HDIOHGQYTFB3PPZB6FNFXAG6NM

Alex Ovechkin marca seu 718º gol e passa Esposito

Alex Ovechkin marca seu 718º gol e chega ao sexto lugar na história na vitória contra os Islanders

Alex Ovechkin ultrapassou Phil Esposito e está no sexto lugar na lista de gols da NHL, com 718. O feito aconteceu quando o atacante do Washington Capitals marcou contra o New York Islanders na Capital One Arena na terça-feira (16).

“É história”, disse Ovechkin. “São números muito bons e estou feliz por estar nessa categoria. Mas siga em frente. Está feito. É história. Foi uma partida muito boa, com muitos pontos e, obviamente, grandes números.”

Ovechkin marcou seu 12º gol na temporada em um power play aos 4:36 do fim do segundo período de uma vitória por 3-1.

O jogador de 35 anos marcou 718 gols em 1.177 jogos na temporada regular em 16 temporadas com o Capitals, que o selecionou como a escolha número 1 no Draft de 2004 da NHL. Esposito marcou 717 gols em 1.282 jogos da temporada regular em 18 temporadas da NHL com o Chicago Blackhawks, Boston Bruins e New York Rangers antes de se aposentar em 1981.

“Eu tenho que te dizer, cara, parabéns”, Esposito disse em um vídeo exibido na arena. “Você é um jogador de hockey fantástico e não sei como você marca todos esses gols com esses caras bloquendo os disparos com o ótimo equipamento que usam. Boa sorte. Continue assim, mas não contra o Lightning (Esposito é vice-presidente de relações corporativas de Tampa Bay).

Ovechkin marcou em quatro jogos consecutivos, incluindo o gol 717 contra o Buffalo Sabres na segunda-feira (15), e em cinco dos últimos seis.

O gol de número 718 foi marcado em seu lugar familiar no círculo esquerdo de confronto direto, com assistências de Nicklas Backstrom e Justin Schultz.

“Não importa qual – one-timer, wrist shot, redirecionado – um gol é um gol”, disse Ovechkin. “É sempre uma sensação agradável consegui-lo. … Ótimo trabalho de Nicky e Schultzy para mover o disco e para mim eu só tenho que rebater para a rede. Finalmente.”

Backstrom assistiu 268 gols do Ovechkin. Eles são companheiros de equipe desde que Backstrom fez sua estreia na NHL em 2007-08.

“Nós [começamos] juntos, eu acho, para construir essa relação e construir essa química, e acho que gostamos [de jogar] juntos”, disse Ovechkin. “E acho que todos nós entendemos como devemos jogar, e se tivermos essa alegria, acho que vamos nos divertir e é difícil parar, especialmente quando Nicky tem o disco e está voando lá. É divertido assistir. Eu só tenho que estar aberto o tempo todo e tentar colocar o disco dentro do gol. É divertido jogar com ele. Ele é um dos melhores.”

Com uma assistência para TJ Oshie aos 10:36 do segundo, Ovechkin se tornou o segundo jogador ativo a marcar 1.300 pontos na NHL, juntando-se ao atacante Joe Thornton do Toronto Maple Leafs (1.521 pontos, 423 gols, 1.098 assistências), e o 35º jogador na história.

Cinco jogadores marcaram mais gols na NHL: Marcel Dionne (731), Brett Hull (741), Jaromir Jagr (766), Gordie Howe (801) e Wayne Gretzky (894).

“Minha resposta é muito simples: nós o vimos fazer isso ano após ano. É simplesmente impressionante”, disse Backstrom. “Eu acho que a maneira como ele chuta o disco, a maneira como ele marca, a maneira como ele joga é simplesmente divertido de ver. Como um companheiro de equipe, você está simplesmente aproveitando cada momento.”

Ovechkin marcou 23 pontos (12 gols, 11 assistências) em 25 jogos nesta temporada. O capitão do Washington perdeu quatro jogos enquanto estava no protocolo de COVID-19 da NHL de 20 a 29 de janeiro.

“O início do ano provavelmente não foi perfeito. No início da temporada precisamos ficar em quarentena e Ovechkin perdeu alguns jogos, provavelmente não foi o começo certo”, disse o técnico do Washington, Peter Laviolette. “Mas com isso, ele ainda estava gerando oportunidades ofensivas, e agora parece que eles estão acertando um pouco mais o fundo da rede. Acho que quanto mais você entra no ritmo, mais toques você consegue. Os caras que fazem jogadas e marcam gols, eles precisam encontrar aquele ritmo e marcar gols e pegar os toques. Então, para mim, certamente tem sido uma grande diferença. Os resultados têm sido uma grande diferença, eu acho, nas últimas semanas onde você vê as oportunidades indo para dentro da rede.”

Na temporada passada, Ovechkin empatou com David Pastrnak, do Bruins, na liderança da NHL com 48 gols. Ovechkin liderou a NHL um recorde nove vezes, incluindo as últimas três temporadas. Ele está nove gols atrás de Auston Matthews do Maple Leafs (21 gols) pela liderança nesta temporada.

“Ele é um grande atirador”, disse o técnico do Islanders, Barry Trotz, que treinou Ovechkin por quatro temporadas com os Capitals (2014-18). “Eu o chamei de provavelmente o maior artilheiro de todos os tempos, porque não há ninguém como ele fisicamente. Ninguém atira o disco como ele. Então ele é perigoso toda vez que está no gelo.”

Este texto foi traduzido. Para acessar o original, clique no link.

Foto: Reprodução/Nick Wass

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email