duties as head coach.#VegasBorn https://t.co/3SvfhuIteq
— Vegas Golden Knights (@GoldenKnights) May 16, 2022
“Deliberamos sobre isso por muito tempo”, disse o general manager do Golden Knights, Kelly McCrimmon. “Não tomamos essa decisão rapidamente. E uma vez que [o presidente de operações de hóquei] George [McPhee] e eu estávamos alinhados em relação ao que pensávamos ser o melhor curso de ação, nos encontramos com nosso proprietário, Bill Foley, no final do ano passado. Bill ofereceu seu apoio à nossa decisão.”
Os assistentes Steve Spott e Ryan McGill também foram demitidos. Ryan Craig e Misha Donskov serão mantidos como assistentes, e o técnico de goleiros Mike Rosati poderá entrevistar o novo técnico, disse McCrimmon.
McCrimmon disse que não há cronograma para contratar um novo treinador. “Ainda não decidimos quem são esses candidatos”, disse ele. “Estas foram decisões independentes, que a offseason permite que você faça. Vamos passar por um processo em que contrataremos o melhor candidato possível e o traremos aqui para liderar nossa equipe.”
DeBoer é o quarto treinador a ser demitido desde o fim da temporada regular, seguindo Jeff Blashill pelo Detroit Red Wings, Mike Yeo pelo Philadelphia Flyers e Barry Trotz pelo New York Islanders, que contrataram Lane Lambert como treinador. O Winnipeg Jets anunciou em 2 de maio que faria uma busca por treinador e Dave Lowry, que substituiu Paul Maurice como técnico em 17 de dezembro, poderia ser entrevistado para o trabalho. O Chicago Blackhawks está realizando uma busca que inclui Derek King, que substituiu Jeremy Colliton como técnico em 6 de novembro.
Com DeBoer como treinador, Vegas teve um recorde de 22-17 nos playoffs, chegando à final da Conferência Oeste de 2020 antes de perder em cinco jogos para o Dallas Stars e nas semifinais da Stanley Cup de 2021, onde foi derrotado pelo Montreal Canadiens em seis jogos.
A sequência de quatro temporadas de playoffs dos Golden Knights foi prejudicada por lesões e inconsistências nesta temporada com os atacantes Mark Stone e Max Pacioretty, o defensor Alec Martinez e o goleiro Robin Lehner, entre outros jogadores que perderam boa parte da temporada.
DeBoer tem 513-379-123 em 14 temporadas da NHL com os Golden Knights, San Jose Sharks, New Jersey Devils e Florida Panthers. Ele teve seu milésimo jogo da temporada regular da NHL em 24 de março contra os Predators.
Este texto foi traduzido. Para ler o original, clique aqui.
Foto: Jeff Bottari/Getty Images