Anders Lee, capitão do New York Islanders, desfalca equipe após lesão

Anders Lee está fora do resto da temporada do Islanders

O capitão deverá estar saudável para a temporada de 2021-22; New York Islanders poderiam ir atrás de um atacante antes da trade deadline 

Lou Lamoriello, presidente e general manager do New York Islanders, disse na quarta-feira (17) que Anders Lee estará fora do resto da temporada e fará uma cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior (ACL, em inglês).

O atacante de 30 anos foi colocado em long-term injured reserve no domingo (14), três dias após uma colisão com o forward do New Jersey Devils, Pavel Zacha, no primeiro período de uma vitória por 5 a 3 em 11 de março.

Por conta disso, Lee estará fora dos Playoffs da Stanley Cup.

“A reabilitação não será tão ruim quanto muitas lesões de ACL, porque não há mais nada danificado”, disse Lamoriello. “Sentimos que ele estará pronto para a próxima temporada; temos todas as indicações disso. Certamente conhecendo o caráter e disciplina de Anders e a reabilitação na qual ele será tão diligente, ele estará pronto para a próxima temporada.”

Anders Lee, que virou capitão do Islanders desde o início da temporada 2018-19, possui 19 pontos e está empatado com Brock Nelson na liderança de Nova York, com 12 gols em 27 jogos nesta temporada. Assim, o atacante jogou 295 jogos consecutivos e perdeu três nas seis temporadas anteriores.

“Anders Lee é a vida da nossa equipe e nos lidera”, disse Casey Cizikas. “Ele é uma das melhores pessoas no vestiário e os caras o admiram. É por isso que ele é nosso capitão, então perdê-lo definitivamente dói. Por isso, a meta é avançar e fazer o melhor que pudermos.”

“Do ponto de vista de um atleta, você tenta fazer o que pode para se curar e cuidar de si mesmo, porque, saindo de uma lesão como essa, você quer ter certeza de que está 100 por cento. Você não quer estar apressando as coisas, você não quer se colocar em uma posição vulnerável quando você voltar. Você tem que se cuidar. E é isso que você tem que fazer quando estiver se reabilitando. Porque quando você voltar, você quer estar 100 por cento. Você quer se juntar à equipe o mais rápido possível. “

A colocação de Anders Lee em long-term injured reserve (LTIR) libera US$ 7 milhões de dólares de cap space. A trade deadline está definida para 12 de abril. Os Islanders poderiam trazer forwards RFAs, como Taylor Hall (Buffalo Sabres) ou Kyle Palmieri (New Jersey Devils).

Kieffer Bellows marcou três gols em três jogos na ausência de Lee na linha de ataque do New York com Mathew Barzal e Jordan Eberle.

Islanders é um dos melhores times do Leste

“Sem dúdvidas de que agora temos cap space“, disse Lamoriello. “Tudo o que pudermos fazer para nos tornarmos melhores, faremos. Certamente, isso acaba  mudando nosso foco. Você perde um jogador como ele, o papel que ele desempenha, nosso artilheiro até a lesão. Se conseguirmos melhorar, com outro jogador, seria bom. Mas não será algo apenas por fazer. Mas agora, estamos um pouco diferente.

“Se tivermos a oportunidade de trazer um goleador, certamente faremos isso sem sacrificar o que está por vir”.

O Islanders (19-7-4) ganhou nove jogos consecutivos e teve uma sequência de 12 pontos (11-0-1) antes de uma derrota por 3-1 no Washington Capitals na terça-feira (16). Eles estão empatados com os Capitals (19-6-4) pelo primeiro lugar na divisão leste do MassMutual, com oito equipes, e jogam o primeiro de três jogos consecutivos contra o Philadelphia Flyers na quinta-feira (18). Vale lembrar que nesse ano, as quatro primeiras equipes da divisão se classificarão para os playoffs.

“Você tem que seguir em frente e encontrar um caminho”, disse o técnico do Islanders, Barry Trotz. “Obviamente, as notícias não são boas, mas você prefere saber a realidade do que está enfrentando.

Bellows, de 22 anos, não é o único jovem atacante que deu um impulso a New York; Oliver Wahlstrom, 20, marcou 11 pontos (seis gols, cinco assistências) em 23 jogos.

“Acho que o que temos agora é equilíbrio em toda a escalação”, disse Lamoriello. “Certamente os jovens jogadores que chegaram fizeram um trabalho excepcional trabalham muito. Eles estavam prontos quando surgiu a oportunidade e também sabem que vai ficar um pouco mais difícil no final da temporada, mas acho que eles estão prontos para isso. Mas se pudermos adicionar mais alguém ao time, isso não vai mudar… às vezes você adiciona e tira de outros jogadores, então você tem que ter muito cuidado. Química, para mim, é tão importante como qualquer outra coisa.

“…É importante pensar além deste ano quando tomar uma decisão, porque o cap space vai se manter o mesmo em 2022. Então, qualquer contrato feito agora, com mais de um ano, vai atrapalhar tudo o que você está fazendo no próximo ano. Isso complica a questão, sem o aumento do cap.”

Quanto ao vazio de liderança deixado pela lesão de Anders Lee, Lamoriello disse que tem fé no grupo de veteranos dos Islanders, liderado por seus capitães alternativos, incluindo os atacantes Josh Bailey, Cal Clutterbuck e Nelson.

“Temos uma enorme confiança nos jogadores neste vestiário”, disse Lamoriello. “Uma tremenda confiança na liderança, então eles certamente a assumirão.”

O texto original e a foto se encontram na NHL.com. 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email