blue jackets no banco de reserva

Blue Jackets precisam de um recomeço para competir pela Stanley Cup, diz Tortorella

O Columbus Blue Jackets precisa de uma redefinição organizacional se pretende competir pela Stanley Cup no futuro, disse o técnico John Tortorella no sábado (10).

Tortorella disse ao site dos Blue Jackets que, depois de chegar aos playoffs da Stanley Cup nas últimas quatro temporadas, o Columbus viu seu rendimento cair nesta temporada em parte por causa da mudança no plantel.

“O núcleo desta equipe estava junto e estávamos crescendo, estávamos chegando lá, e as coisas caíram”, disse Tortorella antes que os Blue Jackets perdessem por 4 a 3 em casa para o Chicago Blackhawks. “O fim do negócio chega, jogadores querendo sair e coisas assim, e sabe o que mais? Você precisa começar de novo. Vou ser honesto com você, precisa começar de novo porque há muitas personalidades entrando.

Eu não sei se eles se encaixam ou não. Nós ainda temos que passar pelo processo de tentar descobrir quem eles são, quem nós somos. Vamos fazer isso juntos? E você entende? Vai comprar? E todas essas coisas. Eu não tenho a resposta até onde isso vai agora. Ainda estamos tentando descobrir sobre o novo pessoal que está aqui.”

Tortorella falou algumas horas antes de os Blue Jackets negociarem com o defensor David Savard, um agente livre irrestrito pendente. Columbus obteve uma escolha da primeira rodada no draft da NHL de 2021 e uma escolha da terceira rodada no draft da de 2022 do Tampa Bay Lightning em um acordo de três equipes que incluiu o Detroit Red Wings.

Os Blue Jackets trocaram o atacante Riley Nash por uma escolha condicional no draft de 2022 com o Toronto Maple Leafs. Nash, que também pode se tornar um agente livre irrestrito após esta temporada, está fora por 4 a 6 semanas com uma lesão no joelho.

No domingo, os Blue Jackets negociaram o capitão Nick Foligno, um agente livre irrestrito pendente. Columbus obteve uma escolha da primeira rodada no draft de 2021 e uma escolha da quarta rodada no draft de 2022 dos Maple Leafs em um acordo de três equipes que incluiu o San Jose Sharks. 

No início desta temporada, os Blue Jackets tiveram uma desavença com Pierre-Luc Dubois,  e trocaram o central e uma escolha da terceira rodada no draft de 2022 com o Winnipeg Jets pelos atacantes Patrik Laine e Jack Roslovic em 23 de janeiro.

Esta semana, as lesões prejudicaram ainda mais as chances do Columbus nos playoffs. O atacante Boone Jenner quebrou o dedo na terça-feira (6) contra o Lightning e está de fora pelo resto da temporada regular. O defensor Zach Werenski foi colocado na reserva na sexta-feira e fará uma cirurgia no final da temporada para reparar uma hérnia esportiva. Os Blue Jackets já estavam sem o atacante Gustav Nyquist, que perdeu toda a temporada devido a uma lesão no ombro.

Columbus (15-22-9) está em sétimo lugar na Divisão Central que tem oito equipes, dez pontos atrás do Nashville Predators, quarto colocado. As quatro melhores equipes se classificam para os playoffs.

Tortorella disse que os Blue Jackets estão dando um passo para trás antes que possam avançar novamente.

“A parte frustrante, acho que meio que caímos, não gradualmente, caímos, vamos ser honestos”, disse ele. “E não é apenas o limite [salarial da NHL] mundial, são os caras não queriam estar aqui por algum motivo. As coisas mudaram com isso no início deste ano. Passamos por muitas coisas aqui nos últimos dois ou três anos, meio que segurou nossa água, continuou e continuou, mas há tantas coisas pelas quais você pode passar, especialmente quando os jogadores partem, para mantê-lo lá. Então eu acredito que este é um momento que precisa ser redefinido.

Não quero falar fora de hora. Este é o trabalho [do gerente geral Jarmo Kekalainen]. Tenho fortes sentimentos sobre o que precisa ser feito aqui. Espero que tenhamos discussões no final do ano. Acho que eu e Jarmo já falamos sobre isso, mas sim, vamos ver para onde isso vai.”

Columbus perdeu o goleiro Sergei Bobrovsky (Florida Panthers), o atacante Artemi Panarin (New York Rangers) e o pivô Matt Duchene (Predators) como agente livre em 1º de julho de 2019, menos de três meses após sua primeira vitória nos playoffs. Os Blue Jackets venceram o Lightning, os vencedores do Presidents’ Trophy, na melhor de sete jogos na primeira rodada da Conferência Leste.

Apesar das dificuldades e de estar fora da posição de playoffs, os Blue Jackets não têm escolha a não ser dar o seu melhor para vencer os jogos agora, disse Tortorella.

“Eu sei que isso não significa muito para nós porque não estaremos lá quando as coisas boas começarem”, disse ele. “Ainda assim, somos profissionais. Preparamo-nos da mesma forma e tentamos ganhar o jogo.

Isso [é uma droga]. Somos totalmente irrelevantes no que diz respeito a onde estamos nesta parte da temporada. Não é divertido jogar por nada, mas alguns caras estão jogando pelo seu futuro nesta organização. Então, eu quero ser justo. Quero prepará-los da maneira correta e queremos tentar ganhar os jogos de hockey.”

Este texto foi traduzido. Para acessar o original, clique no link.

Foto: Reprodução/NHL

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email