Foto: IIHF.com

Canadá e Estados Unidos classificados para a final

Canadá e Estados Unidos se classificaram para a Final do mundial feminino após derrotarem a Suíça e a Finlândia, respectivamente. As americanas conquistaram o ouro nas oito últimas competições. Na final de 2019,  elas derrotaram as anfitriãs finlandesas por 2 a 1 em uma disputa de pênaltis na final em Espoo. O último ouro do Canadá foi em 2012. Enfim, Finlândia e Suíça jogam pelo bronze, e Rússia e Japão se enfrentam no quinto lugar hoje.

Estados Unidos 3, Finlândia 0

Os Estados Unidos tiveram uma vitória que, a princípio, foi fácil. Nicole Hensley fez 14 defesas e conseguiu o shutout com uma certa facilidade. No entanto, o jogo foi bem acirrado e a Finlândia não conseguiu marcar mesmo tendo oportunidades fatais que poderiam ter mudado o jogo. Afinal de contas, as finlandesas estavam com uma sequência de três partidas consecutivas sem levar gol, derrotando a equipe da Rússia por 4-0, Suíça por 6-0 e República Tcheca por 1-0.

O primeiro período não teve nenhum gol. Foi possível ver a fisicalidade das americanas em cima das finlandesas. Embora a Finlândia tenha tido oportunidades cruciais de gols, Hensley conseguiu salvar, o que evitou a possibilidade de gols. Logo no começo, em um 5 contra 4, Anni Keisala foi fundamental para que as americanas não fizessem o gol, nos rebotes de Kendall Coyne Schofield e Grace Zumwinkle. Depois, as finlandesas tiveram a oportunidade de power play em um 5 contra 3, mas a fisicalidade e força das defensoras veteranas dos Estados Unidos evitou qualquer possibilidade de gol.

Foto: IIHF.com

O segundo período foi marcado pela dificuldade da Finlândia de sair da própria zona de defesa. A posse sempre permanecia com as americanas, que disparavam sem pudor em direção de Keisala. Apesar do ótimo trabalho das jogadoras, retirando os discos e tentando avançar para a zona de ataque oposta, o primeiro gol das americanas saiu. Alex Carpenter foi a autora após redirecionar o puck que veio de Amanda Kessell e Lee Stecklein. Keisala continuou fazendo suas defesas e evitando o pior. Todavia, ela não conseguiu evitar o gol de Abbey Murphy. Jenni Hiirikoski tentou impedir o disco de chegar, ele bateu no próprio taco e Murphy só teve de finalizar.

Coyne Schofield fez o terceiro gol nos dois minutos finais, quando Keisala foi para o banco para que a Finlândia tivesse mais uma jogadora no rinque. Dessa forma, os Estados Unidos venceu por 3-0, se classificando para a final e a Finlândia irá jogar contra a Suíça para definir o bronze.

Canadá 4, Suíça 0

O Canadá volta a uma final do mundial feminino desde 2017. E as canadenses estão com sede de vitória. Afinal de contas, elas dispararam 65 vezes em direção da goleira suíça Andrea Braendli. Mesmo com essa derrota, ela teve uma partida muito boa, fazendo todas essas defesas. Do outro lado, Ann-Renee Desbiens teve um shutout após defender apenas 10 disparos da Suíça.

O primeiro gol do Canadá veio logo no começo. Após muita pressão no rinque, Brianne Jenner controlou o disco e deu um passe para Renata Fast, que finalizou com o disco nas redes. Depois, um minuto e meio se passou e Melodie Daoust ampliou o placar. É o 5º gol da canadense na competição e ela lidera com 11 pontos.

Canadenses no mundial feminino de hóquei
Foto: Andre Ringuette/IIHF

No segundo período, Daoust fez seu segundo da partida e terceiro da equipe. Marie-Philip Poulin lançou o disco, e Daoust desviou. Contudo, o disco voou alto no ar e passou por cima de Braendli antes de passar pela linha do gol. Por fim, Rebeca Johnston fez o 4º gol do Canadá no power play, logo no final do terceiro período. O Mundial Feminino encerra hoje quando elas se encontram com os Estados Unidos, às 20 horas, em busca da medalha de ouro.

Caso você tenha perdido os outros dias do torneio, você pode ficar por dentro do que aconteceu lendo os nossos textos sobre o Mundial. Para mais informações sobre o campeonato, é possível ver no site da IIHF.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email