norris trophy

Tracker do Norris Trophy: os cinco melhores defensores do primeiro mês da temporada

Apesar de apenas um mês da temporada da NHL ter passado, já trouxemos nossos palpites sobre qual jogador terá a chance de faturar os prêmios individuais do Calder Trophy, Vezina Trophy e Hart Trophy. O Norris Trophy, é o prêmio do melhor defensor da temporada regular. O nome é em homenagem a James E. Norris, que foi proprietário por muitos anos do Detroit Red Wings. 

O James Norris Memorial Trophy foi premiado 61 vezes a 26 jogadores desde seu início em 1953-1954. O prêmio é votado pelos membros da Professional Hockey Writers ‘Association.

No entanto, o prêmio sobre o melhor defensor sempre é um dos mais polêmicos, pois o debate sobre o que faz um defensor ser bom sempre vem à tona. Qual critério deveria ser enfim considerado? Simplesmente a quantidade de pontos feitos ou a capacidade de literalmente defender, impedir gols, e limpar a zona do puck contra o outro time? Segundo a NHL, o prêmio é dado ao jogador com melhores habilidades gerais. De qualquer forma, é um prêmio que dificilmente há discussão quanto ao vencedor. Enfim, trouxemos os nossos primeiros palpites. 

Top 5 candidatos ao Norris Trophy

Adam Fox (New York Rangers)

O ganhador do Norris do ano passado não poderia ficar de fora da nossa lista, ainda mais por ser atualmente o defensor com mais pontos no ranking, com 19. O jogador, que tem 23 anos, já fez mais de 40 pontos em temporadas consecutivas. E ele estabeleceu o maior número de pontos em sua carreira em 2021, apesar de ter disputado 15 jogos a menos do que no ano anterior.

Fato é que Fox é fundamental pelo sucesso do New York Rangers nessa temporada, que ambiciona alcançar uma vaga nos playoffs. E se o Rangers definitivamente se sair melhor nesta temporada, Fox com certeza será um forte candidato ao prêmio.

Victor Hedman (Tampa Bay Lightning)

É claro, Victor Hedman já tem 31 anos e certamente não é o mesmo jogador de antes. Contudo, o ganhador do Norris Trophy de 2018 ainda é sim um dos maiores defensores da Liga e é uma peça crucial para o sucesso do Tampa Bay Lightning.

Porém, nesse início de temporada, Hedman não tem sido o melhor em rinque. Mesmo assim, ele possui 17 pontos em 18 jogos e é o quarto jogador da posição que mais pontuou até então na temporada. Hedman é um dos defensores mais completos, conseguindo demonstrar resiliência tanto no aspecto defensivo do jogo como no ofensivo. Resta saber se algum jogador mais novo conseguirá ultrapassar a excelência sueca.  

Cale Makar (Colorado Avalanche)

O defensor de 22 anos do Colorado já está jogando em um nível de elite na NHL, algo que o fez ganhar o Calder Trophy do ano passado. E é possível ver que muitos veteranos não conseguem alcançar um nível de elite tão cedo em sua carreira. Na temporada passada, Makar terminou a última temporada apenas três pontos atrás de Adam Fox.

Makar também possui 31 pontos em 35 jogos de playoffs, e isso certamente pesará na escolha do próximo vencedor. No entanto, algumas lesões têm afetado sua constância. Se ele conseguir se manter saudável por uma temporada inteira, não haverá dúvidas da força do favoritismo para faturar o Norris Trophy.

Roman Josi (Nashville Predators)

Roman Josi além de ser o capitão do Nashville Predators, é uma das maiores forças por trás do time. E esse ano, não seria diferente: o vencedor do prêmio em 2020 já tem 18 pontos em 19 jogos da temporada. Em conjunto com seu parceiro de equipe, Dante Fabbro, ele é uma das forças da posse de disco. Os dois possuem uma alta porcentagem de gols e isso se deve a completude que o suíço alcança como defensor. 

Por fim, ele fez história quando se tornou o primeiro jogador suíço a ganhar o James Norris Memorial Trophy como o melhor defensor da liga; ele também foi primeiro jogador na história da franquia Predators a ganhar o prêmio. Aos 31 anos, o nível de jogo de Josi parece não diminuir, e não seria surpresa se ele faturasse o prêmio.

Aaron Ekblad (Florida Panthers)

Aaron Ekblad é fundamental para o sucesso do Florida Panthers. Ele ultrapassou a marca de 10 gols em seis de suas sete temporadas da NHL, mesmo que na última ele não tenha jogado a temporada completa por conta de uma lesão. Neste início de temporada, em seus primeiros 10 jogos, ele acumulou quatro gols e seis assistências e atualmente está em quinto na lista de pontos, com 17. 

Ele tem chutado a gol mais, principalmente nos power plays, o que aumentou a produção ofensiva. Entre os defensores da NHL, ele é o terceiro em gols, está entre os sete primeiros em pontos e +/- (saldo de gols por jogador enquanto no gelo), e entre os 10 primeiros em tempo no gelo por jogo e chutes. Enfim, caso ele demonstre todo o potencial, não será surpresa ele se concretizar como candidato.

Vale ressaltar que estas são somente nossas projeções e essa lista pode mudar e vir a se tornar outra projeção em menos de um mês. Por fim, para acompanhar de perto os trackers, é possível ver no site da NHL.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email